Buscar

Linguagem audio visual A2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A inclusão do som mudou completamente a estética do cinema, trazendo aos filmes maior capacidade de expressão e de proporcionar determinada sensação ao espectador. Dois elementos foram fundamentais para que o cinema se tornasse a combinação de duas linguagens, a sonora e a visual. Quais são?
Diálogo e música.
Linguagem audiovisual - unidade 2: planos e enquadramentos
A montagem narrativa caracteriza-se por sua função mais descritiva, com o propósito de reunir os vários fragmentos de realidade de forma a criar um todo significativo que realmente conte algo. Gerard Betton (1987), em Estética do cinema, ao destacar a dimensão temporal como guia, subdivide a montagem narrativa em:
I. Montagem linear.
II. Montagem invertida.
III. Montagem atonal.
IV. Montagem paralela.
V. Montagem alternada.
A respeito do texto podemos afirmar que:
I, II, IV e V.
Linguagem audiovisual - unidade 2: planos e enquadramentos
A linguagem cinematográfica é composta por diversos códigos, não somente os específicos (aqueles próprios do cinema), mas também os não específicos (ou códigos não fílmicos). Estes que são códigos narrativos comuns compartilhados com outras linguagens, que foram implementados ao cinema por Georges Méliès, ao explorar melhor do que ninguém as possibilidades fantásticas da recém-criada sétima arte. Os principais códigos não específicos utilizados são:
I. A iluminação.
II. A profundidade de campo.
III. O cenário.
IV. O desempenho dos atores.
V. A tela larga.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
A linguagem cinematográfica é composta por diversos elementos que, em conjunto, formam o seu entendimento perante o espectador. No entanto, há certos conceitos que podem não ser de fácil compreensão, a elipse narrativa é um deles, muito utilizado para limpar ações que não agregam ao filme.
 
Além da elipse de “conveniência”, existe mais dois tipos, também importantes para o desenrolar da narrativa, mas atuando de formas diferentes. Sinalize quais são elas:
Elipse de estrutura e elipse de conteúdo.
Linguagem audiovisual - unidade 2: planos e enquadramentos
O roteiro é a forma escrita de qualquer espetáculo cinematográfico. É um documento narrativo utilizado como diretriz. Logo, a escritura de um filme exige um bom roteiro, que organize a lógica das ações e o desenvolvimento da narrativa. Nesta etapa, pensando no roteiro, destacam-se:
I. A estruturação dos personagens no espaço do cenário.
II. A importância dos enquadramentos.
III. O espaço e o tempo de realização, e o ritmo na narrativa.
IV. A organização do tempo na trama, como o tempo interior das sequências e o tempo do conjunto das sequências que farão parte do filme.
V. O conjunto dos elementos anotados no texto (andamento da ação).
É correto apenas o que se afirma em:
I, IV e V.
“No primeiro cinema, os filmes não possuíam continuidade narrativa e a câmera, muitas vezes, era considerada como uma espécie de interface entre o ator e o espectador”. Segundo a explicação de Flávia Cesarino (1995), o início do cinema nada mais era do que a representação de fatos da realidade, o que acabava quebrando o encantamento do espectador em relação à diegese do filme, o conceito principal dentro da construção da linguagem cinematográfica.
Fonte: EAD.BR. Linguagem Audiovisual. Capítulo 2 - Planos e Enquadramento. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate. Acesso em: 11 jul. 2019.
 
Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa que corresponde a definição de diegese e a sua importância.
Conceito que diz respeito à dimensão ficcional de uma narrativa. É através dele que a realidade própria da narrativa consegue avançar como se fosse real.
O corte é a passagem de um plano para o outro, seja literalmente o corte da película ou a interrupção do registro pela câmera, como também a descontinuidade da imagem mostrada na tela. Cada corte, dependendo de sua finalidade, obedece a uma classificação diferente. Como, por exemplo:
● Uma forma gradual de corte, em que o estado intermediário é uma “mistura” entre o plano A e o plano B. Em seu decorrer, a imagem do plano A vai gradualmente desaparecendo enquanto a imagem do plano B vai surgindo.
● Fusões mais complexas que o fade ou movimentos para dar passagem de um vídeo para outro e que pode ser usada como um elemento da linguagem.
● A passagem entre um plano e outro se dá de forma gradual, sendo que o estado intermediário é uma imagem neutra (tela preta, tela branca ou de qualquer cor).
● Dois planos (imagens captadas de forma independente) coexistem na tela durante algum tempo.
● A passagem de um plano a outro se dá sem qualquer estado intermediário.
Marque a alternativa que representa o nome de cada corte na ordem descrita acima.
Fusão, transição, fade, sobreposição e direto.
Linguagem audiovisual - unidade 2: planos e enquadramentos
Tal como a percepção humana busca por ordem e sentido no mundo, o mesmo vale para a linguagem cinematográfica. Em um filme, é desejável que todos os elementos, os específicos e não-específicos, sejam bem colocados e justificados na trama. A partir da junção de elementos diferentes e não relacionados entre si montagem é o elemento essencial para
construção de significados.
Enquadra e enfoca uma parte do rosto do tema como os olhos, as mãos ou outro detalhe. Cria um efeito de choque. Essencial para se alcançar a máxima intensidade dramática, apresenta nitidamente a expressão do rosto e projeta as características do personagem e pode revelar pensamentos e o momento interior do personagem. Como é chamado esse plano?
Primeiríssimo plano.
Linguagem audiovisual - unidade 2: planos e enquadramentos
Há um processo que se caracteriza como tudo que é registrado pela câmera, do início ao fim das gravações. Dificilmente o cineasta consegue gravar tudo de uma só vez, sendo necessário capturar diversas vezes determinada parte do filme, com a finalidade de se chegar àquela mais perfeita. Ou seja, selecionar a melhor filmagem e que será utilizada na versão final do filme. Como é chamado esse elemento?
Tomada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais