Buscar

Trombose Venosa e Tromboembolismo Pulmonar

Prévia do material em texto

Trombose Venosa e Tromboembolismo Pulmonar 
A trombose é decorrente da formação de coágulos sanguíneos, normalmente das veias das pernas coxas e pelve, o risco é que um desses coágulos se desprenda formando um embolo que através da circulação venosa segue até atingir a veia cava inferior passando pelo coração através do átrio direito e do ventrículo direito, seguindo pela artéria pulmonar que são muito menores que as que ele passou anteriormente fazendo assim com que ocorra o entupimento interrompendo a passagem do oxigênio causando assim a morte desse tecido, ocorrendo a embolia pulmonar.
As tromboses podem ser venosas ou arteriais, dependendo qual parte da circulação elas atingem.
A trombose arterial ocorre na circulação arterial, que transporta o sangue oxigenado nos pulmões para os tecidos, sendo a mais grave, pois impede a chegada do oxigênio as células, em geral os trombos se formam nos membros inferiores.
A trombose venosa tem probabilidade muito maior de causar a embolia pulmonar, em virtude da maior quantidade de coágulos.
A trombose ocorre mais nas veias do que nas arteiras por serem maiores e as veias mais calorosas. 
REFERÊNCIAS:
https://www.amato.com.br/tep-o-que-e-isso/
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/embolia-pulmonar/
DOUKETIS, James D.. TROMBOSE VENOSA PROFUNDA. 2021. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/doen%C3%A7as-cardiovasculares/doen%C3%A7as-venosas-perif%C3%A9ricas/trombose-venosa-profunda-tvp. Acesso em: 06 out. 2022.

Continue navegando