Buscar

DESENVOLVIMENTO DA DENTIÇÃO DECÍDUA

Prévia do material em texto

Ortodontia 
AULA: DESENVOLVIMENTO DA DENTIÇÃO DECÍDUA.
1. FATORES INFLUENTES 
- Desenvolvimento da oclusão 
Quando o bebe nasce todos os germes já estão no esqueleto facial, a ponto dele irromper a gengiva e ele erupcionar até chegar na dentição decídua ( com 20 elementos dentais), depois disso se tem a dentadura permanente que se forma a partir dos 6 anos de idade, depois que ela se completa e entra em oclusão nós vamos utilizá-la por toda a vida, e a partir daí vai surgindo características que vão se desenvolvendo por exemplo as cúspides dos dentes que vão ficando mais retificadas, a mesma coisa acontece com a maxila e a mandíbula. À medida que vamos crescendo o osso vai se desgastando (aumentando) a tendencia é que as forças venham da região anterior para a posterior. 
- Fatores genéticos 
Sempre levar em consideração pois, se eu tenho por exemplo um pai ou uma mãe que tenha uma alteração no elemento dental (alterações de número, tamanho, forma etc.) é provável que algum filho meu nasça com alguma alteração bucal (agenesia, dentes supranumerários, dentes conoides) 
Essas alterações genéticas podem proporcionar falta de ajuste entre a maxila e a mandíbula fazendo com que ocorra uma má oclusão. 
OBS: Levar em consideração uma dieta rica em frutas, legumes, verduras para a prevenção de caries, uma dieta baseada em doces, alimentos cariogênicos, pode levar o dente a esse processo de carie e ela pode levar a uma perda dental e essa perda precoce pode provocar várias alterações na oclusão. Por exemplo extrusões nos dentes, rotação dos dentes. 
- Fatores ambientais 
Por incrível que pareça a temperatura onde o individuo é gerado, onde ele cresce, se desenvolve também pode influenciar no desenvolvimento da dentição. 
Em países com o clima temperado a erupção dos elementos dentais ocorre mais tardiamente do que em países tropicais. O mesmo acontece com indivíduos que nasceram e cresceram próximo a litorais.
OBS: O genro também pode afetar em relação a dentição permanente, meninas esse desenvolvimento acontece mais precocemente do que nos meninos. 
 - Sistema Estomatognático
Considerar toda relação do sistema estomatognático com a face, o esqueleto ele vai crescendo e se desenvolvendo a medida que nós vamos crescendo, logo os períodos das dentições estão intimamente relacionados com esse crescimento.
- Fonação
Quando se perde um elemento dental decíduo precocemente pode interferir em diversos fatores de desenvolvimento, por exemplo a fala desse individuo é comprometida pois ele não vai ter o anteparo dos dentes que ele perdeu.
No caso da dentadura permanente é mais comum ter uma alteração no timbre de voz quando ocorre a perda dos dentes anteriores, principalmente com a perda dos molares
2. ANATOMIA COMPARADA 
- Classificação dos vertebrados 
DIFIODONTES: Os seres humanos são bifiodontes. Isso significa que eles têm dois conjuntos de dentes durante sua vida (decídua e permanente).
 POLIFIODONTE: Um polifiodonte é qualquer animal cujos dentes são continuamente substituídos. Ex: Jacaré 
MONOFIODONTES: são aqueles que terão uma dentição por toda vida, sem realizar trocas. Ex: baleia. 
- Classificação quanto a presença ou não de grupos dentais: 
 1- Homodontia- vertebrados, exceto mamíferos 
 2- Hetorodontia- mamíferos 
3. ERUPÇÃO DOS DENTES (PERIODOS)

Continue navegando