Buscar

CONTEXTUALIZADA Responsabilidade Socioambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Larissa Dayana Magri Saraceni
01480812
Administração
Sabendo-se que nossos recursos não são infinitos, além de termos presenciado grandes problemas sociais e degradações ambientais, grande parte da população adotaram uma postura mais sustentável visando diminuir o impacto em nosso meio ambiente. Com isso grandes empresas começaram a observar esses apelos e ver a oportunidade de fazer a sua contribuição na diminuição do impacto negativo no meio ambiente e atrair essa parte mais exigente da população.
O Protocolo de Kyoto (Quioto) é um acordo internacional entre os países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), teve como principal objetivo o estabelecimento de metas e acordos que versavam sobre a redução da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, entre os quais está o dióxido de carbono (CO2), o que contribuiria, assim, para a diminuição do aquecimento global. O cumprimento dessas metas foi imposto sobretudo aos países desenvolvidos ou industrializados, que eram, à época da elaboração desse acordo internacional, responsáveis por mais da metade das emissões de CO2 em escala mundial. Redigido e assinado em Kyoto (Japão), em 1997, o Protocolo criou diretrizes para amenizar o impacto dos problemas ambientais causados pelos modelos de desenvolvimento industrial e de consumo vigentes no planeta. O acordo passou a vigorar em 2005, mas não contou com a ratificação de todos os países industrializados, como foi o caso dos Estados Unidos. Embora não obrigado a seguir metas, o Brasil aderiu ao Protocolo de Kyoto. As medidas foram prorrogadas em 2012, mas posteriormente o documento foi substituído pelo Acordo de Paris.
ECO-92 é como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 3 e 14 de junho de 1992. Chamada também de Cúpula da Terra, a convenção reuniu chefes de Estado e representantes de 179 países, organismos internacionais, milhares de organizações não governamentais e contou também com a participação direta da população. O principal objetivo da ECO-92 foi debater o cenário ambiental global. Essa conferência ambiental centralizou suas discussões no conceito de desenvolvimento sustentável, considerado inovador para o período em questão. O principal documento gerado pela ECO-92 foi a Agenda-21, conjunto de metas e estratégias definidas pelos países participantes para promover o desenvolvimento sustentável do planeta. Após a ECO-92 foram realizadas outras conferências ambientais mundiais, como por exemplo a Rio+20.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, ou Rio+20, é o maior encontro de Chefes de Estado e delegações já organizados pela ONU para divulgar temas ligados à sustentabilidade. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil. Desde a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 – a Cúpula da Terra – no Rio de Janeiro, o mundo identificou um novo caminho para o bem-estar humano, o do desenvolvimento sustentável. O conceito de desenvolvimento sustentável, apresentado na Agenda 21, reconhece que o desenvolvimento econômico deve ser equilibrado com um crescimento que responda às necessidades das pessoas e proteja o meio ambiente.
REFERÊNCIAS
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/protocolo-kyoto.htm
https://www.politize.com.br/eco-92/
http://www.rio20.gov.br/
https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
https://www.internacional.df.gov.br/agenda-2030-objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel/#:~:text=A%20Agenda%202030%20%C3%A9%20um,governos%20em%20todo%20o%20mundo.

Continue navegando