Buscar

estudo dirigido cop2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
UNIDADE EDUCACIONAL PALMEIRA DOS ÍNDIOS
CURSO DE PSICOLOGIA
SEMESTRE 2020.1 REMOTO
DISCIPLINA: Concepções Ontológicas da Psicologia 2
DOCENTE: Profa. Lidiane dos Santos Barbosa
DISCENTE: Francielly Araújo Ferro
Nota: 4,0
Estudo Dirigido
Referências Indicadas:
CANGUILHEM, G. O que é psicologia?
JACÓ-VILELA, Ana Maria; FERREIRA, Arthur Arruda Leal; PORTUGAL, Francisco Teixeira (Org.). História da psicologia: rumos e percursos. 
CORREIA; XAVIER; LANG. Leitores Advertidos: desconstrução, psicanálise e leituras do retorno a Freud. 
HALL, Calvin Springer; LINDZEY, Gardner. Teorias da personalidade. 18. ed. São Paulo: EPU, 1984.
HALL, Calvin Springer; LINDZEY, Gardner; CAMPBELL, John B. Teorias da personalidade. 4. ed. São Paulo: Artmed, 2000.
Questões:
1.	No seu entendimento, onde Canguilhem quis chegar ao afirmar que a psicologia tem um estatuto mal definido quando se desconecta da filosofia ou da sua história? (2,0 pontos, mínimo 10 linhas tam 12)
Canguilhem aponta que a psicologia é uma ciência que aplica diferentes métodos para compreender o ser humano, de modo que, o estudo do ser humano possibilita diferentes direcionamentos e posições. No texto O que é psicologia o autor pontua os principais ramos e percursos que a ciência psicológica trilhou, utilizando como suporte teórico as teorias de vários filósofos acerca do fazer psicológico. Ao afirmar que a psicologia possui um estatuto mal definido Canguilhem se refere ao fato de que a psicologia não possui uma colocação única e sim métodos e abordagens distintas. Esse fato é responsável por algumas críticas direcionadas a ciência psicológica. No entanto, é importante ressaltar que a existência de várias psicologias é o que enriquece essa ciência e o seu. 	Comment by Autor desconhecido: Que abordagens seriam essas?	Comment by Autor desconhecido: Frase incompleta
2.	Sobre o conceito de inconsciente psicanalítico, o que vem a ser e como ele, o conceito, poderia explicar a concepção de sujeito para Freud? Desenvolva. (2,0 pontos, mínimo 10 linhas)
De acordo com a teoria psicanalítica freudiana o inconsciente diz respeito a um lugar psíquico com pensamentos, sentimentos e memórias que não são percebidos conscientemente pelo sujeito. O inconsciente portanto é responsável por sinalizar novos pensamentos e concepções que mantém a energia e vivacidade do sujeito. No tocante a concepção do sujeito e sua implicação com inconsciente Cabas (2009), afirma que em Freud, sujeito não é um conceito construído explicitamente, mas algo que surge nas entrelinhas apresentando-se como o nome do desejo. Mostra-se estranho e estrangeiro ao eu (ego) porque é inconsciente, oriundo dos imperativos da pulsão. Ele é o que insiste, a repetição que se impõe. Logo, o sujeito não existe por si, mas pode advir a partir do inconsciente.
3.	A psicanálise freudiana caracteriza-se por estabelecer determinadas definições das teorias do aparelho psíquico, por exemplo. Podemos dizer que a Culturalista segue a mesma concepção? O que caracteriza a psicanálise culturalista? (1,0 ponto).
A psicanálise freudiana utilizou apenas um modelo biológico reflexo em seus estudos com o intuito de explicar o psiquismo, de modo que, essa postura é caracterizada por um reducionismo biologizante. A teoria culturalista propõe-se a compreender o papel da aculturação na formação do caráter do indivíduo. Assim sendo, é importante frisar que o culturalismo psicanalítico dispõe de uma orientação cultural para analisar as questões acerca do sujeito, de maneira que as relações sociais possuem um papel fundamental na formação da nossa identidade. Ademais, a teoria culturalista atribui as questões de base social uma significativa importância. A partir das diferenciações colocadas fica evidente que a teria culturalista não segue a mesma concepção da psicanálise freudiana. 	Comment by Autor desconhecido: ?

Continue navegando