Buscar

APOL 1 Planejamento e Sustentabilidade Urbana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Planejamento e Sustentabilidade Urbana
“Alguns autores consideram que o desenvolvimento urbano brasileiro foi “tardio”, o que significa dizer que houve uma certa discrepância entre os arranjos que ocorriam aqui em comparação a outros locais do mundo, no mesmo período. Pesquisadores como Martins e colaboradores (2010) afirmam que alguns dos fatores que contribuíram para impulsionar o desenvolvimento brasileiro nas últimas décadas foram os arranjos de cooperação intermunicipal, a implantação de centros e parques tecnológicos, a cooperação e o associativismo, e a economia solidária”. Fonte: Rota de Aprendizagem 1 (Tema: A gestão das cidades no processo de desenvolvimento brasileiro). Considerando o conteúdo da disciplina “Planejamento e Sustentabilidade Urbana”, examine quais dos enunciados abaixo correspondem ao processo histórico da gestão urbana no Brasil.
I - Os anos de 1970 marcam o início do processo de gestão urbana no Brasil de maneira mais evidente por concentrar uma configuração bastante tecnicista, sem limitações de recursos financeiros e com repasses mais diretos acontecendo entre união e cidades.
II- Na década de 1980 a gestão urbana passou a ter um caráter emergencial e desenvolvimentista que teve sua origem na necessidade de driblar a crise e de lidar com o esgotamento da capacidade de governança. Nesse período, a gestão urbana deixa de ter um caráter puramente operacional e passa a ser, de fato, uma gestão. 
III. Na década de 1990 o discurso da sustentabilidade ganhou mais espaço, e os interesses ambientais passaram a estar mais presentes nas agendas desenvolvimentistas. A preocupação ambiental deixou de ser exclusiva de espaços com grandes áreas verdes e passou a existir também nos centros urbanos já bastante adensados.
IV- A década de 2000 representa um importante divisor de águas no desenvolvimento brasileiro em termos de gestão, especialmente no que diz respeito à participação mais ativa da população. Esse período contribui com modelos mais descentralizados de administração, que mudou a forma como o planejamento e os gestores encaravam os espaços.
Assinale a alternativa que faz uma análise correta:	
	D	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
Questão 2/5 - Planejamento e Sustentabilidade Urbana
“A forma como os espaços verdes foram trabalhados nas cidades diz muito sobre os contextos de cada época e sobre a formação da sociedade. O espaço verde como local de encontro, de contemplação ou de prática de atividades é um reflexo da sociedade que o compõe e o mantém”. Fonte: Rota de Aprendizagem 2 (Tema: Uma breve retrospectiva dos espaços verdes urbanos). Considerando o conteúdo da disciplina “Planejamento e Sustentabilidade Urbana”, assinale a alternativa que simboliza o uso dos espaços verdes durante a idade renascentista.
	 	D	Esse período consolida o espaço verde no processo de planejamento da cidade, posicionando o paisagismo em função das edificações e dando início a diversas correntes paisagísticas aplicadas até os dias de hoje.
Questão 3/5 - Planejamento e Sustentabilidade Urbana
“Durante a pandemia da COVID-19, especialmente nos primeiros meses, houve a manifestação de diversas manifestações da flora e fauna urbana a partir do isolamento de seres humanos. Isso pôde ser observado especialmente em locais de grande atividade turística mundo afora. Esse processo tornou evidente o impacto da intervenção do ser humano no planeta, que, ao utilizar menos determinados espaços, gerou limpeza das águas, melhoria da qualidade do ar e menos danos à vegetação (Soares; Pinto, 2020)”. Fonte: Rota de Aprendizagem 2 (Tema: Sobre alterações e dispersões na fauna e flora urbana). 
Com base no conteúdo abordado na disciplina “Planejamento e Sustentabilidade Urbana”, determine se os enunciados abaixo, que tratam dos fatores de atração ou dispersão para o desenvolvimento da fauna urbana, são verdadeiros (V) ou falsos (F). 
( ) I. Vias do entorno: tráfego de veículos no entorno e tráfego de pedestres no entorno. 
( ) II. Iluminação: quantidade de postes e pontos de luz, posicionamento das luminárias, tipo de lâmpadas. 
( ) III. Água: presença ou ausência de espelhos d´água, dimensão de espelhos d´água, proximidade dos espelhos d´água com a vegetação. 
( ) IV. Vegetação: diversidade de espécies, qualidade da cobertura vegetal, área sombreada, conjunto de áreas verdes nas proximidades. Selecione a alternativa que contém a sequência correta.
	B	V – V – V – V
	
Questão 4/5 - Planejamento e Sustentabilidade Urbana
“O que chamamos de inteligência urbana não quer dizer uma cidade que define automaticamente as estratégias e o planejamento. Os conceitos cada vez mais holísticos e abrangentes são os que determinam que uma cidade inteligente é aquela que aproveita o seu capital intelectual para otimizar o planejamento e garantir melhores condições urbanas e bem-estar. Assim, a cidade inteligente mistura inteligência artificial (as tecnologias digitais), inteligência humana e inteligência coletiva, construída por todos em comunidade (Komninos, 2011)”. Fonte: Rota de Aprendizagem 1 (Tema: Origem e interpretações do conceito de cidade inteligente). Partindo do material discutido em “Planejamento e Sustentabilidade Urbana”, que trata das dimensões obrigatórias para o desenvolvimento urbano inteligente, assinale a alternativa que define corretamente a dimensão denominada Smart Mobility.
		B	Essa dimensão visa a adoção de estratégias no eixo transporte, a fim de torná-lo multimodal, menos poluente, acessível, integrado e sustentável.	
Questão 5/5 - Planejamento e Sustentabilidade Urbana
“O manejo de áreas verdes é desafiador à medida em que é preciso integrar os espaços naturais com o processo de urbanização, de forma a permitir a eventual expansão urbana de maneira ordenada, planejada e sustentável”. Fonte: Rota de Aprendizagem 2 (Tema: Qualidades da integração ambiental). 
Considerando o conteúdo da disciplina “Planejamento e Sustentabilidade Urbana”, examine quais dos enunciados abaixo descrevem impactos negativos da urbanização sobre o território.
I- Poluição do ar e perda de biodiversidade.
II- Compactação e impermeabilização do solo e dificuldades ao desenvolvimento das raízes da vegetação. 
III. Rebaixamento do nível de lençóis freáticos e redução da disponibilidade hídrica e aumento da temperatura.
IV- Mudanças nos perfis dos terrenos para implantação da infraestrutura e edificações e alteração de características físicas e químicas do solo. 
Assinale a alternativa que faz uma análise correta:	
	D	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
Questão 3/5 - Planejamento e Sustentabilidade Urbana
“O planejamento ambiental sistêmico, que valoriza a importância das áreas verdes urbanas, contribui consideravelmente para a sociabilidade entre indivíduos – que procurarão tais espaços para encontro, lazer, descompressão etc. Esse processo é o que urbanista dinamarquês Gehl (2013) chama de “cidade viva”, onde os interesses públicos estão voltados também para espaços que proporcionem uma ligação emocional com os indivíduos”. Fonte: Rota de Aprendizagem 2 (Tema: Benefícios do planejamento ambiental sistêmico). 
Partindo do material discutido em “Planejamento e Sustentabilidade Urbana”, assinale a alternativa que caracterize benefícios psicológicos das áreas verdes em áreas urbanas.
		D	Salubridade mental, fortalecimento da identidade, valorização das áreas edificadas, oportunidade de convívio social, conforto térmico e de permanência.
Questão 5/5 - Planejamento e Sustentabilidade Urbana
Tema: Planos Diretor
“O Plano Diretor é um instrumento-base do Estatuto da Cidade, que visa ordenar o desenvolvimento e a expansão urbana, considerando toda a abrangência do território municipal. Esse planejamento deve ser composto de avaliações, diagnósticos, diretrizes e mapeamentos revistos a cada dez anos, no mínimo. Tudo o que for previsto no Plano Diretor deve ser considerado também em outras legislações municipais, a exemplo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Planejamento Plurianual (PPA)(Brasil, 2001). O Brasil possui atualmente mais de 5.000 municípios, por essa razão, nem todos eles possuem a obrigatoriedade de ter um Plano Diretor”. Fonte: Rota de Aprendizagem 1 (Tema: Planos Diretores). 
Com base no conteúdo abordado na disciplina “Planejamento e Sustentabilidade Urbana”, determine se os enunciados abaixo, que tratam dos critérios de obrigatoriedade do Plano Diretor, são verdadeiros (V) ou falsos (F). 
(F ) I. O Plano Diretor é obrigatório para os municípios com menos de 20 mil habitantes. 
(V ) II. O Plano Diretor é obrigatório para os municípios que façam parte de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas. 
(V ) III. O Plano Diretor é obrigatório para os municípios suscetíveis a deslizamentos, inundações ou outros processos naturais e geológicos de grande impacto. 
(V) IV. O Plano Diretor é obrigatório para os municípios que façam parte de regiões influenciadas por grandes empreendimentos ou por atividades que causem grande impacto ambiental. 
Selecione a alternativa que contém a sequência correta.
	B	F – V – V – V

Outros materiais