Buscar

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 3ano

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – 3ºano (Professora Tatiane)
Leia o texto: “Resumo da história da dança” e responda as questões 16 e 17.
Na história da arte da dança, pode-se verificar que ela é uma das maneiras encontradas pelo ser humano de expressar sua arte e movimentos. A dança nasceu associada às práticas mágicas do homem, mas com o desenvolvimento da civilização, o rito separou-se da dança. O homem dançava pela sobrevivência, dançava para a natureza em busca de mais alimentos, água e também em forma de agradecimento. Na pré-história, a dança e a música eram usadas para representar situações. Essa dança, chamada primitiva, era quase um instinto e muitas delas foram registradas nas paredes de cavernas em forma de desenhos, que ficaram conhecidos como arte rupestre.
Durante o século XIV, predominavam as danças religiosas feitas pelos artesãos. Nas festas em família, essa expressão artística era muito usada pelas pessoas. O Rei Luís XIV incentivou o balé na França e deu apoio para manifestações culturais. No início dos anos 1900, a dança contemporânea começou a ser inserida nos salões e escolas de dança. Atualmente, não existe apenas um estilo crescendo sozinho, ele acaba sofrendo influência de outros tipos de dança como o rock e o jazz.
16. Em relação a dança contemporânea é correto afirmar que:
(A) originou-se dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil. Esses batuques estavam geralmente associados a elementos religiosos que instituíam entre os negros uma espécie de comunicação ritual através da música e da dança, da percussão e dos movimentos do corpo.
(B) No início de 1900, essa dança começou a ser inserida nos salões e escolas de dança. Não existe apenas um estilo sozinho, ela acaba sofrendo influência de outros tipos de danças.
(C) tem o objetivo de realizar rituais que podem ser por várias razões, como: fazer homenagem às pessoas mortas, agradecer pela colheita, pesca, além de outros motivos.
(D) Era usada para a sobrevivência, dançava para a natureza em busca de alimentos, água e agradecimento. Era quase um instinto e muitas foram registradas nas paredes de cavernas em forma de desenhos.
17. Observe as imagens abaixo e assinale qual delas pode ser considerada como dança primitiva.
18. O surgimento do teatro ocidental aconteceu na Grécia, no século VI aC. Naquela época, havia festivais organizados anualmente para reverenciar o deus:
(A)Anúbis.	
(B) Dioníso.
(C) Júpter.
(D) Tupã.
Fonte: https://www.horoscopovirtual.com.br/artigos/dionisio-o-deus-do-vinho

Continue navegando