Buscar

ed de legislaçao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

8 Explique como os tratamentos odontológicos contribuem para o processo de identificação odontológica.
Durante um tratamento odontologia, o preenchimento da ficha permite anotar, os trabalhos odontológicos realizados que são uteis para a identificação, também consta as radiografias e exames de imagem, além de outras informações que se tenham levantado. Essas informações, permitem ao perito, o favorecimento ao reconhecimento dos dados no procedimento de identificação odontológica. 
9 Explique como o sinal de BILLARD pode contribuir para o cálculo da estimativa de idade:
O processo de septação dos maxilares faz com que no feto de termo existam quatro septos bem visíveis em cada hemimandíbula, que delimitam cinco cavidades nas quais se alojam os correspondentes esboços dentários que correspondem ao sinal de Billard, que vai contribuir com o cálculo de estimativa de idade onde a partir do 65o dia da vida intrauterina, quando aparecem os folículos dentários, e até a erupção dos 3os molares, na adolescência ou idade jovem ocorre uma sucessão de estágios que se encontram perfeitamente identificados e caracterizados. Isso torna possível o cálculo da idade com uma escassa margem de erro, isto é, com boa precisão.
10 Cite quais fatores podem interferir na cronologia da erupção dentária.
É comum que ocorra variabilidade no processo da erupção dentária, decorrentes de fatores como o estado nutricional, o tipo de alimentação, a deficiências e carências alimentares, agentes ambientais, transtornos do crescimento, doenças metabólicas etc. Além disso, crianças amamentadas com leite materno possuem tempo de erupção diferente, uma vez que a lactação artificial pode retardar a erupção dos dentes em meses.
11 Defina as principais modificações ocorridas durante o processo de involução dentária, e destaque como acontece a queda dos dentes definitivos com a idade.
A involução dentária se estabelece com a mudanças da cor do esmalte, passando a ser mais amarelado, em decorrência da reabsorção da borda alveolar da maxila e da mandíbula, ocorre uma retração gengival, provocando uma exposição do colo dos dentes e até mesmo parte da raiz, em idades mais avançadas do indivíduo. A queda dos dentes permanentes em decorrência idade, inicia-se pelos pré-molares superiores, seguidos pelos incisivos inferiores, os caninos superiores são os mais resistentes à queda espontânea. 
12 Explique a importância das modificações observadas na mandíbula ao longo da vida, e que auxiliam na estimativa da idade.
Com o passar da idade, ocorrem modificações na mandíbula, o ângulo formado pela linha que acompanha a borda posterior do ramo ascendente da mandíbula com a linha que acompanha a borda inferior do ramo horizontal desse osso aumenta paulatinamente, então a perda precoce dos dentes e o não uso da prótese são elementos que podem fazer com que as modificações mandibulares senis já se façam presentes antes mesmo dos 50 anos de idade, com isso, e possível determinar os valores para determinar a idade a partir do ângulo mandibular.
13 Defina os critérios utilizados para analisar o desgaste dos dentes e estruturas/tecidos vizinhos. Qual é a importância desses sinais na determinação da idade?
São estabelecidos critérios para a determinação da idade aproximada através da alteração de desgastes dos dentes com o avançar da idade, onde até os 30 anos, no processo de mastigação normal, só o esmalte normal sofre desgaste. Aos 40 anos, a dentina fica exposta, contudo, a formação da dentina secundária, uma nova dentina para proteção pulpar que é produzida pelo estimulo da mastigação, promovendo uma coloração escurecida à superfície triturante. Até os 50 anos de idade, há um aumento desse desgaste. Aos 60 anos, pode estar afetada toda a secção transversal dos dentes. Com isso, a cor da dentina secundária muda de castanho-claro a castanho-escuro. Quando é conhecida a idade dos dentes examinados, é possível correlacionar ambas as variantes através de um diagrama de dispersão e o final traçado da reta de regressão. Através dessa correlação, é possível determinar a idade com um erro de mais ou menos 5 anos.
14 Justifique o fato da Rugoscopia constituir-se em método eficiente na identicação
O estudo da Rugoscopia é caracterizada pelo uso das rugosidades sendo um conjunto de cristas lineares da mucosa do terço anterior do palato, que se apresenta como um sistema de pregas aderidas ao plano ósseo subjacente que aparecem no terceiro mês do período embrionário, permanecendo invariáveis durante a vida toda do indivíduo, persistindo vários dias após a morte, sendo assim, são tidas como uma forma de identidade individual fortemente utilizadas como elementos capazes de contribuir com o processo de identificação, podendo ser aplicada tanto no cadáver recente como no indivíduo vivo.

Continue navegando