Buscar

CONTEXTUALIZADA RESPONSSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA RESPONSSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Ana Carolina Torrezan Torete
Ra: 01439814 Polo Sorocaba
 Superior de tecnologia em Podologia
PROTOCOLO DE KIOTO, ECO 92 E RIO +20 E CUPULA DAS NAÇOES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
 SOS Planeta Terra 
Em 1992 a cidade do Rio de Janeiro sediou a maior conferencia das nações unidas para o meio ambiente e desenvolvimento, que ficou conhecida como Eco 92 ou Rio 92. Reuniu líderes de 179 países, milhares de ONGs, representantes de organismos internacionais e agências regionais, além da população interessada.
Foi considerada a maior conferência do tipo realizada até então. Ela foi importante porque estabeleceu de forma definitiva o conceito de desenvolvimento sustentável e abordou questões fundamentais para que se possa alcançá-lo, levando em consideração as esferas social e econômica. A ECO-92 abordou ainda as mudanças climáticas e a questão da biodiversidade e do desmatamento das florestas.
A Declaração do Rio e a Agenda 21 são dois dos mais importantes resultados da ECO-92. A ECO-92 pautou as conferências que foram realizadas na sequência, nas quais foram reforçados os compromissos de ação e cooperação internacional feitos durante a Cúpula da Terra."
Após esse encontro ouve vários outros e assim foi realizado o protocolo de Kioto em 1997 no Japão na cidade de Kioto onde o encontro levou seu nome. O protocolo de Kioto foi um acordo internacional que tinha como objetivo a estagnação e redução das emissões de gases do efeito estufa, especialmente CO2, que atuam diretamente no aquecimento global. Foi assinado em 1997 e entrou em vigor no ano de 2005.
Estabeleceu metas a serem cumpridas pelos países desenvolvidos para a redução das emissões. Algumas medidas foram propostas para alcançar o resultado almejado. Os países em desenvolvimento como o Brasil não tinham metas para adoção, o que gerou bastante desconfiança de nações desenvolvidas. Os Estados Unidos não ratificaram o acordo, e o Canadá saiu dele em 2011.
As medidas foram prorrogadas mediante uma reunião em Doha, em 2012, e entraram em vigor em 2013. Em 2015, um novo acordo mais abrangente foi adotado, o Acordo de Paris, que entrou em vigor em 2016 e se tornou um substituto do Protocolo de Kyoto."
Como esse e um assunto muito importante para a humanidade e o planeta foi criado a agenda 2030, que é um compromisso assumido por todos os países que compuseram a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015 – os 193 Estados-membros da ONU, incluindo o Brasil – e tornou-se a principal referência na formulação e implementação de políticas públicas para governos em todo o mundo. É um apanhado de metas, norteadores e perspectivas definidos pela ONU para atingirmos a dignidade e a qualidade de vida para todos os seres humanos do planeta, sem comprometer o meio ambiente, e, consequentemente, as gerações futuras.

Continue navegando