Buscar

Apol A - Inovação aberta e redes colaborativas para Inovação - Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Inovação Aberta e Redes Colaborativas para Inovação
De acordo com o texto-base OPEN INNOVATION: UMA NOVA FORMA DE PENSAR, conforme nos mostra Chesbrough (apud Grizendi, 2011, p. 52), os princípios da inovação aberta são muito diferentes dos da inovação fechada. Sobre o assunto relacione corretamente os itens às suas respectivas características:
1. Princípios da Inovação Fechada
2. Princípios da Inovação Aberta
 
(  ) Nem todas as pessoas talentosas do setor trabalham para nós. Necessitamos trabalhar com pessoas talentosas dentro e fora da empresa.
(  ) As pessoas talentosas do setor trabalham para nós.
(  ) Nós não temos que necessariamente originar a pesquisa para obter lucro com ela.
(  ) Se nós mesmos realizarmos nossas pesquisas, conseguiremos chegar primeiro ao mercado.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 1 – 2
	
	B
	2 – 1 – 2 – 1
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2
	
	D
	1 – 2 – 2 – 1
Questão 2/5 - Inovação Aberta e Redes Colaborativas para Inovação
No texto-base DESAFIOS DA REDE COLABORATIVA, as redes colaborativas oferecem ganhos competitivos que dificilmente a empresa conseguiria sozinha. Segundo Balestrin e Verschoore (2016, p.135) uma rede se estabelece quando há coerência e conectividade. Sobre o assunto podemos dizer:
	
	A
	Coerência ocorre quando há interesse individual, busca objetivo incomum.
	
	B
	Conectividade ocorre quando há uma “empatia” entre os participantes, através de uma interação, que transpassa pelos bens tangíveis e
 intangíveis.
	
	C
	O que importa numa rede colaborativa é gerar soluções individuais, atendendo os objetivos específicos para os desafios impostos pela
 sociedade.
	
	D
	A busca de ganhos competitivos está relacionada a soluções personalizadas, sem risco e aumento do poder no mercado.
Questão 3/5 - Inovação Aberta e Redes Colaborativas para Inovação
Você já deve ter observado que as mudanças na forma de vida vêm se alterando significativamente, seja através das inovações tecnológicas ou das mudanças econômicas, resultando em novas formas de produzir conhecimento do texto-base AS REDES COMO FORMA DE CONVIVÊNCIA. Analise as afirmativas a seguir sobre o assunto:
I. O tema da sociedade em rede começou a ter destaque quando abordado pelo sociólogo espanhol Manuel Castells, com o livro A Sociedade em Rede, lançado em 1999.
II. Na sociedade da informação as redes sociais são cada vez menos mediadas pelas tecnologias da informação e da comunicação, permitindo conectar as pessoas, lugares, organizações de maneira direta.
III. Além de Castells, o sociólogo francês Pierre Levy no livro Cibercultura, também traz reflexões para repensar o caminho da humanidade através das tecnologias digitais.
IV. A tecnologia impacta na construção da inteligência individual, com a interatividade e o ciberespaço que é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial das pessoas.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	II e IV
	
	D
	II, III e IV
Questão 4/5 - Inovação Aberta e Redes Colaborativas para Inovação
Sobre tema abordado do texto-base CRIAÇÃO DE VALOR NA INOVAÇÃO, segundo o Kotler (2021), o pai do marketing, para o cliente a criação de valor é a solução que a empresa oferece para atender as suas expectativas. É agregar resultados que devem ser percebidos nos produtos ou nos serviços, trazendo um efeito financeiro significativo. Para trazer resultado eficazes, esse diferencial competitivo deve ser identificado pelos consumidores. Analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I. ( ) Analise os concorrentes e descubra seus diferenciais competitivos: observar o que os concorrentes fazem e identificar possibilidades do que implantar na sua empresa (copiar o que é bom).
II. ( ) Identifique e tenha aderência as tendências do mercado: dê personalidade a sua marca com aderência ao público consumidor. Cuide da tipologia, das cores e mensagem proposta.
III. ( ) Identifique as necessidades e os problemas do seu consumidor: ao comprarmos algo buscamos resolver um problema. Quando a empresa oferta solução ela agrega valor ao produto e/ou serviço.
IV. ( ) Diferencie sua marca: identificar oportunidades nas tendências do mercado para promover sua marca.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
Questão 5/5 - Inovação Aberta e Redes Colaborativas para Inovação
Os parques tecnológicos são espaços geográficos que concentram empresas, instituições de ensino, centros de pesquisas e podem contar com o apoio e a parceria de programas governamentais que atuam de modo colaborativo para promover a inovação na área tecnológica. Da maneira exposta no texto-base ESPAÇOS DE CRIAÇÃO: PARQUES TECNOLÓGICOS E INCUBADORAS, é correto dizer:
	
	A
	O objetivo das incubadoras é aumentar a competitividade das grandes empresas envolvidas, através da troca de conhecimento e de tecnologia, com a criação de um 
ambiente de alta qualidade para atividade de pesquisa.
	
	B
	Um dos exemplos mais conhecidos de incubadoras é o Vale do Silício, na Califórnia (EUA), por ser lá que surgiram empresas inovadoras como a Nubank, QuintoAndar 
e Loggi.
	
	C
	O Brasil também conta com diversas incubadoras. Desde 1890 o país tem investido na formação desses espaços para aumentar a competitividade dos produtos
 internacionais no mercado nacional.
	
	D
	Dentro a realidade brasileira, destaca-se a empresa Embraer que surgiu em 1969, reconhecida internacionalmente. Ela é fruto da parceria do governo brasileiro com o
 Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com o objetivo de implementar uma indústria aeronáutica no país.

Outros materiais