Buscar

Disciplina: DIREITO APLICADO III ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL ATENÇÃO:  A questão dissertativa deve ser respondida logo após a pergunta e as que...

Disciplina: DIREITO APLICADO III
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL

ATENÇÃO:
 A questão dissertativa deve ser respondida logo após a pergunta e as questões objetivas devem ser assinaladas de forma inequívoca, sob pena de não serem consideradas.
 A questão 1 vale 2,0 (dois) pontos e as demais questões valem 1,0 (um) ponto cada.

1. Cláudio é motorista de ônibus da Viação Ponto a Ponto Ltda. desde 20/03/2018. Nos últimos 3 meses, Cláudio, descumprindo deliberadamente cláusula específica do seu contrato de trabalho, passou a dirigir em alta velocidade, bem como a não respeitar sinais vermelhos, o que acarretou numerosas multas por infrações de trânsito. Cláudio foi notificado pela autoridade competente de que perdera a habilitação para dirigir veículos. A empresa consultou você, chefe do RH, sobre a medida que deveria adotar em relação ao contrato de Cláudio, considerando que não tem interesse em mantê-lo como empregado. Nessa situação, qual a orientação jurídica que você daria? Fundamente.


Deverá ser recomendada a dispensa por justa causa, na forma do Art. 482, letra m ou h da CLT.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2
4 pág.

Direito Aplicado Iii(legislação Trabalhista) Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A orientação jurídica que seria dada é a dispensa por justa causa, na forma do Art. 482, letra m ou h da CLT. Isso porque Cláudio descumpriu deliberadamente cláusula específica do seu contrato de trabalho, dirigindo em alta velocidade e não respeitando sinais vermelhos, o que acarretou numerosas multas por infrações de trânsito. Além disso, Cláudio perdeu a habilitação para dirigir veículos, o que o impede de exercer suas funções como motorista de ônibus. A dispensa por justa causa é uma medida prevista em lei para casos em que o empregado comete falta grave, o que é o caso de Cláudio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais