A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
25 pág.
tcc de alfabetização e letramento

Pré-visualização | Página 1 de 6

10
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
rosilene de andrade damacena
PROJETO DE ENSINO docência em EDUCAÇÃO:
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
 
VIÇOSA - MG
2017
rosilene de andrade damacena
PROJETO DE ENSINO docência em EDUCAÇÃO INFANTIL:
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de ensino apresentado a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do titulo de Pedagogo, sob a orientação da Orientadora: Prof. Daniela Mendes Pereira
VIÇOSA – MG
2017
Rosilene de Andrade Damacena. Projeto de ensino em Educação Infantil: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. 26 páginas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) -- Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Universidade Norte do Paraná, Viçosa, 2017. 
RESUMO
Este projeto terá como tema central Alfabetização e letramento na educação infantil. Fazendo relevância entre o planejamento e a prática docente na educação infantil, o presente trabalho investiga a atuação do professor com crianças 5 á 6 anos de idade, podendo apresentar uma proposta de leitura e escrita em sala de aula. Com o objetivo de explanar este tema buscou referencial teórico de Magda Soares e Regina Scarpa. Buscou- se observar como acontece a alfabetização e letramento antes do aluno chegar ao ensino fundamental e no que isto contribuíra no processo de desenvolvimento. O projeto teve com base a descrição de um diário de campo executado em uma turma com crianças de aproximadamente cinco a seis anos de idade. A partir dos dados pode-se observar o quanto é importante o trabalho com alfabetização onde o professor/orientador propõe atividades diversas de forma lúdica levando o aluno a fazer suas próprias descobertas de sua visão de mundo.
 Serão trabalhados conteúdos de exploração e manipulação de materiais, expressão oral e escrita, valorização individual e coletiva, cuidado com si e com outros, seleção de materiais, criação e respeito às regras. O primeiro passo será a explicação projeto as crianças, combinar regras, pesquisar os materiais que serão utilizados, prepará-los. A avaliação será diagnóstica por meio da observação e participação nos trabalhos realizados. Terá como embasamento teórico o construtivismo além de se apoiar no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. E em todos os trabalhos o professor terá o papel de mediar e facilitar, criando assim possibilidade de um desenvolvimento global da criança.
Palavra chave: Alfabetização, Letramento, Educação Infantil.
SUMÁRIO
1. Introdução..................................................................................................05
2 Revisão Bibliográfica .................................................................................07
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino.................................14
3.1Tema e linha de pesquisa........................................................................14
3.2 Justificativa..............................................................................................14
3.3 Problematização......................................................................................15
3.4 Objetivos..................................................................................................15
3.5 Conteúdos................................................................................................16
3.6 Processo de desenvolvimento.................................................................16
3.7 Tempo para a realização do projeto.......................................................18
3.8 Recursos humanos e materiais...............................................................20
3.9 Avaliação.................................................................................................20
4 Considerações Finais.................................................................................23
5 Referências..........................................................................................................26
1.INTRODUÇÃO
 O trabalho com projetos em sala de aula visa objetivar a criação de possibilidades de construção do conhecimento, instiga o aluno na busca, explorar e investigar, oferecendo a ele oportunidade de obter conhecimento, realizando ligação entre o seu meio e o espaço escolar. Este projeto terá como tema Alfabetização e Letramento na Educação Infantil. 
 Introduzindo ligação entre o planejamento e a prática docente na educação infantil o trabalho será desenvolvido para as crianças de 5 a 6 anos de idade. 
 A alfabetização sempre foi um assunto que sempre me despertou muito interesse. Desde o inicio da minha graduação tive a oportunidade de trabalhar no meio escolar e ter várias vivencias, e pude observar o interesse dos pequenos por ler e escrever. Sempre ouvia que o objetivo da educação infantil não é alfabetizar, mas sim cuidar e brincar. Porém diante de minhas experiências, passei a pensar o contrário. Acredito que se proporcionarmos um ambiente desde cedo para nossas crianças de leitura e escrita, isso os leva a um maior desenvolvimento e conhecimento de mundo. Nos dias de hoje o letramento se faz presente em tudo até mesmo na educação infantil. Nosso mundo atual esta cheio de estímulos visuais como, a televisão, as propagandas, pois, desde muito cedo nossas crianças já estão envolvidas neste mundo letrado. Portanto é natural que essas crianças tenha curiosidade de conhecer a letras dos livros, as músicas que ouvem, as escritas que passa no aparelho televisor, entre outros. 
 Este projeto vem mostrar como podemos introduzir as crianças da educação infantil neste mundo letrado oferecendo acesso ao espaço de leitura e escrita sem que isso traga algum dano no aprendizado lúdico que deve acontecer.
Venho através desta pesquisa, buscar objetivos já elencados, os quais deparam com condições reais de aprendizagem. Neste contexto, fui buscar referencial teórico para realizar explicações sobre o que a alfabetização e letramento, já é introduzida naturalmente para as crianças da educação infantil, e que o conhecimento ocorre normalmente. Realizei a busca no referencial teórico de Magda Soares, pois tem grande contribuição na alfabetização e letramento.
 Este projeto é parte integrante dos estudos do curso em pedagogia na UNOPAR e tem como objetivo geral a introdução da criança a alfabetização e letramento desde a mais tenra idade. 
 Serão trabalhados conteúdos referentes a alfabetização, exploração e manipulação. Expressão oral e escrita. Cuidado com os colegas e valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral. 
 A abordagem do tema com as crianças é o primeiro passo. O professor deverá reunir-se com elas, ao qual dará explicações todas como será desenvolvido o projeto. Neste dia o professor ouvirá das crianças o que já sabem A partir daí serão introduzidas as atividades do projeto. 
 Para a realização das atividades do projeto serão necessários os seguintes materiais: letras móveis, cola, tinta, papel pardo, cartolina, tesoura, folha oficio, lápis de colorir, giz de cera, quadro negro, giz, jogos, receita de massinha de modelar, ingredientes como farinha de trigo, corante, água, sal, óleo, colher para mexer, vasilha para misturar a massinha, vasilhas individuais para as crianças pintarem, receita em letras grandes em cartolina, pincéis e folhas, barbante para amarrar o varal e prendedor de roupas, mural para expor as atividades, máquina fotográfica, data show.
 O processo avaliativo se dará através da observação da participação, execução das atividades realizadas, interesse e também mudanças de ações quanto à assimilação de valores, grau de motivação e entusiasmo. O embasamento teórico se dará nas teorias construtivista, além de se aparar

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.