Buscar

Caso Star

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso – Star
1) Qual o principal diferencial do Paulo? 
R: Paulo não tinha um único diferencial, mas um conjunto de características que seriam: inovador, preservava seus valores, escuta ativa, olhava para um todo, flexível, cauteloso com a cultura da empresa.
2) Vocês acreditam ser possível a instalação de uma subcultura dentro de uma cultura mais abrangente? Por quê? 
R: Sim, de fato foi o que ocorreu no caso analisado, visto que, diante dos resultados após a chegada de Paulo a área recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior. 
3) Vocês acreditam que os subordinados diretos do Paulo seguirão os seus passos, caso ele saia da empresa? Baseados em quê? 
R: Sim, o fato dos subordinados se identificarem com a liderança de Paulo, baseado na admiração dos colaboradores, e resultados, mesmo após a mudança do Dr. Arthur em considera-lo para a posição de CEO.
4) Vocês reconhecem subculturas nas empresas em que trabalharam ou trabalham? Se sim, qual era o diferencial? Qual a reação das outras áreas?
R: Sim, é possível reconhecer na chegada de novos líderes, colaboradores, e em novos clientes. Acabam exigindo uma subcultura na empresa, embora a reação das áreas nem sempre é vista como positivo.
 
5) Se estivesse no lugar do Paulo, você se comportaria como a cultura maior esperava para conseguir possibilidades de crescimento? Por quê? 
R: No primeiro momento, comportaria de acordo com a cultura da empresa para ganhar espaço, em seguida, traria inovações com objetivo do crescimento da empresa e desenvolvimento dos colaboradores gerando resultado. 
6) Como você percebe a cultura da empresa Star? Utilize a tabela abaixo, baseado em Cameron e Quinn. 
7) Como você percebe a cultura do setor do Paulo? Utilize a tabela abaixo, baseado em Cameron e Quinn. 
	
	6) Cultura da Empresa
	7) Setor do Paulo
	Clã
	20%
	35%
	Inovativa
	10%
	40%
	Mercado
	30%
	15%
	Hierárquico
	40%
	10%

Continue navegando