Buscar

Ajustes Mecânicos e Tolerâncias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EM335 - O. Novaski
	Nome / RA
	Lista 4
	 /
	
	 /
	Data
	Nota
	 /
	___ / ___ / _____
	
	 /
Exercício 1. Analise os ajustes abaixo. Indique o tipo de ajuste com desvios, dimensão máxima e mínima, afastamento superior e inferior, tolerância, posicionamento no campo de tolerâncias e qualidade de trabalho (sugestão: apresente esses dados em uma tabela). Caso o ajuste seja incerto, faça o desenho esquemático (não esqueça de apresentar a linha zero). 
a – 120 H7g6
b –	120	H7k6
c –	130	H7g6
d –	60	H8d5
e –	105	A12h10
f –	27	A8p9
g –	73	H5j7
Exercício 2.
a)Pode-se afirmar que em ajuste incerto o eixo terá sempre afastamento superior maior que o afastamento inferior do furo? Mostre em um desenho. 
b) A folga máxima será sempre igual à interferência mínima negativa? 
Exercício 3. Um ajuste mecânico deve ter, para uma dimensão nominal de 130 mm, um ajuste com interferência, onde a interferência mínima seja 29 µm e a tolerância seja 126 µm. Escolher um ajuste furo-base e outro eixo-base que mais se aproximem da indicação especificada. O furo e o eixo são construídos com qualidade 8.
Exercício 4. Deseja-se um ajuste de 80 mm de dimensão nominal. Ensaios foram	realizados a diversas velocidades e temperaturas de funcionamento mostraram que a folga mínima não deve ser inferior a 40 µm e que a folga máxima deve ser de 120 µm. Que dimensões devemos adotar para o eixo e para o furo? Considerar a mesma qualidade de trabalho para o eixo e furo.

Outros materiais