Buscar

Economia para Negócios - Microeconomia e Estrutura de Mercado - Unidade 1 - Exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1Correta
A empresa de telefonia Pearls lançou, no ano passado, o Pearl X1 que foi um grade sucesso de público e crítica. Para este ano, a empresa programou o lançamento de um novo modelo, o Pearl X2, que utiliza novas tecnologias mais modernas, em relação ao seu modelo anterior. Tal lançamento causará um comportamento característico na Curva de Oferta que se refletirá tanto no modelo Pearl X1 quanto no modelo Pearl X2.
 
Com base no deslocamento da Curva da Oferta, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas
 
I. Um dos fatores que desloca a Curva da Oferta é o desenvolvimento de novas tecnologias.
 
PORQUE
 
II. A melhora na tecnologia permite uma redução dos custos de produção, o que desloca a Curva da Oferta para a esquerda.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A segunda asserção é falsa porque o desenvolvimento de novas tecnologias traz redução nos custos de produção da empresa, o que desloca a Curva da Oferta para a direita (e não para a esquerda). Se um empresário tem reduções nos seus custos de produção e ele pode vender sua mercadoria pelo mesmo preço, certamente, ele ficará mais interessado em oferecer seu produto (o que desloca a Curva da Oferta para a direita: mesmo preço de venda e intenção de produção maior).
Questão 2Correta
Na próxima terça-feira (03), o IBGE divulga o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, e a expectativa é de que o dado mostre uma continuidade da recuperação da economia brasileira protagonizada pelo consumo das famílias. (...) Os juros em queda favoreceram tanto a expansão do consumo das famílias — que tem um peso grande no PIB, de mais de 60% — como os investimentos privados, com destaque para o setor de construção civil. “A taxa de juros reduz o custo dos financiamentos, então fica mais barato para as pessoas pegarem dinheiro emprestado para comprar imóveis e também reduz o custo de oportunidade, então em vez de manter o dinheiro num fundo de renda fixa, o investidor tem mais incentivo a não deixar o dinheiro parado”, diz José Carlos Faria, economista-chefe do BNP Paribas. O banco espera que o PIB do terceiro trimestre avançe 0,4% ante o trimestre anterior. Na comparação anual, a elevação prevista fica em 1%.   Tendo como referência o conceito de custo de oportunidade e a relação processo produtivo x recursos produtivos disponíveis, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:  
I. O custo de oportunidade é uma medida da perda que os agentes econômicos incorrem todas as vezes que fazem uma escolha, se manifestando apenas na etapa de produção de bens, sem afetar o consumo.  
PORQUE  
II. Em um processo produtivo que esteja utilizando todos os recursos produtivos disponíveis, o aumento na produção de um bem implicará também no aumento na quantidade produzida de outros bens, em um processo de multiplicação da produção.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
As asserções I e II são proposições falsas.
A primeira asserção está errada porque o custo de oportunidade se manisfesta não somente a partir do ponto de vista da produção de bens, ou seja, na etapa de produção, mas também no etapa de consumo. Assim pode ser observado tanto pelo viés produtivo, quanto pelo viés do consumidor, mas com a mesma fundamentação, ou seja, o custo de oportunidade é uma medida da perda que os agentes  econômicos incorrem todas as vezes que fazem uma escolha, se manifestando tanto na produção quanto no consumo.   A segunda asserção está errada porque o conceito de custo de oportunidade está ligado à constatação de que sempre é preciso escolher, e toda escolha implica em abrir mão de alguma coisa. Isso decorre do fato de que as necessidades humanas são ilimitadas (infinitas) e os recursos produtivos (fatores de produção) são escassos. Assim, em um processo produtivo que esteja utilizando todos os recursos produtivos disponíveis, o aumento na produção de um bem implicará na redução na quantidade produzida de outro ou outros bens.
Questão 3Correta
"Está na hora de tirar a gordurinha extra da carne, e não estamos falando aqui de saúde ou dando dicas para uma alimentação mais saudável. A questão é que, com o preço disparando nos açougues e mercados, o consumidor está freando o consumo da proteína. [...] Atento, o consumidor começou a pesquisar e a avaliar melhor as compras. Na tarde de ontem, o servidor público José Eduardo de Leon, 65 anos, analisava balcão a balcão dos açougues do Mercado Público.
– Subiu bastante mesmo. Vou diminuir um pouco a quantidade, mas é difícil ficar sem o churrasco do fim de semana – garante" (MORAES, 2019).
Nessa entrevista, vemos que o consumidor diminuiu a intenção de compra de carne porque o preço dela subiu.
Quando o preço de uma mercadoria sobe e a intenção de compra dela desce
Sua resposta
A Curva da Demanda não é alterada, pois a demanda foi alterada por uma mudança de preços.
Quando um consumidor adquire uma quantidade diferente de um produto como consequência de alterações nos preços dele, temos uma mudança na quantidade demandada, pois a curva não se alterou (temos essa representação gráfica feita na mesma Curva de Demanda). Os deslocamentos na Curva da Demanda só acontecem quando, a um mesmo nível de preços, a intenção e compra é alterada.
Questão 4Correta
Segundo Medeiros (2020, p.10-11), na microeconomia, quando se trata de recursos produtivos (ou fatores de produção) não se associa ao conceito de dinheiro. Isso porque, o dinheiro (capital), é apenas um "facilitador de troca", geralmente, "utilizado para adquirir os recursos de produção".
Diante disso, o que é considerado como recursos de produção?
Sua resposta
O capital humano (trabalho), a energia, as máquinas, as fábricas, a terra cultivável e para a criação de animais, os recursos minerais e entre outros.
Para Medeiros (2020, p.10-11), "os recursos de produção, são: o trabalho das pessoas, a energia, as máquinas, as 11 fábricas, a terra cultivável e para a criação de animais, os recursos minerais, entre outros".
Questão 5Correta
Na microeconomia, conforme Medeiros (2020, p. 24), como não há uma diferença nítida entre os conceitos de desejos e necessidades, adota-se a "palavra utilidade". Este termo, é utilizado na economia "para descrever a capacidade de um produto nos trazer satisfação (bem-estar)" (MEDEIROS, 2020,p.24).
Diante de tal afirmação, o que pode se afirmar sobre a utilidade?
Sua resposta
Que a decisão do consumidor recaí sobre a satisfação, desejo ou necessidades de consumir determinado bem/serviço
De acordo com Medeiros (2020, p.24), "em economia não diferenciamos desejos de necessidades, por isso usamos a palavra utilidade para descrever a capacidade de um produto nos trazer satisfação (bem-estar), ou seja, atender nossos desejos/necessidades".

Outros materiais