Buscar

Questão 5 - Economia para Negócios - Microeconomia e Estrutura de Mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 4
Respondida
O mercado concorrente é extremamente competitivo e isso não é novidade. Todos nós sabemos que o mercado é baseado em oferta e demanda. Os dois itens são essenciais para o equilíbrio da economia. Será através da oferta e da demanda que o mercado irá conseguir definir preço e quantidade a serem produzidos. Na verdade, a própria concorrência é vista como uma forma de organizar de auxiliar o mercado na determinação de preços, padrões, dentre outros elementos.
As empresas necessitam do entendimento sobre a sua concorrência, além de entender sobre como funciona o mercado, para agir com foco e com maior chance de acerto em suas ações. Ou seja, é imprescindível que o empresário saiba analisar toda a estrutura de seu mercado atuante, pois somente assim tomará as decisões certas para o negócio, com a segurança de se direcionar corretamente.
 
Com relação à estrutura de mercado de concorrência monopolística, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
Para conseguirem atrair a atenção dos consumidores, as _____________ empresas que compõem o mercado de concorrência monopolística vão fazer uso de _____________. Nessa estrutura de mercado, o termo chave é _____________, pois, à medida em que uma marca ou produto se destaca, a liberdade para que o produtor altere seus preços, aumenta, melhorando seus resultados.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
· poucas / estratégias de conluio / existência de barreiras à entrada.
· poucas / estratégias de conluio / diferenciação.
· diversas / estratégias de marketing / existência de barreiras à entrada.
· diversas / estratégias de conluio / diferenciação.
· diversas / estratégias de marketing / diferenciação.
Sua resposta
diversas / estratégias de marketing / diferenciação.
Para conseguirem atrair a atenção dos consumidores, as diversas empresas que compõem o mercado de concorrência monopolística vão fazer uso de estratégias de marketing. Nessa estrutura de mercado, o termo chave é diferenciação, pois, à medida em que uma marca ou produto se destaca, a liberdade para que o produtor altere seus preços, aumenta, melhorando seus resultados.   Para conseguirem atrair a atenção dos consumidores, as diversas empresas que compõem o mercado de concorrência monopolística vão fazer uso de estratégias de marketing, tais como: brindes, liquidações, propagandas em sites de compra coletiva, atendimento dos funcionários, estacionamento grátis etc. No entanto, dificilmente iremos ver alguma delas conseguir fazer um anúncio no intervalo da novela das 21h (você já viu algum escritório de contabilidade da sua cidade fazer esse tipo de propaganda?), já que essas empresas não alcançam o poderio financeiro das que atuam no mercado oligopolístico, por exemplo. E, qual seria, então, a palavra chave para o sucesso nesse ambiente? Se você pensou em diferenciação, acertou, pois à medida em que uma marca ou produto consegue ser percebida como diferente, a liberdade para que o produtor altere seus preços e, assim, melhore seus resultados, aumenta, o que faz com que as ações de propaganda apresentem grande importância nessa estrutura.

Outros materiais