Buscar

Análise de Recurso Extraordinário em Caso de Desobediência

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Caso – Num sábado à noite um cidadão recebe a visita de um Oficial de Justiça que havia se dirigido até sua residência com o fim de citar sua esposa, que se encontrava enferma e acamada.
Preocupado com o estado de saúde de sua mulher, o cidadão não permitiu a entrada do Oficial de Justiça em sua casa, e quando este tentou ingressar forçosamente, foi repelido com um empurrão. Foi o cidadão então indiciado pelo crime de desobediência (art. 330, Código Penal). O Juiz de primeira instância o absolveu, entendendo ter o agente agido com inexigibilidade de conduta diversa, em face do exposto no art. 5º, XI da Constituição da República.
No entanto, provendo apelo do Ministério Público, o Tribunal de Justiça reformou a decisão de primeiro grau, entendendo que o autor atuou com violência contra agente público competente que executava ordem com amparo legal.
 Ressaltou o Tribunal que o Oficial de Justiça encontrava-se de posse de mandado de citação que continha autorização expressa para cumprimento em domingo ou em dia útil, em horário diverso do estabelecido no caput do art. 172 do Código de Processo Civil, nos termos do § 2º deste mesmo artigo, condenando-o assim nas penas do crime de desobediência.
Dessa decisão do Tribunal de Justiça o advogado interpôs Recurso Extraordinário, pedindo a reforma da decisão do TJ com o restabelecimento da sentença de 1º grau. Analise tecnicamente as possibilidades de sucesso desse recurso, conforme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Tendo em vista o principio da dignindade da pessoa human deve absolver o réu que apenas defendia sua mulher neferma
Faça o melhor negócio agora mesmo. Compre, Venda, Alugue ou Anuncie.
TJPR -  Inteiro Teor. Agravo de Instrumento AI 808251 PR Agravo de... 
Data de Publicação: 7 de Dezembro de 1999
Encontrado em: Imobiliária para que fosse efetuada a averbação sob pena de crime de desobediência..., argumentando primeiramente a impossibilidade do oficial de justiça suscitar dúvida... qualquer manifestação por parte dos agravados. Parecer da Procuradoria de Justiça 
TRF3 -  Decisão Monocrática. AGRAVO DE INSTRUMENTO AG 200... 
Data de Publicação: 1 de Janeiro de 1970
Encontrado em: pela Justiça Laboral. Nesse sentido, o entendimento do Superior Tribunal de Justiça: "PROCESSUAL E PREVIDENCIÁRIO. VIOLAÇÃO AO ART. 535 DO CPC...-se considerar o resultado do julgamento proferido em sede de Justiça Trabalhista, já

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando