Buscar

Independência da América Espanhola

Prévia do material em texto

Independência da América Espanhola
Contexto americano: América representava o poder econômico do império espanhol → sistema baseado nas práticas mercantilistas; Nova Espanha (México) e Peru se transformam em “metrópoles” dentro da América → práticas comerciais com as mais variadas regiões do mundo e desrespeito ao pacto colonial (contrabando); administração colonial corrupta → cargos nas mãos da elite crioula (filhos de espanhóis com nativos) → sociedade moldada a partir dos interesses da elite.
Situação espanhola: grave crise econômica devido ao envolvimento em conflitos religiosos; queda demográfica; enfraquecimento do exército; sistema do comércio próximo do colapso → aumento do contrabando e do domínio dos crioulos; aumento da dependência das colônias → inversão de papéis ao longo dos séculos e inserção na lógica metalista.
Guerra dos 7 anos (1756-1763): perda de territórios espanhóis para os britânicos → necessidade de reorganizar o império.
Reformas Bourbônicas: tentativa de retomar o controle espanhol sobre suas colônias → reformas administrativas e econômicas do sistema colonial espanhol. José de Gálvez: elabora relatórios que serão a base das reformas → objetivo: conseguir receitas para a coroa e reorganizar a máquina de impostos e o comércio → criação de novos Vice-Reinos → melhoria do controle e da administração política e do comércio. Vice-Reino da Prata (1776): deslocamento da economia da prata para o Atlântico, mudança do eixo de Lima para Buenos Aires. Mudança nos altos cargos da colônias: substituição dos antigos corruptos ligados aos Habsburgos (família nobre europeia) por intendentes espanhóis → aumento do controle fiscal e administrativo.
Restauração do comércio imperial: proibição de produção na colônia de trigo, vinho e azeite, por serem semelhantes aos produzidos na coroa, e fim da autonomia gozada na época dos Habsburgos; medidas liberais para impulsionar a economia: estímulo ao trabalho assalariado, fim da política de Porto Único e “comércio livre sob a proteção do Estado”; Espanha é incapaz de suprir as colônias → crescimentos colonial restrito devido ao pacto → aumento do custo de vida na sociedade: aumento no imposto sobre vendas e crioulos sustentavam as guerras na Europa → revoltas.
Política de Porto Único: dotada para evitar o contrabando comercial; concentração de portos apenas em Veracruz, México, Porto Belo, Panamá e Cartagena → maior controle do fluxo de pessoas e de navios que chegavam e saíam das Américas sob controle espanhol.
Governo de Napoleão: relação tensa entre Coroa e colônias → colônia já estava sustentada no regime liberal e surgiu o sentimento de independência → Napoleão destrona o rei da Espanha e coloca José Bonaparte no poder (para ver se resolve a situação) → crise constitucional na América sobre quem tem de fato o poder legítimo.
Constituição Liberal espanhola (1812): formada com a participação de crioulos e chapetones, garantia voz aos crioulos e mantinha estrutura favorável.
Tensão entre crioulos e chapetones: luta pela autonomia política e econômica; chapetones controlavam os altos cargos, impedindo os crioulos de chegar ao poder.
1814: o rei destronado volta ao poder, abole a constituição, retoma o absolutismo e o pacto colonial, coloca a elite crioula para comandar o processo emancipacionista e procura a legitimidade dos Habsburgos → rebeliões populares.
Caudilhismo: guerras civis entre unitários e federalistas durante o processo de formação dos Estados nacionais latino-americanos. 
Simón Bolívar: republicano, defende as nações livres, sem o comando das metrópoles da época, independentes, tanto na política como na economia, e a união dos povos, tanto com objetivo de formar blocos, sejam políticos ou econômicos, como para discutir problemas de ordem mundial.
Carta da Jamaica (1815): formação da confederação Hispano-Americana com o objetivo de conservar a língua e a religião coloniais.
Congresso do Panamá (1826): preocupação local com a recolonização espanhola → busca de unidade entre as repúblicas americanas.
José de San Martín: libertador da Argentina, Chile e Peru, apoiava a ideia de uma monarquia constitucional com um príncipe legítimo no poder → suas ideias perdem forças devido à manutenção da monarquia.
Guerras da independência: Sul: exército dos Andes comando por San Martín → independências de Chile e Argentina. Norte: exército Republicano comandado por Bolívar → independências da Venezuela, Bolívia, Equador, Peru e Colômbia + projeto "Grã-Colômbia", liberado por um “presidente vitalício", logo acusado de “monarquista disfarçado”. A incorporação de escravos nos exércitos evitava revoltas (havia medo do Haitianismo), pois lhes era garantida a alforria. 
Motim de Códis (1820): a substituição do exército contra Fernando VII obriga-o a renunciar; desejo de volta da constituição de 1812; após o domínio napoleônico a monarquia espanhola não conseguiu recuperar a legitimidade; liberais tentam negociar o fim das guerras nas colônias; derrubada a monarquia e o pacto colonial, a elite não precisava apoiar o regime liberal.
Encontro de Bolívar com Martín (1822): em Guayaquil no Equador, Bolívar sai vitorioso, San Martín parte para o exílio na Europa → Bolívar vira símbolo das independências.
Independência do México: poucos focos de resistência até o Motim de Códis; Plano de Iguala.
Objetivos do Plano de Iguala: definir o catolicismo como religião nacional do México, proclamar a independência do México e garantir a igualdade social para todos os grupos étnicos e sociais do novo país; pilares da nova ordem: independência, religião e união; esse plano contemplava a todos, pois garantia a autonomia crioula e a autoridade da Igreja. 
Independência do Haiti: colonização francesa: território representava a maior fatia do comércio colonial francês e era dominada por uma minoria branca; a Revolução Francesa encorajou os negros a buscaram política; a independência alargou os ideais iluiministas.
Obs.: todos os países viraram república logo após a independência, com exceção do México e do Brasil, que viraram impérios.

Continue navegando