Buscar

Atividade 4 Ludicidade em Espaços Escolares e não Escolares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia EaD Semestre: 3º
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares 
Professora Mestre Lucia Eugenia Pittas Martini 	 NOTA: 0,0 a 2,5
Acadêmico (a): Larícia Monteiro Oliveira 
RGM: 053. 18096
Polo: Caracol-MS 
Atividades da Aula 07 – 2019
7.1 A formação do pedagogo exige capacidade para desenvolver a ludicidade nos diferentes espaços e clientela atendida. Vários autores comprovaram que o lúdico faz parte das diferentes fases da vida. Seguem algumas afirmações importantes para o educador lúdico:
I - As Organizações Não Governamentais (ONGs) oferecem novas frentes de atuação em movimentos sociais, em associações comunitárias, em fundações sem fins lucrativos e exigem um profissional conhecedor das novas práticas sociais, trabalhando com categorias que estavam esquecidas, isoladas e/ ou desconsideradas.
II - O educador precisa estar consciente que as atividades lúdicas apresentam valores específicos para todas as fases da vida humana e têm caráter pedagógico, formativo e compensador. 
III – O lazer, a recreação e a ludicidade como um todo, canalizam as tendências antissociais, favorecem o equilíbrio emocional, aliviam as tensões individuais, agem como elemento integrador e unificador e ampliam as oportunidades de desenvolvimento cultural.
IV – As experiências da infância moldam nosso eu e nos acompanham pela vida afora. Porém nem todos têm o “espírito lúdico”, porque não são os brinquedos ou os jogos que efantasia, imaginação
V – Difícil esgotar a riqueza de contribuições que os jogos e brincadeiras podem trazer para o desenvolvimento humano de seres pequenos, médios ou grandes.
São afirmações verdadeiras: Valor: 0,0 ( ) ou 0,5 ( )
A ( ) I, III e V; 
B ( ) II, III e IV; 
C ( ) I, II e III 
D ( ) I, II, e V; 
 E ( X ) Todas as afirmações são verdadeiras.
7.2 O educador lúdico deve atentar para as características de uma situação lúdica e Machado apresenta oito elementos importantes que devem ser observados para que a brincadeira ou jogo não perca sua especificidade. 
Destaque do texto da aula e copie dois itens que você considera relevantes, justificando a escolha de cada exemplo:
Valor: 0,0 ( ); 0,25 ( ) ou 0,5 ( )
 Rs. O lúdico leva os envolvimentos a se empenharem para superar os desafios surgidos, mesmo que haja ações impossíveis. O apelo à imaginação faz superar muitos desafios, substituindo situações, além da certeza de que, embora seja uma brincadeira, é preciso demonstrar ser maior e melhor. 
Precisamos demonstrar as crianças que mesmo sabendo sempre precisamos mais, se você sabe sobre o conteúdo, devemos sempre nos aprofundar cada vez mais, adquirindo mias conhecimentos. 
A existência de regras, mesmo em atividades simples repetição de movimento, pois a brincadeira supõe a negociação de regras entre os participantes. 
Devemos preparar através do lúdico, jogos e atividades as crianças para enfrentarem o dia a dia de sua vida, adquirindo conhecimentos para enfrentar momentos fáceis e difíceis.
ATIVIDADES DA AULA 8
8.1 Consideramos lixo todo material que não é utilizado e precisa ser descartado. Tudo o que não presta e jogamos fora. Atualmente é um dos maiores problemas ambientais que o ser humano precisa resolver. Seguem alguns fatos que devemos conhecer e praticar para preservar o nosso planeta.
I - As notícias alarmantes de alagamentos, incêndios, deslizamentos, enchentes e tsunamis, que ouvimos e vemos com frequência na mídia, geralmente são resultantes das ações agressivas ou desleixadas, principalmente pelo próprio homem ao meio ambiente.
II - O óleo de cozinha é um dos ingredientes mais nocivos ao meio ambiente. Jogado no ralo da pia, contamina rios e mares. Um litro de óleo pode poluir 1000 de água.
III - A coleta seletiva de lixo consiste na separação dos resíduos orgânicos (restos de alimentos, frutas e verduras) de outros materiais (vidros, metais, plásticos, papéis) que devem ser recolhidas e encaminham para reciclagem. 
IV - O lixo hospitalar exige cuidados especiais e não pode ser descartando com os demais lixos porque é altamente infectante e representa um grande risco de contaminação
V - A utilização de sucatas para confeccionar brinquedos segue algumas normas: seleção do material, higienização, retirada de rótulos e colas antes de sua utilização. O professor não deve mostrar modelos prontos nem orientar as crianças porque estará podando a criatividade. 
São afirmações falsas: Valor: 0,0 ( ) ou 0,5 ( ) 
A ( ) I e IV
B ( ) I e V
C ( ) III e IV 
D ( ) IV e V
E ( X ) II e V 
8.2 No papel de educadores, devemos oferecer condições para que nossos futuros alunos se conscientizem da responsabilidade de cada um para a preservação do meio ambiente e, enquanto cidadãos, precisamos diminuir a quantidade de lixo produzido utilizando o conceito dos 3 Rs. Atualmente já foi incluída uma nova categoria: REPENSAR. Pesquise o assunto. 
Valor: 0,0 ( ); 0,1 ( ): 0,2 ( ); 0,3 ( ); 0,5 ( )
	Categoria
	Cite exemplos de ações para contribuir com a sustentabilidade do planeta:
	Reduzir
	Fechar a torneira de água, desligar a luz no cômodo que não estiver, levar sacolas de tecido para carregar as compras do mercado.
	Reutilizar
	Embalagens de vidros para decoração, roupas customizadas.
	Reciclar
	Papeis e sucatas para criar jogos e brinquedos.
	Repensar
	Doação, o que não serve para mim pode servir para outra pessoa.
8.3 Ao concluir a disciplina acredito que você aprendeu muito sobre a ludicidade e deve ter constatado que proporcionar atividades lúdicas na prática não é só realizar um trabalho prazeroso, mas exige muito mais do educador. 
Elabore um texto argumentativo sobre a seguinte frase: Valor: 0,0 ( ) ou 0,5 ( ) 
Nós não paramos de brincar porque ficamos velhos. Ficamos velhos porque paramos de brincar. (George Shaw
Rs. No mundo em que vivemos estamos dando muita importância para o trabalho, para termos bens materiais e esquecemos de aproveitar nossa vida, brincando com nossos filhos, sobrinhos, amigos, fazer o bem as pessoas, tudo é motivo de brigas, em querendo ser mais que o outro. Em minha infância de milho, fazíamos cabanas para brincar, com tijolos e pedras montávamos o fogão, brincávamos o dia todo e não cansávamos, brigas era resolvidas na hora, e voltávamos a brincar, hoje as brigas são consequências os assassinatos, muitas pessoas mortas no transito, em mundo que não gostaria que meus filhos vivessem, mas infelizmente não fazer parte se não começamos a mudar nossos pensamentos e nossas atitudes, deveríamos construir com nossos filhos jogos educativos, lúdicos, criar teatros em família e tirar o celular e a TV da ida de nossos pequenos.
Atenção: Copiar texto ou trabalho de outro autor sem citar a fonte ou dar-lhe crédito, no curso superior é plágio. Copiar trabalhos prontos para obter nota é fraude e zera a nota. Preocupa-nos porque postulamos um ensino de qualidade, estamos comprometidas com a formação de educadores, que devem ter postura ética para formar os futuros cidadãos. Para Oliveira: “o simples ato de copiar e colar o texto em um trabalho e levar ao professor sem a compreensão do assunto, sem adquirir o conhecimento é, no mínimo, um grande desperdício e, o mais grave, um ato ilícito” 
Referências
MARTINI, Lucia Eugenia Pittas. Ludicidade em espaços escolares e não escolares. Dourados: UNIGRAN, 2016.

Continue navegando

Outros materiais