Buscar

Atividade Contextualizada EJA KARLA ARAUJO

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE UNINASSAU
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROFESSOR EXECUTOR: MARCIA JUSTINO DA SILVA
TUTOR: JOSE JUAN GOMES DA SILVA
ALUNA: KARLA DE OLIVEIRA BATISTA ARAUJO
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – AOL5
A técnica utilizada pela professora Ana, precisa estar em conformidade com o art.22 da LDBEN n°9394/96, que diz que a EJA deve desenvolver a autonomia dos educandos, a sua preparação para o mundo do trabalho e para o prosseguimento nos estudos, assim como o compromisso com a formação humana dos mesmos. A metodologia ativa de ensino deve ser escolhida com atenção do professor ao contexto social, cultural, político e econômico e as necessidades educativas dos alunos de modo que esta favoreça a aprendizagem, sendo assim identifica-se a tendência pedagógica progressista libertadora, os trabalhos de grupo em sala de aula são instrumentos didáticos executados com o objetivo de guiar os alunos na aprendizagem de conhecimentos, promovendo assim a capacidade de interpretação deles sobre o mundo e a si próprio e também de caráter social e afetivo, possibilitando a eles analisar situações, definir objetivos, discutir sobre aspectos relevantes e preparatórios para tomada de decisão, aprender a se expressar, ouvir e fazer escolhas.
As características identificadas na situação do tema da professora é: Investigação – identificar palavras e o tema central da vida do aluno, Tematização - busca significado social dessas palavras e do tema, auxiliando o aluno a formar consciência sobre o mundo em que vive e Problematização – os dois juntos professor e alunos superam uma visão do mundo em que vive para adquirir outra que seja criativa capaz de transformar o contexto vivido pelo aluno.
Percebemos a importância do professor frente ao processo de ensino-aprendizagem, pois é ele quem tem a função de desenvolver uma prática pedagógica que possibilite, ao educando, ampliar sua visão de mundo sendo capaz de refletir sobre as ações alheias e as suas próprias. Para tal, a metodologia e os materiais didáticos utilizados pelo professor precisam estar em concordância com a faixa etária e o contexto social e cultural no qual o educando encontra-se inserido. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
As referências são elementos obrigatórios em toda e qualquer atividade acadêmica. Para elaborar as suas, pode seguir o modelo abaixo.
CRUZ, M. M. S. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Disponível em <https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/3221>, acesso em 30/09/2022.
FOGAÇA; J. Tendências Pedagógicas Brasileiras. Disponível em <https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/tendencias-pedagogicas-brasileiras.htm>, acesso em 29/09/2022.
NOEMI; D. Entenda o que é a aprendizagem baseada em problemas. Disponível em <https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/entenda-o-que-e-a-aprendizagem-baseada-em-problemas/>,acesso em 29/09/2022.

Continue navegando