Buscar

MOMENTO REVIEW - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Prévia do material em texto

PROFESSOR! O QUE VAI CAIR NA PROVA?!!!
Dados de identificação do acadêmico:
	Aluno(a): Leticia Mozer Schotte
	Disciplina: Comunicação e expressão
	Curso: Licenciatura em pedagogia 
Agora que você já sabe quais os conteúdos (tópicos) que “cairão na prova”, localize nas Unidades de Aprendizagem onde esses assuntos foram trabalhados e escreva um resumo de cada tópico:
Esse é um quadro que sugerimos para organizar seu resumo. O critério de avaliação será:
- Qualidade do texto escrito, sem erros ortográficos;
- Apresentou resumo de TODOS os tópicos.
	CONTEÚDO DA PROVA TÓPICOS
	RESUMO
	
	
	Variação linguística e níveis de fala.
	A variação linguística é o conjunto de diferentes formas linguísticas, que exprimem o mesmo sentido, ou seja, podemos nos referir as mesmas coisas, mas de modos diferentes em um mesmo idioma e país. 
A forma como se dialoga com cada indivíduo é diferente, não dialogamos, por exemplo, com um juiz da mesma forma que com um amigo. Essa diferencia se da pelo nível de fala.
	Preconceito linguístico.
	O preconceito linguístico é, todo juízo de valor negativo (de reprovação, de repulsa ou mesmo de desrespeito) às variedades linguísticas de menor prestígio social. Ele está diretamente ligado a outros preconceitos (regional, cultural, socioeconômico etc.)
	Comunidade linguística.
	Grupo de falantes que partilham um conjunto comum de normas e regras linguísticas, embora n o partilhem, necessariamente, a mesma língua.
	Concepção interacionista da linguagem.
	A teoria interacionista defende que a aquisição da linguagem provém da interação do programa mental do aprendiz com a linguagem realizada pelo aprendiz e um interlocutor.
	Conceitos de coesão e coerência.
	A coesão é a relação de sentido que as palavras presentes em uma frase ou oração criam entre si, produzindo um significado claro ao texto.
A coerência acontece junto da coesão das palavras, sendo o sentido amplo do texto ser facilmente compreendido.
	Recursos coesivos em textos.
	Os recursos coesivos são um conjunto amplo de mecanismos linguísticos usados para o estabelecimento de relações de sentido entre as partes de um texto.
	Interpretação de textos científicos.
	São elementos fundamentais para a interpretação de tais textos:
· Intencionalidade: que é um texto coerente e coeso que permite a transmissão do que pretende comunicar. 
· Coerência: O texto deve fazer sentido para que seja adequadamente interpretado. 
· Coesão: Sãos os recursos gramaticais e lexicais da língua portuguesas utilizados para a construção do texto e frases. Sãos eles: concordância, tempos e modos verbais, conjunções, artigos e outros. 
· Aceitabilidade: O texto deve ser útil e relevante, para que possa ser aceito pelo leitor, e que o mesmo tenha interesse na leitura. 
· Informatividade: são as informações levadas através dos textos 
· Situacionalidade: O texto deve ser relacionado ao contexto em que autor e leitor estão inseridos
· Intertextualidade: um texto é construído por meio de elementos contidos em outros textos. 
	
O gênero textual.
	Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.
	Diferença entre resumo, resenha e fichamento.
	O fichamento faz armazenamento de informações essenciais de algum texto, através da elaboração de fichas de conteúdo, facilitando assim a aprendizagem e o estudo. O resumo é uma síntese fiel do conteúdo de algum texto, onde se abordam idéias principais, utilizando quantidade reduzida de palavras.
	Tipos de citação.
	Os tipos de citações são: citação direta, citação indireta e citação de citação (apud).
	Normas das referências bibliográficas ABNT
	· Fonte tamanho 10, menor que o restante do texto;
· Recuo de 4cm da margem esquerda;
· Espaçamento simples nas entrelinhas;
· Espaço de 1,5 cm entre o texto e a citação;
· Autoria (em caixa alta), ano e página da obra ao fim da citação.
	Descreva as principais parte componentes do parágrafo padrão.
	O parágrafo-padrão é construído em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
	Comente sobre os principais fatores que contribuem para a coerência na produção de texto.
	Os fatores da coerência textual incluem o conhecimento de mundo e partilhado dos usuários da língua, as inferências, focalização, consistência, relevância, situacionalidade, informatividade, intencionalidade, intertextualidade e outros.
	Aspectos de construção de uma mensagem clara e objetiva.
	Quanto à clareza, tente cumprir com os seguintes aspectos: a) Faça frases curtas, pois períodos longos geralmente ficam confusos. b) Não tente parecer mais culto, empregando palavras que desconhece, pois correrá o risco de errar quanto ao significado. Portanto, use palavras simples e precisas.
	Comente sobre as etapas para construção de uma mensagem eficaz.
	1. Identificar os públicos de interesse.
2. Determinar os objetivos da comunicação.
3. Desenvolver a mensagem.
4. Selecionar os canais de comunicação.
5. Definir o orçamento total da comunicação
	Diferença entre mensagens positivas, negativas e persuasivas.
	A Mensagem é persuasiva quando ela tem o poder de influenciar as pessoas a adquirirem produtos e serviços.
Mensagens persuasivas positivas , no entanto, apontar as coisas boas que podem acontecer se as pessoas seguem um curso de ação
A frase negativa é o contrário da frase afirmativa e serve para negar, refutar, se opor, marcar uma dúvida, uma incerteza, uma ignorância. ... Neste caso, a negação recai sobre toda a frase. Esta frase pode ser reduzida a uma só palavra: NÃO
	Fontes de informações confiáveis.
	Os conteúdos confiáveis são aqueles que trazem dados relevantes, explicações contundentes e análises nas quais podemos nos basear para entender melhor sobre um determinado assunto.
	Direitos autorais na internet e plágio.
	A violação dos direitos autorais é crime, sendo assunto do Art. 184 do Código Penal. Portanto, caso o criador do material ou o titular dos direitos patrimoniais identifiquem apropriação indevida (plágio), produção de cópias, reprodução, modificações ou downloads não autorizados, é possível recorrer à Justiça Estadual.
	Ética na realização de uma pesquisa científica.
	A ética na pesquisa não se restringe à relação entre pesquisador e os sujeitos ou os participantes da pesquisa. Segundo Gauthier (1987), a ética perpassa todo o processo investigativo. Diz respeito desde a simples escolha do tema ou da amostra, ou ainda, dos instrumentos de coleta de informações.
	Comente sobre a prática da pesquisa no Brasil e as Resoluções nº. 196, 466 e 510.
	A prática da pesquisa no Brasil está regulamentada pela Resolução nº. 196
(BRASIL, 1996), quando foi criada a Comissão Nacional de Ética em pesquisa (CONEP), uma comissão do Conselho Nacional em Saúde, e pela Resolução nº. 466 (BRASIL, 2012), que dispõe e aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Além disso, há a Resolução nº. 510 do Conselho Nacional de Saúde (BRASIL, 2016). Ela descreve as normas aplicáveis a pesquisas em ciências humanas e sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes, ou a utilização de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana.

Continue navegando