Buscar

Determinantes Sociais da Saúde - SUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Determinantes Sociais da Saúde
Partindo da etimologia os determinantes sociais da saude nada mais são que os fatores que empatam o adoecer ou não do individuo
Saúde e Doença – Histórico
Na antiguidade os determinantes de saude eram dados como uma dadiva enquanto a doença era visto como os castigos de Deus, e dentro desse período surge Hipócrates (400 anos AC), considerado o pai da medicina, o qual publica o Tratado “Os ares e os lugares” o qual relacionava os locais de moradia, a agua para beber, os ventos com o processo saude e doença. Nesse tratado, nem nessa época, “ não existia” os microrganismos, contexto social de modo que esse tratado, essa teoria, é tida como uma concepção filosófica do processo saude e doença.
Já em meados do Sec. XIX surge a Teoria Miasmática, a qual emerge em decorrência do boom do processo de urbanização e industrialização da época, levando a mudanças nas práticas de saude. A mesma explana que a doença é transmitida pela inspiração de gases, gases estes oriundos de animais e dejetos em decomposição. (questão de prova*)
Ainda no Sec. XIX mas avançando para o final do século, início do século XX, devido a descoberta das bactérias, dos microrganismos, surgiu o Paradigma Bacteriológico que dá um enfoque biológico para o surgimento das doenças, assim diferente da antiguidade que se tinha uma concepção fisiológica do processo saude e doença aqui temos uma concepção Ontológica desse mesmo processo. Neste o processo de adoecer dos indivíduos são causados “entidades” exteriores ao organismo que os dominavam. E a partir da i surge o modelo da Unicausalidade, ou seja, uma única causa explicaria o processo de adoecimento do indivíduo, que seriam os microrganismos, e dentro desse histórico temos duas figuras muito importantes, que são Koch e Pasteur.
Com o passar do tempo, evoluções e discussões foram acontecendo e à medida que as coisas evoluíam foi percebido que não se levava em consideração o contexto social, até que em 1948 a Organização Mundial da Saúde se manifesta pela primeira vez quanto a um conceito de saúde, e ela diz que:
“Saude é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença.”
Vislumbrando assim, um pouco, das questões sociais que impactariam ou não o processo de adoecimento do indivíduo, no entanto é importante salientar, e já foi questão de prova da residência, que essa teoria, atualmente, já se encontra ultrapassada.
Então as questões relacionadas a saude foram evoluindo de acordo com aos acontecimentos e na década de 1970, também no século XX, houve uma importante conferência em Jacarta na Indonésia, chamada Conferencia de Alma Ata, que trouxe de uma vez por todas o quanto os fatores sociais impactam no adoecer ou não dos indivíduos.
Na década seguinte, em 1980, houve um grande boom da iniciativa privada no contexto da saúde, então muito se foi investido e muitos hospitais surgiram nessa época, e ali a saude foi vista como um bem provado.
Na década seguinte em 1990, ainda século XX, começou se a se discutir novamente as Metas do Milênio que foram estabelecidas em 1970 lá na Conferência de Alma Ata, onde os representantes que participaram dessa conferência acordaram um pacto que eles iriam investir em saude para todos até o ano 2000
E em 2005 a OMS lança a CDSS que é a Comissão dos Determinantes Sociais da Saúde a qual ganhou corpo no quanto os determinantes sociais afetam ou não o processo de saude do indivíduo, uma discursão que ganhou força a partir de 1970 pela Conferencia de Alma Ata
O que se entende sobre os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) (prova)
Na mesma leva em que a OMS criou a Comissão dos Determinantes Sociais da Saude, o Brasil criou a Comissão NACIONAL dos Determinantes Sociais e da Saude (CNDSS) que tinha como objetivo trazer uma discussão mais abrangente sobre os fatores sociais que impactam o processo saude doença
A CNDSS entende que os Determinantes Sociais da Saude são 6- fatores sociais, econômicos, culturais, étnico/raciais, psicológicos e comportamentais, e que estes impactam diretamente nos problemas de saude e nos fatores de risco encontrados nos indivíduos no processo de adoecimento ou não **
Enquanto que a OMS traz uma definição dos DSS como as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham 
Determinantes Sociais da Saúde (DSS) – Modelo Explicativo
A partir desse panorama se entendeu que os determinantes sociais de saude tem uma relação direta com a saude de acordo com uma hierarquia dos fatores mais distais incluindo Social, Econômico e Político, em contrapartida com os fatores mais proximais do indivíduo, que é o estilo de vida que os indivíduos levam, ou seja, que diferentes são os fatores que afetam a situação de saude do indivíduo.
Existem muitos outros modelos explicativos que surgiram na literatura para explicar essa relação do individuo com os determinantes sociais, mas o modelo mais difundido, inclusive já foi cobrado em prova* é o modelo explicativo de Dahlgren e Whitehead.
Na figura se percebe que ao centro do esquema esta o individuo com todos os fatores que os norteiam como idade e sexo, que são os fatores individuais, logo em cima desses fatores esta o estilo de vida desses indivíduos sendo estes muito importantes estando em um limiar entre os fatores individuais e os determinantes sociais da saude, que são representados, num modelo mais próximo do indivíduo, pelas redes sociais e comunitárias.
E quando se pensa em redes sociais e comunitárias se pensa na questão da coesão social, o quanto essa coesão social vai impactar sim no adoecer ou não do indivíduo. E logo acima desta, há uma parte importante desse modelo, que são os determinantes intermediários que levam em consideração as condições de vida e de trabalho do indivíduo, além de fatores como: acesso a educação, a produção agrícola e de alimentos, acesso a agua e o esgoto, os serviços sociais de saúde, o ambiente (habitação) do individuo ... E se percebe que nesse aspecto, a população menos favorecida economicamente, que são as mais vulneráveis, elas sim, sofrem mais, devido ao menor acesso a questão de moradia, trabalho, acesso a agua e esgoto, educação, e essas pessoas tem mais chance de adoecer.
E por fim se encontram os macrodeterminantes, ou determinantes distais do processo saude doença, que levam em consideração as condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais.
Então, não se pode esquecer que no centro dessa figura está o indivíduo com todos os aspectos individuais a ele, depois se inicia a correlação desse individuo com os DSS a partir das redes sociais e comunitárias, condições de vida e trabalho e dos macrodeterminantes que ficam mais distais ao indivíduo, não podendo esquecer o limite ente o individuo e os determinantes sociais que é o estilo de vida de cada um. 
Comissão Nacional dos DSS (CNDSS)
Assim de acordo com a CNDSS a saude é explicada pelo conceito da OMS de 1948, visto anteriormente, mas também pelo conceito de saude trazido pela Constituição Federal de 1988, e o artigo 196 diz que “A saude é um direito de todos e dever do estado”. 
Lembrando que somente o conceito da OMS, sozinho, está ultrapassado, porque ele não traz na sua totalidade as questões sociais que envolvem a saúde. Assim a saude, hoje, é algo muito maior que somente alguns fatores, levando em consideração tudo que norteia a vida do indivíduo, e assim há uma visão holística, macro, da saude, sem conseguir engessa-la e coloca lá numa caixa, mas se pode afirmar que os determinantes sociais tem um impacto direto no processo de adoecer ou não do indivíduo. 
Para mais a CNDSS é pautada em compromissos que são com a:
· AÇÃO: onde políticas, programas... são desenvolvidas para combate as iniquidades geradas pelos DSS.
· EQUIDADE: busca assegurar o direito universal a Saúde.
· EVIDÊNCIA: para que se leve em consideração as publicações cientificas, para entender, intervir e combater as iniquidades em saúde

Outros materiais