Buscar

Psicologia Existencial Humanística - Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia - Psicologia Existencial Humanística 
Tipo: Trabalho/Pergunta e Resposta
1) Quais são as características fundamentais do Existencialismo e as suas possíveis implicações para a Psicologia?
O Existencialismo corresponde a uma corrente teórica - com aproximação da Filosofia - que visa compreender o Homem e sua relação com o mundo. Tem o objetivo de se contrapor ao senso comum, pois é como se este nos impelisse à impessoalidade (conceito postulado por Heidegger), no qual a coletividade parece falar pelo indivíduo, retirando-o do lugar de responsável pelo que diz ou faz.
Um dos precursores do Existencialismo foi o dinamarquês Kierkegaard. Segundo este autor, devemos empreender uma espécie de recuo em relação a nós mesmos, a fim de estabelecer uma relação diferente com o mundo que nos cerca, pois, para ele, temos o costume de olhar as coisas como se elas fossem dadas de antemão, como se tivéssemos certeza do que elas são.
Nesse sentido, o Existencialismo se propõe a desconstruir as verdades que o Homem construiu ao longo de sua vida. Desse modo, tal verdade passa a atuar como aletheia, e não como veritás. A principal diferença entre esses dois termos (embora ambos possam ser traduzidos como "verdade"), é que a palavra aletheia corresponde à verdade num sentido mais amplo, isto é, pressupõe uma relação onde não se define previamente o que as coisas são, ao contrário de veritás, que admite a possibilidade de apenas uma verdade, não estando aberta a questionamentos.
Um bom exemplo do recuo proposto por Kierkegaard pode ser o seguinte: há um rio e estamos habituados a nos sentar numa dada margem, vendo, portanto, somente aquilo que determinado ângulo nos permite - é desse autor a ideia de que o Homem só vê o que consegue ver. Porém, um dia, decidimos nos sentar na outra margem do rio. A partir daí, nossa visão se amplia, fazendo com que atentemos para detalhes que não nos dávamos conta anteriormente. De acordo com ele, esta ampliação de horizonte semântico equivale a abandonar os "antolhos existenciais", que faziam com que enxergássemos as coisas somente de uma forma.
Nas obras de Kierkegaard, outro conceito recorrente é a angústia. No entanto, segundo ele, não se trata do estado emocional de estar angustiado/aflito. De acordo com o autor, a angústia advém da liberdade, estando sempre presente na vida do Homem: portanto, o Homem, ao perceber-se livre, tem de lidar com a angústia a todo tempo. Contudo, a angústia não é de todo ruim, na medida em que auxilia o indivíduo a equilibrar-se em seu cotidiano.
Ainda falando em liberdade, outro filósofo que traz essa questão em suas obras é o francês Jean-Paul Sartre. Segundo ele, estamos condenados a ser livres. Fazemos escolhas a todo momento e, mesmo quando optamos por não fazer algo, estamos escolhendo não escolher. Para ele, liberdade implica em responsabilidade, pois sempre teremos de arcar com as consequências de nossas ações ou omissões. Sartre diz, ainda, que as consequências da responsabilidade geram desdobramentos em nosso cotidiano.
Cabe ressaltar que a ideia de liberdade em Sartre corresponde a um liberdade referendada. Ou seja, ao afirmar que somos livres, ele não quis dizer, por exemplo, que uma pessoa é livre para atravessar uma parede ou fazer uma viagem internacional sempre que desejar. O Homem só é livre num determinado campo de possibilidades.
Os psicanalistas freudianos foram reconhecidos por Sartre por considerar o Homem como uma totalidade orgânica e não como um conjunto de fenômenos sem relação, além de compreender que cada gesto e palavra humanas só encontram seu significado se referido a esta totalidade e que ambos são símbolos de situações que devem ser levadas em consideração para compreender tais palavras e gestos. Desse modo, Sartre conclui que existe no Homem uma vida profunda e pré-reflexiva, onde atuam seus desejos e impulsos.
Quanto às implicações que o Existencialismo apresentou à Psicologia, podemos dizer que este proporcionou uma nova visão de Homem, uma nova relação com o mundo, onde não há pré-determinação de qualquer tipo.

Outros materiais