Buscar

Relatório de Visita Técnica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Relatório de Visita Técnica
Google Campus for Startups
Rodolfo Silva Lopes de Andrade
São Paulo
2022
Introdução
Startups são modelos de negócios que têm se tornado mais popular no Brasil se destacando por resolver problemas complexos existentes na sociedade, diferenciando-se das empresas convencionais e trazendo cada vez mais inovação para o mercado. 
A tradução literal não permite entender o significado, mas podemos definir Startup como uma empresa que nasce em torno de uma ideia inusitada, escalável e em condições de extrema incerteza. Uma empresa emergente. 
Com um modelo como esse em plena expansão é necessário construir bases, trocar conexões, experiências e solidificar o conhecimento para trazer maturidade e desenvolvimento a esse enorme ecossistema de inovação e empreendedorismo. Além disso, o ecossistema precisa se manter saudável, portanto, são necessárias alternativas de apoio e segurança para que a sustentabilidade dessa rede interligada de inovação seja preservada e disseminada.
O Campus da Google for Startups, inaugurado em 2016 está focado em ser esse apoio e oferecer programas e mentorias que auxiliem o desenvolvimento dessas Startups. Aprimorando lideranças, potencializando equipes, incrementando o setor e aplicando-se também em desafios tecnológicos e dilemas complexos da sociedade sempre atenta para valores de diversidade e inclusão. 
Desenvolvimento
No dia 19 de outubro de 2022 foi realizada uma visita técnica ao Campus da Google for Startups em São Paulo com a finalidade de conhecer a estrutura e propósito do local bem como a rotina de funcionamento. 
Chegando ao local é possível observar que não é um prédio muito grande e chamativo. Não tem a logo do Google nem nada que remeta a empresa. Entramos no prédio e logo temos a área de recepção do Campus e mais acima, subindo uma escada, a área de recepção de eventos. Para tais eventos o Campus tem dois espaços. O auditório, que comporta 100 pessoas destinado a palestras e outras cerimônias e um classroom no quarto andar que comporta 50 pessoas.
Ainda no hall de entrada é possível notar que o local tem um designer bem moderno que condiz com o propósito e com o público-alvo a que se destina. Tudo no espaço é bem-sinalizado com os indicadores corretos, sendo muito fácil se localizar. Ao observar o teto é possível ver um mapa-múndi com a localização de diversos campus espalhados pelo mundo.
Indo em direção ao elevador somos recebidos por uma placa de olá em diversos idiomas e uma placa grande de bem-vindo. No elevador, tem informação sobre o que encontrar em todos os andares. 
· 0 - Recepção, Bicicletário, Auditório, Saída
· 1,2 e 3 - Coworking para Residentes
· 4 - Classroom, Family Lounge
· 5 - Espaço para Networking, Area do Silêncio
· 6 - Espaço de Networking, Sofá Café
Acima, entramos no espaço do Sofá Café com um local para se alimentar e uma área ao ar livre com bancos e algumas mesas. Do lado do Café tem um mural bem grande com o nome de todos os países com Campus no mundo e uma informação que o crachá é aceito em todos eles.
Mais a frente, há uma espécie de jardim suspenso e um varal com prendedores. E presos a ele, vários cartões de visita de empresas e pessoas. Andando mais um pouco, mais um painel com a rede global do Google Campus e um mural para Networking (O que você oferece e procura), excelente para colocar seus serviços a disposição e procurar uma solução para algum problema, se tiver, é claro.
Um dos lugares mais legais do prédio tem sofás, bilhar e Phone Booths que são áreas reservadas, com o objetivo de criar um ambiente privativo e garantir o sigilo de conversas e informações. Tal recurso prático é muito utilizado por escritórios mais modernos. 
Apesar do ambiente descontraído e que não lembra aqueles locais corporativos mais clássicos. É importante lembrar que se trata de um ambiente de negócios e trabalho, portanto, o silêncio é muito apreciado. O mais interessante é que ao invés de uma placa convencional pedindo silêncio, acima dos sofás podemos notar umas vacas amarelas e panelas que referem-se a brincadeira infantil do folclore brasileiro que consiste num desafio para ver quem fica calado por mais tempo. Bem interessante.
Conclusão
O Google Campus é um espaço destinado a empreendedores e Startups com recursos e estrutura que oferecem conforto para quem usufrui do local. Na visita foi possível notar como a empresa demonstra a preocupação com a inclusão e como há o desejo de se criar o senso de comunidade, através da união de interesses num espaço pensado para conectar as pessoas. 
Para ter acesso ao local existem duas formas: como membro e como visitante. Ambas exigem um cadastro. Como membro você ganha um crachá e como visitante um passe temporário. A visita pode ser individual e em grupo.
Há um programa de residência para novas startups e a seleção acontece duas vezes ao ano. Os escolhidos recebem toda a assistência de investidores e especialistas sem custo algum, pois o intuito é fomentar a inovação e o empreendedorismo.

Continue navegando