Buscar

Resumo - Grécia Antiga (História - Sande de Sousa Alves Moreira)



Continue navegando


Prévia do material em texto

Prova de HistóriaProva de História
Grécia Antiga
Período pré-homérico (creto-micênico): Foi o período de formação da Grécia, que era um território muito pequeno e montanhoso, localizado na região sul da Península Balcânica, as ilhas do Mar Egeu e o litoral da Ásia Menor. A localização e o solo pouco fértil, não favorecia as práticas agrícolas na região. A população da Grécia Antiga foi inicialmente formada formada pelos dóricos, eólios e jônios. Eles se consideravam muito semelhantes e se autodenominavam “helenos” e a região que habitavam era chamada de Hélade.
Período homérico: Chamado assim por conta do poeta Homero, autor da Ilíada e da Odisséia. Nesse período surgiram os genos, que eram comunidades familiares lideradas pelo pater.
Período arcaico: Nesse perído, surgiu a oligarquia (poder na mão de poucos), onde os aristocratas/nobres/paters tiravam ou diminuíam o poder do rei e tomavam para si, o que originou a política e as cidades-Estado (pólis), que eram cidades gregas independentes politicamente e economicamente, mas que possuíam em comum as ágoras (praça central que servia como local de reuniões para os cidadãos) e as acrópoles (ponto mais alta da cidade, onde ficavam templos, edifícios importantes e onde os gregos se defendiam de ataques inimigos). 
Houve a queda de aristocracia por conta de motivos como: insatisfação social, disputas internas, surgimento de novos tipos de riqueza. O que deu lugar à tirania e à democracia, que foi fundada em Atenas e oferecia poder aos considerados cidadãos atenienses (filhos de pais atenienses, maiores de 21 anos, homens e livres). A democracia tinha que ser constituída por uma Eclésia (assembleia – local de reunião para todos os cidadãos), pelo Conselho, pelos Tribunais e pela Magistratura.
Por conta do aumento da população grega, houve a colonização grega, onde vários gregos migraram para fora da Hélade e fundaram novas pólis pelo mundo.
Período clássico: Período auge da Grécia, onde tiveram destaque o teatro, a filosifa, a música, a democracia, etc., mas também foi um período em que houveram muitas guerras
· Guerras Médicas: Confronto entre gregos e persas, que ocasionou a formação da Liga de Delos, liderada por Atenas, e posteriormente ocasionou a formação da Liga do Peloponeso, liderada por Esparta.
· Guerra do Peloponeso: Guerra entre a Liga de Delos e a Liga do Peloponeso, que ocasionou na vitória de Esparta e no enfraquecimento das cidades-Estado gregas.
Período helenístico: Período em que por conta do enfraquecimento dos gregos, as cidades-Estado foram conquistadas pelos macedônios, que conquistaram quase toda a Ásia, sob o comando de Alexandre, e instauraram a cultura helenística.