Buscar

Nutrição Materno Infantil

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
 		 Nutrição Materno Infantil
						Nome: Igor Filipe Bezerra da Silva
					 Professor: Deise Lima
						Matrícula: 01428094
Situações patológicas na gestação e nutrição materno-infantil pós-natal
A hipertensão gestacional é uma patologia preocupante e bem comum e geralmente se manifesta após a vigésima semana de gravidez. Essa patologia pode e manifestar em sua forma crônica, sendo assim quando a gestante tem o histórico desse distúrbio antes da gestação ou desenvolvendo durante o período gestacional e permanece por mais de 12 semanas após o parto; Em sua forma gestacional, ocorre aproximadamente após a vigésima semana gestacional e não tem nenhuma relação com proteinúria; Em sua forma transitória, apresentando um histórico de reincidência por diversas vezes; E também na forma crônica com sobreposição de pré-eclâmpsia, desta forma e manifesta com relação de proteinúria. “(Situações Patológicas na Gestação – Nutrição Materno Infantil – Grupo Ser Educacional – Unidade 3)”
É importante ressaltar que hipertensão gestacional com sobreposição de pré-eclâmpsia/eclampsia não é exclusividade da hipertensão, podendo ocorrer também por viés de situações condicionantes e outros casos patológicos, tais como, gestante com idade superior a 40 anos, gestação gemelar, diabetes mellitus e doença renal crônica.
Gestantes em situação de pré-eclâmpsia/eclâmpsia precisam fazer o monitoramento da pressão arterial durante toda a gestação, levando em consideração que a única forma de tratamento para essa patologia é o parto, e após o parto, quando assim lactante e o lactente e encontram fora de risco se dá início o aleitamento materno visando a importância e o impacto direto na saúde do recém-nascido.
Para um aleitamento materno eficaz, a lactente deve seguir uma nutrição pós-natal adequada, mantendo o controle de peso e obtendo o consumo necessário de proteínas e micronutrientes objetivando o valor energético e produção necessária do leite.
O aleitamento materno deve ser incentivado exclusivamente entre as mulheres, já de imediato após o parto, e pelo menos até os primeiros 6 meses de vida do recém-nascido, com o objetivo de promover a saúde do lactente, pois o aleitamento evita diversas patologias e disfunções na vida do lactente, inclusive a morte. É importante levar em consideração que se o aleitamento materno não for proporcionado adequadamente, pode causar distúrbios nutricionais, doenças e deficiência de vitaminas, tais como, a desnutrição, anemia ferropriva, marasmo, cegueira noturna, queratomalácia, entre outras. O acompanhamento nutricional é indispensável na vida da lactante e lactente, visando através de uma nutrição de qualidade, sempre promover a saúde de ambos.
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Secretaria de atenção à saúde. Ministério da saúde. Saúde da Criança. Aleitamento materno e Alimentação Complementar. Cadernos de Atenção Básica, 2015.
Conteúdo AVA unidade I Nutrição Materno Infantil – Grupo Ser Educacional.
Hospital São Matheus. Sintomas e Tratamento de pré-eclâmpia/eclampsia, 2019.

Continue navegando