Buscar

ATIVIDADES FISICAS E ESPORTES ADAPTADOS

Prévia do material em texto

Educação Física
RELATÓRIO AULAS PRÁTICAS
Disciplina: ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTES ADAPTADOS
Professor: 
A educação física adaptada baseia-se na prática de esportes convencionais, entretanto, as modalidades sofrem algum tipo de alteração, permitindo que as pessoas com deficiência participem das atividades esportivas.
Na primeira aula prática foram realizadas atividades adaptadas para deficiência auditiva. O sistema auditivo é de extrema importância para nós no dia a dia, pois nos permite interagir e pertencer ao mundo e desenvolver um canal de comunicação oral com outros seres humanos. A deficiência auditiva não prejudica os movimentos, no entanto algumas pessoas podem apresentar dificuldade no equilíbrio.
Pensando em como podemos trabalhar os exercícios físicos para uma pessoa com deficiência auditiva, busca –se utilizar os comandos visuais. Para essa metodologia foi utilizado a brincadeira do pega-pega na linha, onde foram utilizadas as linhas da quadra como referência. As crianças só podem correr sobre a linha. 
Percebe –se que pessoas com essa deficiência podem participar de muitas modalidades, haja vista que suas características físicas não são incompatíveis com a maior parte dos esportes.
Seguindo o roteiro, na segunda aula foram desenvolvidas atividades para deficiência intelectual. Esse tipo de deficiência apresenta diferentes aspectos, sendo necessário entender suas características e limitações para que se torne possível desenvolver um trabalho adequado. 
As pessoas com deficiência intelectual possuem características e limitações que resultando na necessidade de diferentes abordagens durante o trabalho físico, sendo necessário considerar que sua idade mental diferente da real.
Ao desenvolver um trabalho com deficiente intelectual, deve –se sempre lembrar do fácil desvio de atenção, sendo necessário lançar mão de diferentes estratégias para que seja possível manter o foco de atenção. A intervenção do profissional de educação física frente aos alunos com deficiência intelectual é de extrema importância e necessita de qualificações específicas para uma atuação adequada.
Na terceira aula as atividades adaptadas foram desenvolvidas para deficiência visual, é importante lembra que pessoas com deficiência visual, não apresentam padrão de desenvolvimento motor diferenciado. 
A dificuldade de uma pessoa com deficiência visual no esporte está relacionada com a limitação de perceber sua própria autoimagem, de se localizar no espaço. Quando se conhece as características da deficiência, fica mais fácil considerá-las no planejamento para assim desenvolver a atividade, com o intuito de proporcionar uma igualdade de aprendizado para todos. 
A quarta e última aula visa a deficiência motora, que dentre todas as deficiências esta é a que de fato implica no movimento. Por isso é importante conhecer em que essa deficiência implica para melhor desenvolver uma proposta de atividade. 
Existem três tipos principais de deficiência motora: a Paralisia Cerebral, a Amputação e a lesão modular. Ao entender cada limitação torna- se possível o melhor desempenho na elaboração das atividades. 
A educação física adaptada é uma maneira de se trabalhar a inclusão dessas pessoas. O exercício físico e a prática regular de esportes podem trazer diversos benefícios para a saúde e qualidade de vida da pessoa com deficiência. Melhora a circulação sanguínea, o fôlego e ainda proporciona sensações de prazer e alegria. A prática esportiva também pode ser uma forma de auxílio para a reabilitação da pessoa com deficiência. 
Atualmente há uma grande quantidade de esportes adaptados para pessoas com deficiência, onde qualquer um, independentemente de sua deficiência, pode encontrar uma atividade que lhe seja acessível e divertida.
Existem muitas modalidades de esporte adaptadas para quem possui deficiência motora, podemos cita o voleibol sentado e o basquete em cadeira de rodas, o tênis de mês, dentre tantos outros.
A finalidade educativa é a mesma em essência tanto para os estudantes com deficiência quanto para os alunos sem ela.

Continue navegando

Outros materiais