Buscar

-FUND. AUDITORIA CONTÁBIL - CONTEXTUALIZADA- SOLANGE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE AUDITORIA CONTÁBIL 
 Solânge Cândido Xavier 
 01274625
Ciências Contábeis 
O controle interno dentro de uma empresa funciona como uma forma de prevenir possíveis erros que comprometam o bom funcionamento da organização. Este pode ser definido como o planejamento organizacional e todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim de salvaguardar seus ativos, verificar a adequação e o suporte dos dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a aderência às políticas definidas pela direção, com o objetivo de evitar fraudes, erros, ineficiências e crises nas empresas.
Os controles contábeis compreendem o plano de organização e todos os sistemas, métodos e procedimentos relativos a: salvaguarda dos bens, direitos e obrigações e fidedignidade dos registros financeiros. Os controles administrativos compreendem o plano de organização, os sistemas, métodos e procedimentos pela direção com a finalidade de contribuir para: eficiência e eficácia operacional; obediência a diretrizes, políticas, normas e instruções da administração.
Ambos são parte integrante da administração que serve de auxilio e referência nos procedimentos da empresa, e ajudam a prevenir erros e irregularidades. A partir disso a auditoria interna será responsável pela verificação da eficiência e qualidade desses controles. 
Há cinco atividades básicas de como esse controle pode ser colocado em prática. Mediante a: Segurança e proteção dos ativos e arquivos de informação; Documentação e registros adequados; Segregação de funções; Procedimentos adequados de autorizações para o processamento das transações e Verificações independentes. 
Portanto é importante que este controle seja implantado em um ambiente com políticas e principios éticos, uma estrutura organizacional adequada, comprometimento de todos os envolvidos, bons exemplos da liderança e um sistema adequado. Consequentemente a empresa será beneficiada com a menor chance de ocorrer alguma fraude, maior probabilidade de utilizar os recursos com um grau de eficiência mais elevado, além de está em conformidade com uma regulamentação de um ambiente propício ao crescimento.
Bibliografía
A importância da Auditoria Interna para as Organizações. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/contabilidade/auditoria-interna. Acesso em: 27 de agosto de 2022.
A Auditoria e os Controles Internos e a Confiabilidade dos dados na empresa. Disponível em: https://periodicos.unifacef.com.br. Acesso em: 27 de agosto de 2022.
A importância dos Controles Internos nas Organizações . Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br. Acesso em: 27 de agosto de 2022.
Benefícios do sistema de controle interno. Disponível em: https://contabilidadepublica.com/beneficios-do-sistema-de-controle-interno/. Acesso em: 27 de agosto de 2022.
Controles Internos. Disponível em: https://www.contabeis.com.br/artigos/1054/controles-internos/. Acesso em: 28 de agosto de 2022.
Controles internos. Portal de Auditoria. Disponível em: https://portaldeauditoria.com.br/controle-interno/.Acesso em: 27 de agosto de 2022.

Continue navegando