Buscar

ESTATISTICA E PROBABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estatística e Probabilidade
A figura mostra o gráfico feito por uma aluna com o objetivo de registrar a idade dos alunos de sua turma. A aluna apresentou seu gráfico dizendo que juntou as crianças de 9 anos em uma coluna mais larga que a coluna das crianças com 10 anos, pois na classe havia 15 alunos com 9 anos e 8 com 10 anos. E ainda, colocou a inicial de cada criança no eixo horizontal.​​​​​​​​​​​​​
A. 
A aluna inseriu as crianças de 9 anos em uma coluna, assim como as de 10 anos, deixando-as com larguras diferentes; isso ocorreu porque ela escolheu o eixo horizontal para as frequências.
No gráfico a seguir, temos uma representação do ritmo de crescimento do PIB de alguns países em 2015 e em 2019.
​​​​​​​​​​​​​
Com essas informações, assinale a alternativa que indica o país com maior crescimento percentual em 2019 em relação a 2015.
C. 
China.
 
A média aritmética das notas de uma turma com 17 meninas e 11 meninos é igual a 7. Se a média aritmética das notas dos meninos é igual a 6, a média aritmética das notas das meninas é igual a:
A. 
7,6.
4. 
Uma das novidades da BNCC é a inclusão do estudo de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O assunto propõe a abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em situações-problema do cotidiano. Assinale a alternativa que justifica a abordagem desse tema no Ensino Fundamental.
E. 
Trabalhar probabilidade e estatística com as crianças promove a compreensão de que nem todos os fenômenos são determinísticos e de que o acaso tem papel importante no cotidiano.
5. 
Quando se fala em estatística na escola, independente do nível de ensino, o que se tem em mente é a demonstração de fórmulas e cálculos complicados não acessíveis para a maioria da população. Esse pensamento existe principalmente entre os professores de Educação Infantil, o que acreditamos ser um obstáculo para a implementação do estudo estatístico nesse nível de ensino. Cálculos e trabalho exclusivo com números, porém, não são objetivos da estatística no início de sua abordagem.
São fases para iniciar o estudo e o desenvolvimento da estatística:
C. 
Coleta de dados; tabulação; representação gráfica dos dados; sua interpretação e conclusão; e comunicação.

Continue navegando