Buscar

Atividade dissertativa 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Libério Rodrigues Costa - 171290
A Ética, enquanto reflexão sobre as normas morais, pode questionar: há uma hierarquia de valores? Quais seriam estes valores? Seria a felicidade? A utilidade? O prazer? O dever? E estes valores são universais? Isto é, são válidos em todos os tempos e lugares? Ou, diversamente, esses valores são relativos?
Tais questões nos indicam, por sua própria natureza, um caminho a ser seguido. Conforme, então, o texto base, disserte: os valores morais são essências ou são relativos? Mínimo de 20 linhas.
Os valores morais não podem ser permanentes, pois vivemos em uma sociedade dinâmica, com mudanças constantes, o que era lealmente bom ou moralmente bom em uma época, talvez na atualidade não seja bem visto. 
Até porque a moral não está alicerçada em valores concretos, mas sim em valores subjetivos ou relativos que são alterados com as relações sociais humanas.
Para exemplificar podemos citar o divórcio, que em uma época era algo absolutamente inaceitável, visto até como uma “maldição”. Nos dias de hoje não tem esse caráter abominável como antes, é aceito por a quase todos de uma forma natural. 
Compreendida como um conjunto de normas que regram o comportamento dos seres humanos a moral de uma sociedade, tem também um caráter personalista. 
E para que as regras morais tenham alguma finalidade, tem que passar pela aceitação da pessoa, na sua individualidade. Desse modo o ato moral só será verdadeiro se a pessoa o aceitar, após um ato reflexivo dentro do próprio seu íntimo.
O ato reflexivo é muito interessante, porque dentro do aspecto moral isso não fica somente reduzido a aquilo que foi aprendido.
Existe a possibilidade também de algo externo contribuir para desenvolver capacidade crítica e passa a questionar os valores recebidos. Desse modo aumenta se a possibilidade de uma nova consciência, tendo como consequência responsabilidade das atitudes praticadas pelas pessoas.
Do ponto de vista da análise de uma característica social da moral, ficamos presos a cumprir as regras, e se deixarmos os questionamentos. Sem uma análise mais crítica., apenas obedeceríamos à execução das regras de conduta apenas por medo de receber alguma pena, contudo se a pessoa questiona as normas existe a possibilidade de acabar com essas regras. 
Em resumo os valores morais são relativos e essências também, isso vai depender da situação em que necessite de um ou de outro.
Devemos oscilar nos dois extremos, pois nossas escolhas sempre acarretarão consequências e serão associadas a cultura ou terão responsabilidades. 
Fonte bibliográfica: 
Acesso dia 27/12/2022 as 08:01 
https://sge.esab.edu.br/aluno/saladeaula/conteudo/3666

Continue navegando