Buscar

PCC DIDÁTICA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
DIDÁTICA 
Samuel Martins Pereira 
202110118536
BRASÍLIA 21 DE JULHO DE 2022 
 
INTRODUÇÃO: Este trabalho tem por objetivo, compreender o processo de alfabetização do aluno com deficiência intelectual, investigar as metodologias usadas por professores no processo de alfabetização em escolas especiais. Conhecer como é o processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual, saber quais métodos são utilizados com esses alunos, conhecer como é feita a avaliação do aluno com deficiência intelectual, entender sobre o atendimento dado na escola especial, compreender a importância das leis que respaldam a inclusão do aluno com deficiência.
METODOLÓGIA:Neste projeto será por meio de pesquisa bibliográfica em torno do tema, para se obter maiores informações e conhecer a realidade vivenciada por alunos com deficiência intelectual, será utilizada entrevistas, registros através de estudo, investigar as metodologias usadas por professores na alfabetização de crianças com DI, conhecer um pouco do ensino dentro de uma escola especial, pesquisar leis que garantem o direito de acesso à educação a essas crianças.
CONCLUSÃO: O referente trabalho será feito em uma escola especial(APAE), com observação em sala de aula, e com um questionário de 8 perguntas a respeito do trabalho das docentes na respectivas instituição, com leituras, pesquisa sobre o Tema. Será feito a apresentação de alguns materiais utilizados pelos docentes na respectiva instituição, com leituras, pesquisa sobre o tema.
Será feito a apresentação de alguns materiais utilizados pelos docentes, usados no dia a dia com as crianças.
RECURSO DIDÁTICO: Caderno para anotação, canetas, artigos sobre o tema para leitura, internet para pesquisar sobre o referente tema etc...
QUESTIONÁRIO:
1. É utilizado algum documento para nortear esse processo de alfabetização?
2. Cite exemplos de materiais pedagógicos confeccionado por você, que auxiliando processo de alfabetização dessas crianças.
3. Quais as reais possibilidades de aprendizagem do aluno com deficiência?
4. Em que tipo de atividade o aluno com DI aprende melhor?
5. Como você avalia a aprendizagem do seu aluno?
6. Quais são as maiores dificuldades encontradas por você, ao receber um aluno com deficiência para lhe proporcionar condições para o seu desenvolvimento?
7. Você acha que a família pode contribuir neste processo de alfabetização?
8. Em sua opinião acha que a escola especial, está mais bem preparada para auxiliar neste processo de alfabetizar crianças com deficiência ou a escola regular oferece a mesma atenção que estes alunos precisam?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Necessidades Educativas Especiais–NEE In: Conferência Mundial sobre NEE: Acesso em qualidade – UNESCO Decreto nº 3.298.Brasília: 20 de dezembro de 1999.A triangulação entre Deficiência Intelectual, Funcionalidade Humana e Apoios ADRIANA FORTES DÉO JEANETE APARECIDA FERRI PEREIRA

Continue navegando