Buscar

RESOLUÇÃO CASO N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESOLUÇÃO CASO N1
 Após fazer uma breve análise dos três perfis, de Paulo, Marcos e Igor, conseguimos entender em quais os perfis de investimento cada um deles se encaixa e quais os tipos de investimentos se adequam melhor a cada um deles.
 Paulo, sendo funcionário público e consequentemente possuindo uma estabilidade financeira, mostrou que não gosta de correr riscos e acredita ser mais vantajoso ter uma rentabilidade menor, mas constante ao longo do tempo, sem correr risco de enfrentar percas. Ele prioriza muito mais a segurança e liquidez do que a lucratividade. Com essas características, esse tipo de cliente preferente investimentos em retornos previsíveis, normalmente buscando investimentos de renda fixa. A renda fixa é investimento em que os rendimentos são recebidos em intervalos de tempo estabelecidos em documentos formais, alguns exemplos de investimentos que poderiam ser escolhidos por Paulo são CDBs, as LTNs (Letras do Tesouro Nacional), as LFTs (Letras Financeiras do Tesouro), as NTNs (Notas do Tesouro Nacional) e as debêntures. Concluímos então que Paulo tem o perfil conservador.
 Marcos, um farmacêutico bem-conceituado que gosta de desafios e optou por trabalhar numa empresa renomada, tem como objetivo investir o resultado líquido de seu salário no mercado financeiro e de capitais. Como ele pensa em tipos de investimentos, voltando para os de médios e longos prazos, de forma que é possível lhe dar uma possibilidade considerável, mesmo que ele tenha que abri mão de um pouco de liquidez, conclui-se que com essas características, Marcos não é tão conservador, mas também nem 100% arrojado, sendo um investidor moderado que entende a necessidade dos riscos, mas não gosta de assumi-los tanto assim, Além dos investimentos conservadores, pode investir em debêntures, fundos multimercados e fundos de ações.
 Por fim, Igor que é um empresário no ramo de carros usados que prioriza a lucratividade acima de tudo, e que possui grandes somas em dinheiro, Igor está mais disposto a desistir da liquidez imediata, tendendo a ser mais flexível com maior tolerância a perdas, e entende que os lucros maiores viram normalmente em longo prazo. Com essas características, Igor se torna um investidor arrojado, que também pode ser agressivo e que tem muito apetite para risco. Geralmente, o arrojado é um investidor experiente que entende as oscilações do mercado e usa isso a seu favor para ganhar ainda mais dinheiro, como ele prioriza rentabilidade e retorno e não se importa em investir em ativos sem nenhuma garantia já que a rentabilidade é o seu foco, as opções de investimento para esse perfil seriam Ações da bolsa de valores, fundos multimercados, Derivativos, Debêntures, COE e Criptomoedas.
 Com isso, conseguimos concluir que a abordagem geral de um consultor de investimento envolve muito conhecimento, tanto do mercado financeiro e de capitais como entender as diferenças entre análise técnica e fundamentalista, para assim chegar em uma conclusão mais assertiva.

Continue navegando