Buscar

Posição da culpabiliadade em face da estrutura do crime

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Para a existência do crime, segundo a lei penal brasileira é suficiente que o sujeito haja praticado um fato típico e antijurídico.
2. Para o legislador brasileiro existe crime sem culpabilidade. É a nossa atual posição: a culpabilidade não é requisito do crime, que apresenta duas facetas: fato típico e ilicitude.
3. Culpabilidade é um dos pressupostos para aplicação da pena e não requisito ou elemento do crime. A imposição da pena depende da culpabilidade do agente. Além disso, a culpabilidade limita a quantidade da pena: quanto mais culpável o sujeito, maior deverá ser a quantidade da sanção penal.
Nota: Responsabilidade penal objetiva: Dá-se o nome de responsabilidade penal objetiva à sujeição de alguém à imposição de pena sem que tenha agido com dolo ou culpa ou sem que tenha ficado demonstrada sua culpabilidade, com fundamento no simples nexo de causalidade material. É combatida pela doutrina moderna.
Referências: 
JESUS, Damásio de. Parte geral – arts. 1 ao 120 do CP. Vol 1. Atualizador: André Estefam. 37 ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

Outros materiais