Buscar

Atividade 1 - 250820

Prévia do material em texto

FFF (tecidos de filamentos fundidos) é comumente utilizado para extrusão 3D de polímeros termoplásticos, que são extrudados mecanicamente como filamentos finos através de um bico aquecido em a cabeça de impressão de extrusão. Para facilitar o fluxo e a deposição, o material termoplástico é aquecido acima da temperatura de fusão para polímeros semicristalinos ou acima da transição de vidro temperatura para polímeros amorfos. Assim que o filamento sair do bocal ele esfria e a viscosidade do polímero aumenta acentuadamente, assim mantendo a forma. 
Os autores concluem que o processo FFF permite a impressão 3D de polímeros termoplásticos e termofixos, demostrando versatilidade. No entanto, para termoplásticos, a capacidade de impressão foi aprimorada com aditivos como nanomateriais, plastificantes ou por design químico, demostrando assim uma limitação. Além disso, a alta temperatura necessária para a impressão 3D FFF pode gerar vapores potencialmente tóxicos ao derreter esses polímeros, porém os materiais FFF de próxima geração devem minimizar ou eliminar a liberação de vapor tóxico para que essa tecnologia seja aplicável em áreas como a aeroespacial. 
DIW (escrita direta com tinta) é usado para formar materiais 3D de polímeros viscoelásticos. Este processo foi usado para fabricar uma variedade de objetos com uma ampla gama de geometrias, tamanhos e materiais sofisticados. Durante o processo, a tinta viscoelástica é distribuída por um pequeno bocal a algumas centenas de micrômetros de diâmetro por pressão externa e em seguida, depositados ao longo de caminhos definidos digitalmente para fabricar estruturas 3D. A eficiência de extrusão e a qualidade da estrutura 3D são altamente dependentes das propriedades viscoelásticas das tintas poliméricas, portanto o design cuidadoso das propriedades do material e dos parâmetros de impressão são requeridos. As tintas extrudadas também passariam por reorganizações e relaxamentos em cadeia, portanto, tratamento físico ou químico adicional normalmente é necessário para aumentar sua integridade estrutural. Propriedades reológicas como viscosidade, tensão de escoamento e módulo de elasticidade precisam ser medidas para determinar a janela de impressão de tintas. 
A vantagem dos sistemas DIW inclui a não geração de vapor tóxico, ao contrário da impressão 3D FFF. Os materiais produzidos DIW são significativamente mais suaves (faixa kPa) em comparação com os materiais produzidos FFF (faixa MPa ou GPa). No entanto, o ajuste fino da reologia da tinta geralmente é necessário, o que pode estreitar a janela operacional desses sistemas. Os materiais DIW futuros podem ser desenvolvidos para serem mais fortes e mais resistentes para serem aplicáveis ​​a uma ampla gama de aplicações, como engenharia e construção.

Continue navegando