Buscar

Linguagem audio visual A4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Embora as formas de visualizar um filme e colocá-lo no papel possam variar conforme o método do diretor (a), a Academia Internacional de Cinema recomenda que sejam levados em consideração alguns pontos para uma boa decupagem:
I. Se necessário, utilizar desenhos ou fotografias como uma espécie de storyboard, para facilitar a visualização dos planos.
II. Descrever sem muitos detalhes cada plano, o importante é apenas imaginá-los na tela.
III. Observar cenas potencialmente problemáticas, buscando resolvê-las visualmente.
IV. Conversar com outros profissionais da equipe do filme, porém, não compartilhar ideias e manter o roteiro como foi originalmente idealizado.
V. Numerar as cenas do roteiro, se elas já não estiverem numeradas.
É correto apenas o que se afirma em
I, III e V.
Baseia-se em relações entre o tamanho dos planos justapostos (faz uma analogia com o tempo musical). O conteúdo do plano fica subordinado ao compasso métrico escolhido na montagem. A qual montagem desenvolvida por Serguei Eisenstein, que buscava valorizar a forma e recorrendo a construção de um bom espetáculo, diz respeito essa definição?
Montagem métrica.
O principal objetivo desse cineasta russo pioneiro era envolver o espectador numa narração vertiginosa, que conduzisse sua emoção e seu entendimento aos fins planejados. Seu esforço foi o de construir uma impressão de naturalismo contínuo, mas ele fazia isso sem aderir a uma base melodramática. Seu cinema buscava emoção pela vertigem. A sua experiência foi denominada de:
Efeito Kulechov.
Os movimentos vanguardistas, através de suas propostas artísticas, influenciaram a transgressão da linguagem cinematográfica. A ideia de experimentar o cinema como Artes privilegiou o ritmo e o movimento, além de explorar a iluminação e novos ângulos de câmera. Todas essas experimentações tiveram como intuito:
I. Criar filmes mais conceituais e de difícil entendimento.
II. Trazer mais enfoque a arte por meio do cinema.
III. Causar impacto com sensações a partir de fenômenos visuais.
IV. Chocar a burguesia da época com filmes nada comerciais.
V. Ideais artísticos contrários aos ideais da guerra.
É correto apenas o que se afirma em
III, IV e V.
A princípio, relacionado à pintura, teve como início a valorização das formas geométricas e foi resultado das experiências de Pablo Picasso (1881 - 1973) e de Georges Braque (1882 - 1963). Na literatura, caracteriza-se pela fragmentação da linguagem e geometrização das palavras, arranjadas de maneira aleatória a fim de formar imagens. A que vanguarda artística se refere essa definição?
Cubismo.
“Um progresso dialético na história da linguagem cinematográfica [...] ela afeta, com as estruturas da linguagem cinematográfica, as relações intelectuais do espectador com a imagem e, com isso, modifica o sentido do espetáculo”.
BAZIN, André. O Cinema: Ensaios. Brasília: Editora Brasiliense, 1991.
Bazin (1991, p. 77-78) defendia que a profundidade de campo era uma aquisição capital de mise-en-scène. Isso porque, através de análises, ele descreveu relações estéticas que associavam um tempo ao outro. Sobre tais relações, é correto afirmar que:
I. A profundidade de campo coloca o espectador numa relação com a imagem mais próxima do que a que ele mantém com a realidade.
II. O diretor escolhe para ele o que deve ser visto. Lhe é solicitado um mínimo de escolha pessoal.
III. São de ordem psicológica, decorre uma busca por descrever a realidade como um todo, do mundo material e do mundo sensível.
IV. Há uma atitude mental mais ativa e até mesmo uma contribuição positiva do espectador à mise-en-scène.
V. Independente do próprio conteúdo da imagem, sua estrutura é mais ficcional.
Abaixo, aponte qual alternativa está correta:
I, III, e IV.
O Impressionismo francês, mais do que trazer de volta o cinema na França, revolucionou vários aspectos da linguagem cinematográfica. Sua tendência a uma técnica subjetiva, valorizava as diversas funções da equipe e ressaltava a figura do cineasta. Quanto à estética fílmica impressionista, Mascarello (2014, p. 98), aponta os seguintes princípios norteadores:
I. O diretor também assume o papel de roteirista.
II. A trama pretexto tem grande flexibilidade, o que implica uma simplificação do roteiro.
III. Temática recorrente (tipologia de personagens e de situações dramáticas).
IV. A valorização da imagem em sua forte carga de afeto, poesia e mistério dá margem a uma construção narrativa mais musical do que dramática.
V. As narrativas exerciam fascínio por serem enigmáticas e se destacavam por um tipo de decupagem em que o uso do espaço offscreen (espaço fora da tela) adquire diferentes significados.
É correto apenas o que se afirma em
I, II e IV.
Considerada uma grande conquista cinematográfica, é responsável por dividir uma cena em planos e antecipar como estes planos irão se unir uns aos outros. Possui um caráter de sistema minuciosamente elaborado e é vista como o planejamento da filmagem. Qual é o nome dessa técnica?
Decupagem.
Além do exemplo dos vanguardistas, representantes da arte moderna também agregaram o cinema em suas experiências visuais. De acordo com André Parente (2012, p. 14 apud SANTAELLA, 2016, p. 15-16), a ligação entre cinema e arte pode ser dividida em três grandes momentos. Quais são eles?
Período das vanguardas históricas, movimentos pós-modernos e novas formas do audiovisual.
É descrito como a caracterização da forma com a qual os filmes devem ser feitos. Ou seja, um tipo de padronização das práticas para a filmagem. Tudo o que diz respeito ao trabalho audiovisual, desde as locações onde serão realizadas as filmagens, até quais os tipos de lentes das câmeras, são definidos neste tipo de “documento”. Que facilitava o trabalho da direção em lidar com todos os profissionais envolvidos. Qual é o nome desse tipo de decupagem?
Decupagem como roteiro técnico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais