Buscar

RELATÓRIO PRÁTICAS FARMACOLOGIA APLICADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: FARMACOLOGIA APLICADA 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	
	
	
	
	
	FATORES QUE ALTERAM A ABSORÇÃO DOS FÁRMACOS
Após a administração de uma FFSO, o fármaco deve ser liberado e dissolver nos fluidos gastrintestinais para que seja absorvido e exerça a ação farmacológica esperada. As FFSO podem ser classificadas, de acordo com o tipo de liberação do fármaco, em produtos com liberação convencional ou modificada (Ansel, Popovich, Allen, 2000; Ashford, 2005).
As formas de liberação modificada provem tanto a liberação prolongada como a liberação retardada do fármaco, a liberação prolongada é liberada de forma controlada, sua taxa, duração e local de alcance são pré-determinados, os seus níveis sanguíneos terapêuticos são mantidos e a frequência da dose e reduzida. A liberação entérica permite que o fármaco permaneça inalterado quando passa pelo estomago, sendo liberado de forma mais lenta e no trato intestinal. A liberação convencional é desenvolvida para ser liberado rapidamente após a sua administração. 
Ácido acetilsalicílico (AAS) de liberação imediata
Ácido acetilsalicílico (AAS) de liberação entérica
Metformina de liberação imediata 500mg
Metformina de liberação prolongada 500mg
Desintegrador 
PH ácido e básico
Tampão fosfato 
A solução que é correlata ao ph do estomago e o ph ácido já a que é correlata ao ph do intestino e o ph básico. Nesta aula prática primeiro foi utilizado a Metformina de liberação imediata e a Metformina de liberação prolongada, foi observado que o medicamento de ação imediata foi totalmente desintegrado, já o de ação prolongada ainda continua de forma estruturada e integrada, para a sua liberação ocorrer em nível intestinal e em algumas horas. 
Observamos também que o comprimido Ácido acetilsalicílico (AAS) de liberação imediata desintegrou no primeiro minuto, já o Ácido acetilsalicílico (AAS) de liberação entérica não desintegrou, a proposta desse medicamento é essa mesma, a desintegração ser realizada em nível intestinal e de forma gradual. 
No tampão fosfato observamos que o comprimido de metformina de ação imediata foi desintegrado rapidamente, já o de ação prolongada continua estruturado liberando aos poucos o fármaco, isso no ph básico. No ph básico observamos que o ASS de liberação imediata foi totalmente desintegrado, o de interação entérica também foi desintegrado, no ph básico.
Os resultados observados em metformina e no (AAS) foi que o comprimido de ação imediata foi desintegrado no primeiro minuto em todos os testes realizados com o ph ácido, e após essa desintegração o fármaco já está disponível para ir para a corrente sanguínea, já o de liberação prolongada vai sendo desintegrado de forma gradual, portanto a chegada na corrente sanguínea também e gradual, reduzindo assim reações adversas e tendo cobertura durante todo o dia ou algumas horas do fármaco. No ph básico o AAS foi desintegrado em ambos os testes. 
Os mecanismos de solubilidade, dissolução e permeabilidade, estão dependentes dos valores de pH do meio, que influencia a libertação do fármaco e são essenciais para a absorção gastrointestinal. Para o desenvolvimento de formulações de fármacos quer sejam bases ou ácidos fracos, tem que ser em conta que próprio fármaco fica exposto a várias gamas de pH no TGI, e isto significa que existe uma necessidade de criar estratégias. As estratégias podem abranger a inclusão de excipientes modificadores de pH do meio, a adição de surfactantes, agentes quelantes, o uso de polímeros entéricos, o aumento da fracção não-ionizada ou a conversão da forma cristalina para a forma amorfa (Bassi e Kaur, 2010).
Referência: 
DEPONTI VB, Cápsulas de liberação modificada: é possível produzir em Farmácia? Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Farmácia Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso de Farmácia, Porto Alegre, junho de 2012, https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/143429/000898465.pdf?sequence=1
FORMAS FARMACÊUTICAS DE LIBERAÇÃO MODIFICADA, Prof. Dr. Humberto G. Ferraz FCF/USP, https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3588666/mod_resource/content/1/Texto %20FFLM.pdf acesso em: 17/11/2022
SILVA JÁ, Dissolução de comprimidos: estudo comparativo de apresentações genéricas contendo Diazepam, Rio de Janeiro 2013, https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/7772/8.pdf ;jsessionid =969FC2E5FC8E16703ECC9EF9CBE21D14?sequence=2 acesso em: 17/11/2022
Prof: Cindy Aguilera https://drive.google.com/drive/folders/1mS8n_57jH4dIM2M9X rzoiRYuOjX9PLQI acesso em: 17/11/2022

Outros materiais