Buscar

FACULDADE UNINASSAU

Prévia do material em texto

FACULDADE UNINASSAU
AMAURLIO SILVA SANTOS
ANÁLISE A RESPEITO DE TOMBAMENTOS POR IÇAMENTO DE CARGAS
GUINDASTE
MACEIÓ
2022
AMAURILIO SILVA SANTOS
ÁNALISE A RESPEITO DE TOMBAMENTOS POR IÇAMENTO DE CARGAS
 
 É NOTÓRIO QUE NESTA ARGUMENTAÇÃO SERÁ ABORDADO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE TOMBAMENTOS POR IÇAMENTO E O QUE PODE SE OBSERVAR PARA EVITAR
Resolução da questão proposta
0= [15.000 x 10] x 6-y3 x 15
Y3=60.000
0= [15.000 x 10] x 6-y2 x 12
Y2 =75.000
0=15.000 x 10] x 6-y1 x 9
Y1=100.000
Portanto os pesos suportados são respectivamente:
6.000 kg, 7.500 kg e 10.000 kg
Análise a respeito dos tombamentos por içamentos de cargas
A indústria e o setor de serviços estão, e crescentemente estarão, sob forte impacto de mudança tecnológicas, impulsionadas pela digitalização em alta escala e pela convergência de novas tecnologias. Tais avanços têm proporcionado incrementos consideráveis da produtividade em operações industriais e ganhos em termos de garantia da qualidade e de confiabilidade de produtos e serviços. 
Neste contexto, o içamento de cargas é uma atividade com elevação de modo vertical, tem como finalidade transportar cargas pesadas e, é realizado utilizando algumas técnicas manuais e equipamentos específicos, tais como, cordas ou cabos de aço.
A estabilidade de um guindaste articulado e as reações exercidas nos eixos do conjunto guindaste articulado e caminhão devido aos esforços do equipamento, são os fatores que determinam a segurança no içamento de cargas. O maior desafio a ser superado nas operações com movimentação de cargas é a instabilidade e, considerando a existência de vidas humanas durante a operação, qualquer erro é inadmissível.
Conforme é citado em moderna [2018] o levantamento de cargas vem sendo amplamente utilizado por diversos setores da indústria e de fábricas. Diante deste fato, é observado a necessidade de reduzir a mão de obra manual afim de tornar o processo mais ágil, seguro e eficaz. Fernandes [2018] ressalta que a segurança é um dos principais pontos que devem ser levados em consideração em qualquer setor que utilize esse tipo de operação. O autor ainda se posiciona a favor da redução do esforço físico de seus colaboradores com a pretensão de obter maior performasse e segurança no empreendimento.
Para operação de levantamento e transporte de cargas faz-se necessário analisar e seguir as normas regulamentadoras que as abrangem, sendo elas a NR 11 [BRASIL,2016] que se trata do transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais e a NR 18[BRASIL,2018] que ressalta as condições e meio ambiente de trabalho na indústria e comércio.
Levando em consideração também o que deve ser observado para evitar a ocorrência de tombamentos, tais como, seleção correta do guindaste compatível com o tamanho e peso do equipamento à ser içado, utilizar pessoas qualificadas para tal atividade, estabilizar cuidadosamente o guindaste, montar a carga corretamente, comunicação adequada e sinais e etc. 
Portanto, abordamos nesse contexto as regras reguladoras e brasileiras abrangidas pela operação. Além disso, foi visto o quão importante esse serviço é para todo mercado da engenharia, sendo uma operação mais segura, ágil e eficiente para todos os envolvidos quando seguidas as normas de segurança.

Continue navegando