Buscar

AÇÃO DE EXECUÇÃO DE ALIMENTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA _____ VARA DA FAMÍLIA E SUCESSÕES DO FORO DE ______
Processo nº 000000000000
JOÃO MARCELO, brasileiro, menor, portador da cédula de identidade RG nº ___________, inscrito no CPF/MF nº __________, e LUIZ HENRIQUE, brasileiro, menor, portador da cédula de identidade RG nº ________________, inscrito no CPF/MF nº __________, neste ato devidamente representados por sua genitora MARIA FRANCIELE DA SILVA, brasileira, estado civil, profissão, portadora da cédula de identidade RG nº _______, inscrita no CPF/MF nº _______, todos residentes e domiciliados na Rua _________, nº  ____, Bairro de _____,  CIDADE/UF, CEP _____, por seu advogado que estes subscrevem, conforme instrumento de mandato incluso, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro nos artigos 528 e seus parágrafos, 786 e 911, do Código de Processo Civil, propor a presente
EXECUÇÃO DE ALIMENTOS
Em face de MARCOS FERNANDO, com CPF de nº ...., com sede na Rua ...., nº ....., bairro ...., CEP ....., CIDADE-UF pelas razões de fato e de direito que passa a aduzir:
DOS FATOS
Maria Franciele da Silva manteve uma união estável com Marcos Fernando, durante 2 (dois) anos, dessa relação sobreveio 2 (dois) filhos: João Marcelo e Luiz Henrique. Consta relatar que a união foi desfeita, por incompatibilidade de gênios. 
Assim sendo, na data de ../../....., foi homologada sentença nos autos da ação de alimentos nº..... estabelecendo que o executado pagaria aos exequentes o valor de 15% do valor do salário mínimo. 
Todavia, ocorre que o alimentante não paga os alimentos há três meses, de modo que não vem cumprindo com suas obrigações impostas. Sob esse cenário, os exequentes vêm passando por graves apertos financeiros, razão pela qual se viram obrigados a recorrerem ao Poder Judiciário. 
DO DIREITO
A propositura de execução no caso de inadimplemento do devedor na prestação de alimentos a filhos menores é reconhecida pelo artigo 786 do Código de Processo Civil, in verbis:
Art. 786. A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo.
Parágrafo único. A necessidade de simples operações aritméticas para apurar o crédito exequendo não retira a liquidez da obrigação constante do título.
Ademais, seu inadimplemento possibilita a execução por força do artigo 528 e parágrafos do mesmo diploma legal, que determina a prisão civil do executado no caso do não pagamento das parcelas vencidas, após 3 dias da sua citação:
Art. 528. No cumprimento de sentença que condene ao pagamento de prestação alimentícia ou de decisão interlocutória que fixe alimentos, o juiz, a requerimento do exequente, mandará intimar o executado pessoalmente para, em 3 (três) dias, pagar o débito, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo.
§ 1º Caso o executado, no prazo referido no caput , não efetue o pagamento, não prove que o efetuou ou não apresente justificativa da impossibilidade de efetuá-lo, o juiz mandará protestar o pronunciamento judicial, aplicando-se, no que couber, o disposto no art. 517 .
§ 2º Somente a comprovação de fato que gere a impossibilidade absoluta de pagar justificará o inadimplemento.
§ 3º Se o executado não pagar ou se a justificativa apresentada não for aceita, o juiz, além de mandar protestar o pronunciamento judicial na forma do § 1º, decretar-lhe-á a prisão pelo prazo de 1 (um) a 3 (três) meses.
§ 4º A prisão será cumprida em regime fechado, devendo o preso ficar separado dos presos comuns.
Importa salientar que a presente execução está em consonância com a regra disposta no artigo 528, §7º, do CPC, que autoriza a cobrança das 3 (três) pensões alimentícias anteriores ao ajuizamento da ação, bem como aquelas que se vencerem no decorrer do processo. Assim, esclarece os exequentes que estão cobrando nestes autos as parcelas vencidas e não pagas referentes ao lapso dos últimos 3 (três) meses, mais as que se vencerem no curso, conforme demonstrado pelo referido diploma legal:
§7º O débito alimentar que autoriza a prisão civil do alimentante é o que compreende até as 3 (três) prestações anteriores ao ajuizamento da execução e as que se vencerem no curso do processo.
Portando, pelo presente rito, busca-se a satisfação da obrigação alimentícia devida aos autores. O executado não vem honrando com a quantia de 15% (quinze por cento) do salário mínimo vigente desde Agosto/2022 até outubro/2022.
Dessa maneira, o valor do débito total atualizado até a presente data é de R$ 556.31 (quinhentos e cinquenta e seis reais e trinta e um centavos), conforme demonstrativo abaixo:
	VENCIMENTO
	VALOR
	JUROS DE MORA 1% A.M
	TOTAL
	10/08/2022
	181,80
	1,81
	183,61
	10/09/2022
	181,80
	3,63
	185,43
	10/10/2022
	181,80
	5,45
	187,25
	
	
	TOTAL GERAL:
	556,31$
Salienta-se que no cálculo da correção monetária foi adicionada a taxa de juros simples de 1% (um por cento) ao mês, aplicados sobre a obrigação mensal. 
DA PENHORA DOS BENS DO EXECUTADO
Ademais, com fulcro nos artigos 831 e 935, ambos do CPC, acaso o executado não venha adimplir a obrigação, os autores suscitam de pronto as prerrogativas dos preceitos legais acima mencionados para promover a efetividade do cumprimento da sentença.
DA PRISÃO CIVIL 
Uma vez citado e intimado o devedor para pagar dívida relativa as três prestações anteriores ao ajuizamento da execução, e este injustificadamente não a fizer, cabível a imposição de prisão civil, nos termos dos §§ 3o e 4º do art. 528 do CPC.
DO BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA
Requer-se, ainda, a concessão dos benefícios da gratuidade da justiça, nos termos do artigo 98 do Código de Processo Civil, e da Lei n.º 1.060/50 e alterações posteriores, visto que os Requerentes não reúnem condições de suportar as despesas com custas processuais e honorários advocatícios, sem prejuízo de seu sustento e de sua família, conforme declaração e atestado de pobreza em anexo.
DOS PEDIDOS
Ante o exposto, respeitosamente REQUER a Vossa Excelência se digne em: 
a) Seja determinada a intimação do executado, para, em 03 (três) dias, pagar o débito vencido e o que se vencer no curso do processo, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo, sob pena de decretação de sua prisão civil, com arrimo no artigo 19 da Lei 5.478/68 e artigo 528 e Parágrafos do Código de Processo Civil (CPC), uma vez comprovada a inadimplência voluntária do débito;
b) A concessão do benefício da Justiça Gratuita, pelo fato de os exequentes serem pessoas pobres no sentido jurídico do termo;
c) A manifestação do Ministério Público por estarem presentes interesses de menores, conforme Art. 178, II do Código de Processo Civil;
d) A condenação do executado ao pagamento das custas e despesas processuais, além de honorários advocatícios, no importe de 20% (vinte por cento) sobre o valor atualizado do débito;
e) Seja expedido ofício ao INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, no sentido de requerer informações acerca da existência de vínculo empregatício em nome do executado. Em caso positivo, seja oficiado ao empregador no sentido de que seja descontado diretamente da folha de pagamento do devedor o valor devido à título de pensão alimentícia, tanto os vincendos quanto os vencidos, conforme autoriza e nos limites do parágrafo 3* do artigo 529, do NCPC;
f) Requer, ainda, se digne determinar o desarquivamento do feito em epígrafe;
g) Requer provar o alegado por meio de todas as provas em direito admitidos, requerendo desde já a juntada da documentação em anexo.
Dá à causa o valor de R$ 556.31 (quinhentos e cinquenta e seis reais e trinta e um centavos).
Nestes termos,
Pede e espera deferimento.
Local e data.
Advogado/OAB

Outros materiais