Buscar

CUSTOS EMPRESARIAS - AP1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
BRF REVERTE LUCRO E TEM PREJUÍZO NO 2º TRI COM CUSTOS MAIS ELEVADOS
DUQUE DE CAXIAS, 2021
 Sumário
1.	INTRODUÇÃO	1
2.	DESENVOLVIMENTO	2
3.	CONCLUSÃO	4
Referências	5
			
1. INTRODUÇÃO
Criar estratégias para a diminuir custos nas empresas tornou- se uma prática mais comum em tempos que requer a reinvenção. Alguns aspectos que antes nada pesavam e pouco impactavam no orçamento passaram a causar imensa diferença na hora de lançar tudo na ponta do lápis. 
O controle de custos é uma ferramenta fundamental para a sobrevivência da organização no mercado. A condição econômica de uma empresa aponta a capacidade de superar crises e de se manter em equilíbrio, frente às variações na economia.
Uma ilustração dessa ferramenta fundamental que é a PDCA.
 
De acordo com Wernke (2004), os gastos de uma organização são os sacrifícios financeiros, a entidade utiliza recursos ou assume uma dívida, em troca da obtenção de algum bem ou serviço. Os gastos podem ser classificados em desembolsos (pagamento de funcionário), investimentos (fundo de investimento/imobiliário), perdas (imprevisto que não traz retorno, acidente de trabalho/incêndio), despesas (gastos com estrutura comercial da empresa), desperdícios (tempo/material usados de forma indevida), custos (tudo que afeta ou incide no preço/produção do produto) e sucata (material/peças inútil).
 
2. DESENVOLVIMENTO
Não podemos deixar de citar uma das metodologias mais relevantes no planejamento estratégico em busca do assertório, que é o PDCA, uma técnica que tráz mais agilidade fazendo com que os processos se tornem mais claros e objetivos, melhorando assim, os resultados dia a dia da organização.
 Plan (Planejar) >>> Estabelecer objetivos, estabelecer o caminho de como este objetivo será alcançado e o método que será utilizado para chegar-se a este objetivo).
 Do (Executar) >>> consiste em treinamentos dos envolvidos, a execução do que foi planejado e a coleta de dados para futura análise.
 Check (Verificar ou checar) >>> onde serão detectados as possíveis falhas e erros que não estavam previstos no desenho do processo.
 
 Act (Agir) >>> serão aprimoradas as correções e também definidas os planos de ação para o melhoramento da qualidade, eficiência e eficácia.
A redução de custos é de suma relevância em uma empresa, principalmente do ramo alimentício, como a BRF. A mesma, não só é uma das maiores exportadoras do país, mas também uma multinacional brasileira, em busca de explorar novos mercados e obter maiores lucros.
A limitação de custos precisa ser analisada e planejada estrategicamente e organizadamente. E ocorre por meio do envolvimento de distintas áreas da organização, como compras, qualidade, produção..., assim, simplifica a avaliação de onde estão os impasses e corta-los sem afetar negativamente na qualidade do produto. Afinal, esse tipo de corte evita modificar as características do mesmo, que são responsáveis por seus diferenciais e qualidades.
Com a diminuição de custos, a BRF terá mais disponibilidade no capital, aumento da rentabilidade, preços mais competitivos e conseguirá investir mais para seu crescimento, além do seu faturamento, o seu lucro e os seus resultados aumentarão proporcionalmente. Além do mais, ainda ajuda a sintetizar e tornar mais eficiente a estrutura operacional, eliminando desperdícios e gastos supérfluos, que apenas oneram a operação.
A gigante BRF, que serve a mais de 140 países, vem tendo uma forte influência do consumo consciente e da demanda por características funcionais dos alimentos. Em paralelo, a produção de produtos artesanais, orgânicos, com distribuição mais localizada intensifica a concorrência e exige eficiência. Isto exige de qualquer empresa investimento constante e desenvolvimento de novos produtos.
O Just-in-time, é um sistema que possui o intento de fabricar a quantidade correta de um produto, conforme com a demanda, de forma ágil e sem a necessidade da formação de estoques, assim, reduzindo ao enorme desperdícios e prejuízos. Ele ajuda a manter a flexibilidade, confiabilidade e velocidade. 
 
· A BRF possui custos e despesas como:
Custos >>> Gastos gerais de fabricação – são todos os serviços operacionais (energia elétrica, seguro de incêndio, depreciação/manutenção de máquinas, matéria-prima...). 
 Logística - estoque e armazenamento, impostos e tributos, mão de obra...
Salários dos funcionários..., e materiais de conservação e limpeza que normalmente os produtos não costumam ser superiores a 0,5% da receita total
Despesas >>> Contas de consumo - água, eletricidade, telefone, internet...
Honorários do contador - são essenciais para manter a empresa em dia com suas obrigações.
Materiais de escritório - computadores, telefone, escrivaninha, cadeiras...
Impostos, notas fiscais e os Benefícios - vale alimentação, vale transporte...
Seguros - evita que imprevistos tragam prejuízos ao negócio
3. CONCLUSÃO
Manter a organização financeira em dia é a melhor maneira de evitar gastos desnecessários e ter previsibilidade sobre o seu dinheiro.
Considerando a evolução do cenário econômico, crescentemente globalizado e de concorrência acirrada, constata-se a relevância do gerenciamento de custos eficaz, possibilita que a organização possa oferecer produtos de maior qualidade com o menor custo possível.
A restrição de custos, não deve ser uma medida apenas em momentos emergenciais do negócio. Além da redução de gastos, com planejamento esse corte pode garantir à organização mais recursos para a inovação dos serviços e produtos, além de maior competitividade. 
A administração demanda mais do que crescer a receita. Em certos momentos da economia, minimizar os gastos poderá ser mais fácil do que ampliar os seus ganhos. Por esse lado, é essencial saber balançar o que entra e o que sai de forma precisa, sobretudo, diante de um mercado gradativamente competitivo.
REFERENCIAS
https://www.folhavitoria.com.br/economia/blogs/gestaoeresultados/2018/10/01/reducao-dos-custos-uma-acao-gerencial-urgente-e-importante-para-as-empresas/
https://inovacaoindustrial.com.br/
https://www.copastur.com.br/blog/10-maneiras-de-reduzir-custos-operacionais-na-empresa/
https://blog.vr.com.br/reducao-de-custos-o-que-todo-empresario-precisa-saber/
https://administradores.com.br/artigos/e-importante-reduzir-custos-e-despesas
https://www.jornalcontabil.com.br/como-classificar-as-despesas-das-empresas/
https://www.onze.com.br/blog/tipos-de-custos/
https://algaris.com.br/reducao-de-custos/	
https://docplayer.com.br/20721688-Ciclo-de-deming-ou-ciclo-pdca.html
5

Continue navegando