Buscar

pratica pedagogicas estagio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
 De fato, o estágio supervisionado permite ao futuro docente refletir sobre a sua atuação no ambiente de trabalho, ao relacionar a teoria e a prática, tão importantes na qualidade de ensino. O presente trabalho será desenvolvido partindo de experiências através do estágio em Pedagogia e pelo projeto de intervenção “ A sala de aula como ambiente de aprendizagem da linguagem Pedagógica”. O objetivo é possibilidade para se desenvolver nas pré-escolas e creches que venha a contribuir no desenvolvimento das crianças e levar os professores a pensar a pratica a o trabalharem com as crianças. Nas observações feitas foi identificado como usar a biblioteca entre outros ambientes da escola para ajudar durante a rotina das crianças com foco na aprendizagem dos números e das letras, por meio de atividades diversificadas. A metodologia se dará por etapas, entre elas, sondagem do quais crianças gostam com relação aos números, brincadeiras e raciocínio lógico, outras atividades produzindo e aprendendo com jogos matemáticos. O resultado final se espera que a criança raciocine livremente pelo meio que mais gosta, ou seja, desenvolva o conhecimento matemático em diversos segmentos e fases de sua vida. 
PALAVRAS-CHAVE: Linguagem. Educação Infantil. Raciocínio lógico
INTRODUÇÃO
 A prática profissional é um momento de colocar em evidência o aprendizado o curso. É um período que buscamos vincular os aspectos teóricos com os práticos. Mas também aprendemos a não dar aulas e sim a ensinar. Foi um momento em que a teoria e a prática se mesclaram para que fosse possível apresentar um bom resultado. É, sobretudo perceber a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva da nossa prática educativa diante da realidade e partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade, que é garantido em lei (LDB - Lei nº 9394/96). Precisamos ter uma postura efetiva de um profissional que se preocupa verdadeiramente com o aprendizado, que deve exercer o papel de um mediador entre a sociedade e a particularidade do educando. Devemos despertar no educando a consciência de que ele não está pronto, aguçando o desejo de se complementar, capacitar ao exercício de uma consciência crítica de si mesmo, do outro e do mundo, como dizia Paulo Freire. Mas como fazer isso é o grande desafio que o educador encontra. Durante o momento da pratica profissional, não foi diferente, houve busca a cada momento para aprimorar os conceitos e mediar o conhecimento da melhor forma possível. O presente trabalho será parte de um projeto de intervenção a ser realizado na educação infantil. O mesmo mostra proposta de intervenção e observação através do ensino dos números e letras. Então se percebe uma diferente característica que ajudam em seu desenvolvimento, quanto a questões físicas, cognitivas, sociais e culturais. É pensando em utilizar a Matemática e a Língua Portuguesa pelo fato de que as mesmas é presente muito cedo na vida do indivíduo, seja nas brincadeiras, nas canções de ninar, cantigas populares ou nos desafios. A Matemática é Língua Portuguesa cada vez mais presente nas práticas usa das pelos professores de educação infantil, isso se dá porque sua contribuição é grande na aprendizagem das crianças, sendo que, ela aprende de forma prazerosa e dinâmica, diversas atividades, a elaboração do projeto terá como ponto de partida observações e registros realizados diariamente na sala de educação infantil com vista na falta de registros e atividades de pinturas e desenhos feitos pelas crianças, tanto em sala como em diversos espaços da escola, para que se estimule expressões pelos desenhos, do raciocínio lógico e da matemática e Língua Portuguesa de forma geral, como meio de criar situações que venha a aumentar o repertório ao se expressar o pensamento. 
O resultado esperado é a produção por meio de desenhos jogos e brincadeiras, com estímulos pedagógicos para diversas propostas, ou seja, que se expressem sem cobrança, livremente. O projeto tendo como tema “Jogos e raciocínio lógico”, iremos notar que estratégias serão diferentes ao resultado esperado. Com isso veremos a importância de dar oportunidades de novas experiências desde cedo às crianças. Outro resultado que esperamos será quanto à visualização das imagens e de como as crianças trabalham a imaginação. As atividades terão produções livres feitas pelas crianças como: painel, livrinhos feitos pelas mesmas, confecção de mascaras, pintura de personagens e confecção de cartazes feitos através das mãos pintadas, aquarelas entre outros jogos dos alunos.
 Primeiramente deve-se fazer uma sondagem para saber o grau de interesse dos alunos, sondagem feita através de perguntas, pintura e desenhos. Pode usar imagens de jogos diversos. Na sequência serão feitas as apresentações das criações dos alunos. 
 SUGESTÕES DE ATIVIDADES E VÍDEOS 
https://www.youtube.com/w atch?v=9T3MIZDxMV0 
https://www.youtube.com/w atch?v=q7ZH1vzJ5iU 
https://www.pinterest.pt/pin/10590502872666532
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 Com o projeto de intervenção vamos observar que a matemática e a língua portuguesa na pré-escola não mostrava o que de especifico há na linguagem: números, operações, letras, palavras e lógica. O objetivo é mostrar diferentes meios para se utilizar os jogos, através de brincadeiras, desenhos, enfim a ludicidade na educação infantil e como meio aonde o professor venha a refletir sua pratica de ensino e levar a criança a ter maiores vivências através da linguagem. 
O professor ao pensar em utilizá-la na educação infantil deve também repensar em sua pratica pedagógica de modo que venha a ajudar no desenvolvimento da criança. 10 Loureiro (2004, p. 68), nos diz que a criança é receptiva a vários estímulos sonoros e cabe ao professor mostrar o novo e abandonar as raízes. 
Percebera-se que através da música é mais fácil a criança aprender a logica, principalmente na educação infantil, porque ao utiliza-la a importância são grandes no desenvolvimento cognitivo, motor e físico da criança e ainda é uma forma de expressão o que permite que a criança expresse seus sentimentos, oralidade, desenhos e aprenda os numerais e letras sem exagero e sofrimento.
 Notou-se que mudanças simples nas rotinas de atividades e também cores ajudara a saírem da rotina e o foco será nas aprendizagens livres. O trabalho com jogo permitiu que os professores trouxessem para as crianças aprendizagens com mais prazer e significado, sendo que na educação infantil já se faz presente na rotina das mesmas, principalmente com relação em atividades de conteúdo, comportamentos e datam comemorativas e brincadeiras como: amarelinha, ditados, desenhos, falar sobre a idade, etc. Compreendeu-se então a importância da linguagem número e letras na educação infantil e as várias oportunidades que o professor tem para trabalhar a mesma, despertando nele novo olhar sobre o que é exato e sua importância para as crianças em sua aprendizagem e desenvolvimento e que não trabalhe somente a matemática e língua portuguesa pura, mas também a livre motivação e adequação de várias atividades e assim o aprendizado aconteça. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CURY, Jorge Augusto, Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, Rio de Janeiro, Sextante – 2007. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. 
11 LIMA, Elvira Souza. Como a criança pequena se desenvolve. São Paulo: Sobradinho 107, 2001. 
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. 3 - Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf >. Acessado em: 15 Junho de 2021. 
 NOGUEIRA, Monique Andrés. Jogos matemáticos através da música e educação infantil: possibilidades de trabalho na perspectiva de uma pedagogia da infância. XIV Encontro Anual da ABEM. Belo Horizonte, 25 a 28 de out. 2005. 
TIMM, Marina Gomes. O sentido educativo da música e dos jogos na Educação Infantil. Universidade de Brasília - Faculdade de Educação. Brasília – D F, 2013. https://www.revistaespacios.com/a16v37n02/163702e2.html 
 BRAMOVICH, F. O estranho mundo que se mostra às crianças. São Paulo: Summus, 1983.

Continue navegando