Buscar

Gestão de Estoques, Armazenagem e Movimentação AC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DE ESTOQUES, ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Juscelino Oliveira de Sousa
Matrícula – 01542686
Superior de Tecnologia em Gestão Comercial
Em qualquer empresa, privada ou pública o processo de compras influencia diretamente na saúde econômica e financeira da organização. É a atividade essencial para suprir os insumos necessários à realização das atividades cotidianas. Dessa forma se tem uma ideia da grande importância de realizar um bom planejamento de compras. 
Estrategicamente o planejamento de compras faz a diferença entre lucro e prejuízo, já que a falta de insumos e mercadorias reflete em clientes insatisfeitos e o excesso de estoque acarretará custos desnecessários. Através do planejamento que gestores organizam as finanças da empresa. E muito tão importante saber o que é e como se faz um bom planejamento de compras.
Planejamento de compras é a ação de prever insumos necessários, o que deixou de ser algo burocrático, passou a ser alinhado à estratégia das organizações, levando em conta que comprar de forma mais adequada significa melhores resultados junto aos clientes e economia de gastos. O planejamento de compras é visto como um processo estratégico com o objetivo de gerenciar o fluxo de suprimentos de uma organização, observando o equilíbrio entre preço, prazo e qualidade. Sempre é bom lembrar o básico sobre o planejamento de compras e inevitavelmente teremos que considerar as seguintes indagações: quanto comprar? onde comprar? como comprar? e a quem comprar?
Parece simples, contudo, tendo certeza das respostas para essas perguntas, e sabendo como respondê-las na prática, você estará no caminho certo para ter os resultados desejados. A atualização contínua fará com que se otimize o processo de compras da empresa, obtendo mais informações sobre suas compras e extinguindo gargalos que possam comprometer maior agilidade e obter maior produtividade e eficiência.
É muito importante observar as ações: realizar levantamento de demanda, definir prioridades das compras, observar o que e quando comprar, realizar comparativos de preços, comprar o necessário, fazer conferencia dos pedidos recebidos e dar entrada no sistema de estoque.
Um bom planejamento evita estoque ocioso que significa dinheiro parado e prejuízo. Adquirir mercadorias além do necessário pode causar dano financeiro e comprometer o capital de giro de uma organização da empresa.
FONTES DE PESQUISA
- Systempro.com.br/planejamento-de-compras;
- Otk.com.br/blog/planejamento-de-compras;
- Ginast.com.br/blog/planejamento-de-compras.

Outros materiais