Buscar

Relatório de Prática 1 de Patologia Geral

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 01: PATOLOGIA GERAL
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: 
	MATRÍCULA: 
	CURSO: Nutrição
	POLO: Caruaru - PE
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Luciano Mello
	
	TEMA DE AULA: Necroses, Inflamação, Lesões reversíveis e irreversíveis. 
RELATÓRIO:
1. Kwashiorkor é uma forma de desnutrição que resulta de uma dieta pobre em proteínas, mesmo que haja balanço energético (consumo de calorias) adequado ou até excessivo. Sabendo das características dessa patologia, descreva o aspecto microscópico de um tecido hepático com Kwashiorkor.
A Kwashiorkor é uma grave falta de proteína na dieta pode levar à desnutrição. A desnutrição protéica (ou desnutrição) é encontrada principalmente em pessoas que vivem em áreas geográficas com recursos alimentares limitados.  
Kwashiorkor é uma forma de desnutrição que resulta de uma dieta pobre em proteínas, mesmo que aja balanço energético (consumo de calorias) adequado ou até excessivo. O tecido hepático com Kwashiorkor é caracterizado pela deposição de gorduras neutras, monoglicerídeos, diglicerídeos e triglicerídeos.
Principais Sintomas:
Descoloração dos cabelos;
Abdômen distendido; 
Pele ressequida;
Rosto inchado:
Tristeza, irritabilidade e apatia.
Edema em região do tornozelos e pés.
Olhos avermelhados
A alteração do fígado
Fígado inchado;
 Fígado gordo, ou acúmulo de gordura nas células hepáticas (hepatomegalia) ocorre pela carência de Apolipoproteína que transportam os lipídios do fígados
para os outros tecidos corporais e costumam confundir pessoas simples a achar que os filhos estão bem alimentados e gordos.
2. Elabore um mapa Mental sobre o tema inflamação.
3. Quais são as diferenças morfológica de um hematoma e uma Sufusão? 
Hematoma: hemorragia maior, na qual o sangue não se difunde das malhas do tecido e forma uma coloração. Aparece após rompimentos de vasos mais volumosos, acumulado sangue fora dos vasos sanguíneos, formando na pele “bolsas” com consequência do sangue acumulado o hematoma roxo.
Sufusão: é excesso de sangue que se espalha sobre a pele; afluxo de sangue em determinadas partes do corpo, formada por uma “hemorragia” mais extensa – mantém o centro violáceo e as mudanças de cor ocorrem na periferia.
Equimose ou Sufusão hemorrágica: hemorragia cutânea, mucosa ou serosa de dimensões maiores.
4. Através do seu conhecimento adquirido nas aulas teóricas e prática de Patologia, descreva quais células poderão estar presente em uma resposta inflamatória aguda.
A resposta celular na inflamação aguda é mediada por: 
Neutrófilos: também conhecidos por Leucócitos fazem parte do sistema imunológico. Por possuírem capacidade de fagocitose eles acabam sendo os principais responsáveis na defesa primária contra bactérias e fungos, constituindo cerca de 60 a 70% dos leucócitos circulantes.
Basófilos: são células sanguíneas produzidas na medula óssea e têm meia vida no sangue estimada entre 1 e 2 dias. Em condições normais, os basófilos são bastante numerosos no sangue circulante de anfíbios, répteis e aves, enquanto que no homem correspondem a no máximo 2% dos leucócitos circulantes.
Mastócitos: são células de vida longa originados da linhagem hematopoética que, após a sua maturação, ainda mantêm sua capacidade proliferativa. Por serem intimamente ligados na ativação da resposta imune de linfócitos T, os mastócitos têm grande importância na defesa contra helmintos e bactérias, e são encontrados no tecido conjuntivo.
Eosinófilos: ou também conhecidos como acidófilos, são células do sistema imunológico, especialmente importantes na defesa contra as infecções parasitárias multicelulares e certas infecções. Eosinófilos são granulócitos derivados das mesmas células progenitoras de monócitos-macrófagos, neutrófilos e basófilos. São um componente do sistema imunitário inato. 
Eosinófilos têm uma ampla gama de funções, como: 
Defesa contra as infecções parasitárias
Defesa contra as bactérias intracelulares
Modulação das reações de hipersensibilidade
Macrófagos: é uma célula de defesa do organismo que atua no sistema imunológico, são encontrados no tecido conjuntivo e se concentram em órgãos como fígado e pulmão. As principais características dos macrófagos são:
Célula de formato irregular
Citoplasma abundante
Presença de pseudópodes
A principal função dos macrófagos é realizar a fagocitose. O macrófago fagocita células danificadas e envelhecidas, restos celulares, agentes estranhos e partículas inertes.
As demais funções do macrófago variam conforme o local onde ele é encontrado e da denominação recebida. Porém, é importante ressaltar que todos os tipos realizam fagocitose.
Células Dendríticas: se originam na medula óssea a partir de células-tronco hematopoiéticas pluripotentes e são uma das principais células apresentadoras de antígeno do sistema imune. Devido ao fato de capturar e apresentar os antígenos em sua superfície, que são partes do agente infeccioso, as células dendríticas recebem o nome de Células Apresentadoras de Antígeno, ou APCs. Além de promover a primeira resposta imunológica contra determinado agente invasor e garantir a imunidade inata, as células dendríticas são essenciais para o desenvolvimento da imunidade adaptativa, que é aquela em que são geradas as células de memória, evitando que ocorra novamente ou de forma mais branda infecção pelo mesmo organismo.
Epiteliais: é um dos 4 tipos de tecidos do corpo humano. Como todos os tipos, é formado por células em uma matriz extracelular (MEC). As células deste tecido estão compactadas dentro de uma MEC fina. Ele forma lâminas que recobrem as superfícies internas e externas do corpo (epitélio de superfície) e os órgãos de secreção (epitélio glandular). Caracterizam-se por apresentar células unidas e com pouca matriz extracelular entre elas. As funções do tecido epitelial são secreção, proteção, absorção, transporte e receção sensorial especial. 
Nesse tecido, são encontradas células responsáveis pelo revestimento de superfícies e pela secreção de substâncias. Essas células possuem formato variado, o qual é, geralmente, acompanhado pelo núcleo. Em células com formato cúbico, por exemplo, o núcleo tende a ser esférico. Já em células achatadas, o núcleo apresenta-se também com formato chato.
REFERÊNCIAS:
https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/tecido-epitelial
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Epit%C3%A9lio

Continue navegando