Buscar

sistema imunológico após a infecção bacteriana

Prévia do material em texto

Nome: Rebeca de Souza
R.A.: 22322100-5
Disciplina: Anatomia
PRIMEIRA ETAPA
A) A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, revestindo externamente a superfície do corpo, margeando seus orifícios e prologando-se com as mucosas, dando proteção contra a desidratação e agentes nocivos. A cor da pele depende de alguns fatores como a quantidade de vasos sanguíneos, a cor do sangue circulante, a espessura da epiderme e a quantidade de pigmentos (principalmente melanina e caroteno). Esse é um dos fatos da cor da pele ficar avermelhada quando aquecida em decorrência da vasodilatação periférica e, em contrapartida, o fato de a pele ficar pálida (esbranquiçada) em função da vasoconstrição.
A melanina é produzida pelos melanócitos de maneira geneticamente. Embora o número de melanócitos seja quase o mesmo em todas as raças, a quantidade de melanina que eles produzem determina a cor que a pele apresentará (negros têm muita melanina e albinos não apresentam melanina. A melanina protege contra os raios solares e consequentemente ao câncer se pele. 
Bronzeamento – melanina existente escurecimento + síntese de nova melanina (hormônio estimulante de melanócitos (msh) produzido pela glândula hipófise).
Caroteno – Pele amarelada x doenças como icterícia, hepatites, etc
B) – i As glândulas sebáceas secretam sebo (constituído de gordura) cuja função é lubrificar a pele e os pêlos. Dessa forma, o sebo diminui o ressecamento dos pêlos e previne a evaporação excessiva da pele, mantendo as macias e inibindo o crescimento bacteriano. Na adolescência, é comum, por influência hormonal, que as glândulas sebáceas sejam estimuladas e passam a produzir maior quantidade deste sebo. Esse sebo é conhecido como acne, uma infecção dérmica ou hipodérmica. 
- ii Os pêlos vão apresentar densidades e quantidades diferentes no nosso corpo.
As regiões que vão apresentar mais densidades e quantidades diferentes no nosso corpo são: cabeça, axilas e região púbica. Regiões palmares e plantar, na arrolada mama e nas partes genitais feminino e masculino.
As funções dos órgãos são proteção, termorregulação (calor e frio), sensorial e evaporação de suor.
Os pelos estão presentes na maioria do corpo dos mamíferos. E esses pelos surgem de um brotamento epidérmico. Podendo ter uma densidade na espécie humana de 40 a 880cm2. 
Como os pelos são organizados?
Um pelo sempre vai surgir de um brotamento epidérmico formando o que se denomina de fólico piloso. Em um fólico piloso, vemos a bainha externa da raiz e a bainha de um tecido conjuntivo que envolve o pelo. Esse pelo será composto por uma haste. Está haste sempre apresenta uma região medular. Mas sempre associem a região medular a parte mais interna do pelo e o Cortez a parte mais superficial.
Os pêlos também vão apresentar uma cutícula e uma raiz que está imersa no fólico piloso, uma papila e uma matriz. No fólico piloso observamos a papila, o bulbo piloso, a raiz pilosa imersa na bainha de tecido conjuntivo. A haste que passa emergindo ganha o ambiente externo.
C) Leucodermia gutata, ou leucodermia solar, conhecida popularmente como sarda branca, são manchas esbranquiçadas nas áreas expostas ao sol, principalmente nos antebraços e pernas, que ocorrem pelo dano cumulativo, causado pelos raios ultravioleta ao longo da vida. É bastante frequente na população.
O quadro clínico é de manchas brancas, arredondadas, geralmente de 2 a 5 mm de diâmetro, que ocorrem nas áreas de maior exposição solar. Além da fotoproteção, é possível usar lasers, crioterapia com nitrogênio líquido e dermabrasão, na tentativa de recuperar a coloração da pele, consiste no uso regular de filtros solares e outras medidas de proteção, como roupas e guarda-sol.
Melanodernia da face - nome feminino, aumento anormal, difuso, generalizado ou localizado da coloração da pele, devido a infiltração na camada profunda da derme de melanina. Pode ser consecutiva a intoxicações, doenças endócrinas, infeções crónicas, doenças nervosas, etc.
Vitiligo nas mãos e no rosto - é uma doença na qual os melanócitos são perdidos, parcial ou completamente. Assim, atuação deles na produção de pigmento na epiderme é prejudicada, fazendo que apareçam manchas de tonalidade mais clara pelo corpo. Suas causas incluem autoimunidade, fatores neuro-humorais e autodestruição dos melanócitos por intermédios tóxicos da síntese de melanina. 
Atenuação das manchas por vitiligo nas extremidades dos dedos por micropigmentação - É uma reação cutânea adquirida, idiopática, caracterizada por máculas branco-nacaradas de diferentes tamanhos e formas com tendência a aumentar centrifugamente de tamanho. Pode acometer todas as raças, ambos os sexos e aparecer em qualquer idade, com média de aparecimento ao redor dos 20 anos. O vitiligo atinge de 0,5 a 2% da população mundial. As mulheres são geralmente mais acometidas do que os homens, porém os estudos mais recentes sugerem prevalência igual para ambos os sexos.A técnica, mais frequentemente utilizada para camuflar vitiligo, é a micropigmentação paramédica. Ela permite disfarçar a diferença de tons da pele através de pigmentos no tom o mais próximo possível da pele do paciente. Dra. Suely de Cássia especialista em micropigmentação paramédica utiliza a técnica de camuflagem, que consiste na aplicação de pigmentos com o propósito de alcançar a harmonia da coloração dos tecidos. “Este método é bastante eficaz, ele suaviza o contraste entre as manchas e o tecido ao redor e o resultado é a harmonia da coloração da pele”. “Este método é bastante eficaz, ele suaviza o contraste entre as manchas e o tecido ao redor e o resultado é a harmonia da coloração da pele”. O procedimento para a realização da micropigmentação corretiva no caso do vitiligo é bastante delicada e necessita de especialização na área pois a pele acrômica é mais sensível a agulha. O profissional, com especialização em correção de cicatrizes e manchas, deverá, também, ter bastante atenção na escolha da cor do pigmento que mais se aproxima da pele do paciente para fazer a cobertura da área. “Este método é bastante eficaz, ele suaviza o contraste entre as manchas e o tecido ao redor e o resultado é a harmonia da coloração da pele”. O procedimento para a realização da micropigmentação corretiva no caso do vitiligo é bastante delicada e necessita de especialização na área pois a pele acrômica é mais sensível a agulha. O profissional, com especialização em correção de cicatrizes e manchas, deverá, também, ter bastante atenção na escolha da cor do pigmento que mais se aproxima da pele do paciente para fazer a cobertura da área. Dra. Suely de Cássia explica que esses casos demandam uma avaliação cuidadosa e selecionada, devido à dificuldade para obter a exata tonalidade de pele. Por esse motivo necessita-se de um estudo de colorimetria.Alguns cuidados devemos ressaltar que quem usa medicamento para a doença deve suspender o seu uso pelo menos trinta dias antes de se submeter ao procedimento. Além disso, para que seja feita a dermopigmentação nestes casos, o vitiligo tem que estar estacionado, ou seja, a pessoa tem que estar com as lesões estabilizadas por seis meses. “Os resultados são visíveis já na primeira aplicação. As manchas brancas são totalmente preenchidas, garantindo uma melhor aparência e devolvendo a autoestima dos pacientes.
D) Além de se tratar de uma doença autoimune, onde o próprio sistema imunológico do paciente ataca os melanócitos, o vitiligo também pode ser hereditário, ou ter ligação a situações externas como exposição excessiva ao sol e a produtos químicos ou excesso de estresse.
E) Os tratamentos variam de acordo com o grau da doença e as características de cada pessoa.
 O uso de cremes para melhorar o aspecto das manchas é uma opção. O tratamento é feito de forma individualizada, respeitando o tipo de pele e de vitiligo que a pessoa possui, pois um caso difere do outro.
O laser e a micropigmentação, por exemplo, podem ser aplicados para retirar as lesões de pele, mas somente indicada pelo especialista. Conforme ocaso, técnicas cirúrgicas ou transplantes de melanócitos podem ser opções viáveis para a recuperação da coloração original da pele.
A fototerapia com radiação ultravioleta B banda estreita, é indicada para quase todos os tipos de vitiligo, principalmente em manchas da face e do tronco. Pode ser usada também a fototerapia com ultravioleta A. Acompanhamento psicólogo é uma maneira de tratar o lado psicológico do paciente, já que sua autoestima fica abalada, na maioria dos casos, devido ao surgimento das manchas.
F) A exposição da pele ao sol causa escurecimento porque a melanina já existente na pele sofre um processo de escurecimento e, concomitantemente, ocorre ativação da síntese de nova melanina a partir da liberação do hormônio estimulante de melanócitos (MSH), produzido pela glândula hipófise.
SEGUNDA ETAPA
Onicomicose do hálux
A onicomicose do hálux freqüentemente está associada com tinea interdigitale ou tinea pedis plantar.3
A prevalência da onicomicose na Inglaterra situa-se entre três e 8%.4 Em alguns países, como a Irlanda, 15 a 20% das pessoas, entre 40 e 60 anos de idade, sofrem da doença, sendo a prevalência maior nos idosos.
Paroníquia crônica com edema de prega ungueal proximal e perda da cutícula
A paroníquia crônica é uma inflamação recorrente ou persistente das pregas ungueais, geralmente das unhas dos dedos da mão.
A paroníquia crônica ocorre quase sempre em pessoas cujas mãos permanecem cronicamente molhadas (por exemplo, lavadores de louça, atendentes de bar e donas de casa), especialmente se elas tiverem eczema nas mãos, diabetes ou um sistema imunológico comprometido. A levedura Candida está sempre presente, mas seu papel em causar paroníquia crônica é incerto, pois eliminar a levedura completamente nem sempre resulta na cura da doença. A paroníquia crônica pode ser o resultado de uma inflamação irrita BBnte da pele (dermatite), além da presença de Candida.
A prega ungueal (a dobra de pele dura nos lados da placa ungueal onde a unha e a pele se encontram) fica dolorida, sensível e vermelha como na paroníquia aguda, mas não costuma haver acúmulo de pus. Muitas vezes há perda da cutícula (a pele na base da unha) e separação da prega ungueal da placa ungueal (a parte dura da unha). Em seguida, forma-se um espaço que permite a entrada de substâncias irritantes e micro-organismos. A unha pode ficar distorcida.
O médico estabelece o diagnóstico de paroníquia crônica através do exame do dedo da mão afetado.
Tratamento de paroníquia crônica
Evitar exposição excessiva à água
Corticosteroides ou tacrolimo
Às vezes, injeções de corticosteroides na prega ungueal
Às vezes, um medicamento antimicótico
Às vezes, cirurgia
Manter as mãos secas e protegidas pode ajudar na recuperação da cutícula e fechar o espaço entre a prega ungueal e a placa ungueal. Luvas ou cremes barreira são usados se for necessário contato com água.
Cremes à base de corticosteroides aplicados na unha podem ser úteis. Corticosteroides também podem ser injetados na prega ungueal. Também pode ser administrado tacrolimo em creme.
Os medicamentos antimicóticos (como fluconazol tomado por via oral) são administrados somente se as pessoas estiverem em risco de serem colonizadas por Candida.
A cirurgia da prega ungueal pode ser necessária para pessoas que têm uma doença grave ou aquelas cuja doença é difícil de tratar com outros métodos.
Exemplo de distrofia ungueal – Psioriose Ungueal com corrosão e pigmentação 
A psoríase nas unhas, também chamada de psoríase ungueal, acontece quando as células de defesa do corpo atacam as unhas, gerando sinais como unhas onduladas, deformadas, quebradiças, grossas e com manchas brancas ou marrom. 
Onicólise resultante de psoríase no leito ungueal
A psoríase no leito ungueal produz onicólise (como evidenciada pela pigmentação esbranquiçada da extremidade distal das unhas com borda eritematosa e ausência ungueal distal nos quarto e quinto quirodáctilos). Hiperceratose do leito ungueal subjacente.
Síndrome da unha verde
A síndrome da unha esverdeada é uma infecção por Pseudomonas, um tipo de bactéria. E cujas mãos ficam frequentemente na água ou expostas a agentes irritantes. O local em que a unha apresenta onicólise fica esverdeado.
Hematoma Subungueal resultante de traumatismo
O hematoma subungueal resulta no acumular de sangue, seja dos pés ou das mãos, e encontra-se geralmente sob a unha afectada. Esta situações acontecem derivado a um traumatismo – bastante recorrente nos desportistas. Os hematomas são particularmente dolorosos devido ao sangue que se acumula.
G) Lâminas de células queratinizado
Protegem as falanges distais das mãos e pés
Crescem durante toda a vida, cerca de 1 mm por semana
Crescimento é maior no verão
Matriz (parte proximal: oculta pela pele: origina e faz a unha crescer).
Corpo (parte principal)
Borda (margens): proximal, lateral e distal (livre)
Lunula: ( região esbranquiçada em forma de meia lua)
Eponico ( prega que fixa a unha popularmente chamada de cutícula
Transferência do corpo – tem rosa do leito da unha ( local onde a unha repousa – vascularizado e inervardo.
H) As unhas crescem durante toda a vida (cerca de 1mm/semana), pois as células epiteliais da raiz se proliferam e sofrem queratinização, formando a placa córnea constituída de células mortas. O crescimento das unhas tende a ser maior no verão e não ocorre em cadáveres.
I) A onicomicose é uma infecção nas unhas, causada por fungos, que se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas. As unhas dos pés são as mais afetadas por enfrentarem ambientes úmidos, escuros e quentes com maior frequência do que as mãos. Esse ambiente é considerado ideal para o crescimento dos fungos. 
Veja alguns tipos de micoses de unhas:
Descolamento da borda livre
Forma mais frequente em que a unha se descola, geralmente iniciando pelos cantos. O espaço fica oco, podendo acumular restos de queratina e bactérias, além dos fungos. O aspecto fica amarelado ou esbranquiçado. Nem toda a unha que está descolada sofre de micose. Isso pode acontecer pelo trauma de unhas compridas nos sapatos e em pessoas que correm ou praticam esportes de impacto como tênis e futebol.
Espessamento
Ocorre quando as unhas ficam mais duras e grossas e, geralmente, também escurecem. Pode doer. A micose pode levar a unha a adquirir um aspecto grosso, que chamamos popularmente de “unha de telha” ou “unha de gavião”. Não necessariamente toda a unha com esse aspecto sofre de micose. Isso pode acontecer somente pelo uso de sapatos apertados durante muitos anos.
Leuconíquia
É quando aparecem manchas brancas na superfície da unha. Isso pode ser o início de uma micose ou pode ser decorrente do envelhecimento dos esmaltes sobre as unhas.
Destruição e deformidades
A unha fica frágil e quebradiça e isso pode levar às mais diversas deformidades.
Paroníquia
O “unheiro” geralmente é contaminado por um tipo de fungo que chamamos de Candida. A candidose é a mesma que pode surgir em pacientes com corrimento vaginal. Trata-se de um fungo oportunista que não é o culpado do surgimento desse tipo de problema, mas ele ajuda a piorar o quadro. Inicialmente há inflamação, com dor e vermelhidão da pele ao redor da unha. Isso acaba se tornando crônico e leva à perda da cutícula, que deixa de nascer. Com o tempo, a inflamação cede e há um aumento da pele dessa região, que se torna espessada e endurecida. Nesse momento, começa a ocorrer uma alteração no formato da unha e ela cresce ondulada e com alterações de cor e na superfície.
Essa inflamação da pele ao redor da unha, ou seja, do tecido periungueal, pode ser provocada por fungos e bactérias, mas a principal causa é umidade constante da mão, principalmente em pessoas que manipulam muito a água e produtos de limpeza. Ela é popularmente conhecida como mão de lavadeira ou unheiro.
https://www.sbd.org.br/doencas/leucodermia-gutata-sarda-branca/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%3F,%C3%89%20bastante%20frequente%20na%20popula%C3%A7%C3%A3o.TRATAMENTO
Os tratamentos podem ser de uso local, sob a forma de cremes,soluções ou esmaltes. Em caso de acometimentos superiores a 30% de uma unha ou várias unhas acometidas ao mesmo tempo é necessário tratamento via oral também. A duração é, em média, de 6 meses, podendo chegar a 1 ano, pois depende do crescimento das unhas, que é lento. A persistência é fundamental para o sucesso do mesmo. O tratamento deve ser orientado por um dermatologista! Evite a automedicação, pois ela pode mascarar sintomas. Não interrompa o tratamento antes do tempo recomendado pelo dermatologista, mesmo que ache que a unha melhorou, pois a infecção pode ainda estar presente e isso pode levar a cura incompleta.
O tratamento da paroníquia pode requerer uma intervenção cirúrgica, por isso é muito importante evitar o contato com água e iniciar o uso de luvas o quanto antes.
As alterações nas unhas podem ser uma manifestação de uma doença sistêmica. Evite tratamentos caseiros e indicações de profissionais não médicos para tratar qualquer lesão ungueal ou periungueal. Procure um dermatologista
Bibliografia 
Anatomia humana/Unicesumar/DraCarmemPatriciaBarbosa
https://www.sbd.org.br/cuidados/onicomicose/
https://clinicadepodologia.pt/patologias/hematoma-subungueal/#:~:text=O%20hematoma%20subungueal%20resulta%20no,ao%20sangue%20que%20se%20acumula.
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/doen%C3%A7as-ungueais/s%C3%ADndrome-da-unha-esverdeada#:~:text=A%20s%C3%ADndrome%20da%20unha%20esverdeada,Pseudomonas%2C%20um%20tipo%20de%20bact%C3%A9ria.&text=e%20cujas%20m%C3%A3os%20ficam%20frequentemente,unha%20apresenta%20onic%C3%B3lise%20fica%20esverdeado.
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-dermatol%C3%B3gicos/doen%C3%A7as-das-unhas/deformidades-e-distrofias-ungueais#:~:text=A%20psor%C3%ADase%20no%20leito%20ungueal,Hiperceratose%20do%20leito%20ungueal%20subjacente.
https://www.tuasaude.com/tratamento-para-psoriase-nas-unhas/#:~:text=A%20psor%C3%ADase%20nas%20unhas%2C%20tamb%C3%A9m,com%20manchas%20brancas%20ou%20marrom.
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/doen%C3%A7as-ungueais/paron%C3%ADquia-cr%C3%B4nica
https://clinicaideal.med.br/dermatologia-clinica/vitiligo/#:~:text=Tratamento%20de%20vitiligo&text=O%20laser%20e%20a%20micropigmenta%C3%A7%C3%A3o,da%20colora%C3%A7%C3%A3o%20original%20da%20pele.
https://rsaude.com.br/campo-grande/materia/dermopigmentacao-em-vitiligo/7386#:~:text=A%20t%C3%A9cnica%2C%20mais%20frequentemente%20utilizada,poss%C3%ADvel%20da%20pele%20do%20paciente.
https://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos/melanodermia
https://www.sbd.org.br/doencas/leucodermia-gutata-sarda-branca/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%3F,%C3%89%20bastante%20frequente%20na%20popula%C3%A7%C3%A3o.

Continue navegando