Logo Passei Direto
Buscar

Economia (Direito) Avaliação On-Line 1

User badge image
paulo paubyt

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "A liberalização pode ser definida em termos genéricos com maior acesso a mercados por novos produtores, em geral, privados. A liberalização frequentemente implica na busca da introdução de algum grau de concorrência, de modo que são produzidas alterações na estrutura e dinâmica dos mercados afetados." Fonte: COUTINHO, D. R. Direito e Economia Política na Regulação de Serviços Públicos. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 7.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Economia e Direito, pode-se afirmar que a liberalização dos mercados:
1. trata do processo de reinvestimento dos juros obtidos de uma aplicação financeira de forma periódica, aliada a uma centralização das atividades no Estado.
2. trata da produção autossuficiente destinada ao consumo local, com regulação das suas atividades e elevada interferência do Estado.
3. trata da maximização do lucro, aliado ao atendimento das necessidades sociais de um país e elevada interferência do Estado.
4. trata da diferença entre o valor real e o nominal de um ativo em uma operação financeira em conjunto com uma maior participação do mercado.
5. trata do processo de elevação do nível de comercialização e finanças no âmbito internacional paralelamente ao movimento de retração da atividade econômica executada pelo Estado.

Leia o trecho a seguir: "O liberalismo, como força econômica, enfraqueceu nossa rede de salvação, aquela que nos ajuda em caso de crise. Ele transformou o Estado de bem-estar em algo que não funciona. O Estado está nos ensinando a fazer máscaras porque não pode nos prover delas." Fonte: PÉREZ-LANZAC, C. O liberalismo enfraqueceu nossa rede de salvação. El País, jun. 2020.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o papel do Estado no bem-estar social, é possível entender que o welfare state indica:
1. que o Estado tem uma função monetarista de garantir a estabilidade macroeconômica do mercado por meio de instrumentos como alteração na oferta de moeda, por exemplo.
2. que o Estado tem uma função comercial de assegurar minimamente aos indivíduos a coordenação das atividades de venda dos produtos ou serviços entre si.
3. que o Estado tem a função assistencial de assegurar minimamente os direitos fundamentais dos indivíduos, como a educação, por exemplo.
4. que o Estado tem uma função indenizatória de assegurar moralmente que os indivíduos exerçam suas atividades com ausência de regulação.
5. que o Estado tem uma função estratégica de garantir o fortalecimento da competitividade entre os indivíduos e a rentabilidade da empresa.

Leia o trecho a seguir: "Se vocês observarem o que foi a social – democracia de uma forma muito simplista, pode-se dizer que a social democracia foi a resposta desta chamada democracia burguesa às ameaças." Fonte: PINTO, C. R. J. Teorias da Democracia: Diferenças e Identidades na contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 25.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o marxismo brasileiro e a democracia burguesa, é possível afirmar que a corrente de pensamento alinhada à de Lenin entendia que o Brasil:
1. se estruturava em uma economia monetarista, atendendo ao mercado externo e interno.
2. se encontrava estruturado em um modelo econômico com características feudais e imperialistas, visando atender às demandas apresentadas pelo mercado externo.
3. se estruturava em uma economia comportamental, atendendo ao mercado interno.
4. se estruturava em uma economia praticamente socialista, atendendo ao mercado interno.
5. se estruturava em uma economia keynesiana, atendendo ao mercado externo.

Leia o trecho a seguir: "A fertilidade do pensamento econômico brasileiro no século XX perpassou as principais escolas, desde a Marxista, com destaque para Caio Pardo Júnior, até a Neoliberal, em que se ressalta o pensamento de Eugênio Gudin, com ideias elaboradas sob a égide da CEPAL." Fonte: GENNARI, A. M.; OLIVEIRA, R. C. História do Pensamento Econômico. São Paulo: Saraiva Educação, 2009. p. 7.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a economia política brasileira, pode-se concluir que o pensamento econômico brasileiro começa a ser formulado por meio das ideias de:
1. Diva Benevides Pinho, na obra “Aspectos do Pensamento Econômico do Brasil”.
2. Guido Mantega, na obra “Economia Política Brasileira”.
3. Gustavo Franco, na obra “Leis Secretas da Economia”.
4. Paul Singer, na obra “Aprender Economia”.
5. Celso Furtado, na obra “Formação Econômica do Brasil”.

Leia o trecho a seguir: "Macroeconomia é o ramo das Ciências Econômicas que estuda os agregados econômicos (como o produto, a renda o consumo, o investimento, as exportações, as importações, por exemplo), seus comportamentos e as relações que guardam em si." Fonte: BACHA, C. J. C. Macroeconomia aplicada à análise da economia brasileira. São Paulo: EdUSP, 2004. p. 13.
O trecho acima traz uma definição sobre macroeconomia. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a sensibilidade ao ambiente, é possível afirmar que a estrutura jurídica que busca inserir políticas macroeconômicas acaba evidenciando:
1. os órgãos regulatórios como o seu principal agente.
2. as instituições como o seu principal agente.
3. o Estado como o seu principal agente.
4. as autarquias como o seu principal agente.
5. o mercado como o seu principal agente.

Leia o trecho a seguir: "Entre 2007 e 2012, a dívida pública cresceu em grande medida por conta do acúmulo de reservas internacionais, que são um seguro do país contra choques externos." Fonte: DRUMMOND, C. “Se o Estado não ajudar na recuperação, ninguém o fará”, diz economista. Carta Capital, jun. 2020.
O trecho acima trata da importância das reservas financeiras do governo no controle da dívida pública. A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o desempenho da economia brasileira, pode-se afirmar que o saldo positivo obtido através do cálculo entre receitas e despesas governamentais é denominado:
1. balança comercial.
2. custo de oportunidade.
3. balanço de pagamentos.
4. superávit primário.
5. déficit em contas correntes.

As decisões tomadas pelos indivíduos, dentro de um ambiente econômico, não são isoladas. Isso indica que as decisões individuais afetam a vida de outras pessoas, o que comprova a interação entre elas. Essas ações estão ligadas a um fenômeno denominado de socioeconomia, que é uma linha de pensamento econômico responsável por analisar como a relação dos fatores sociais e econômicos interferem na sociedade.
O trecho apresenta a importância da interação econômica entre os indivíduos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os princípios econômicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) A especialização de um pais naquilo que produz com maior eficiência e a possibilidade de se usufruir da variedade de bens e serviços disponibilizada pelos outros é possível graças à comercialização. II. ( ) A centralização governamental do planejamento econômico, que indica o seu poder decisório de produção e distribuição de bens é uma das características do modelo socialista. III. ( ) Partindo do princípio de que os mercados se caracterizam pela sua eficiência alocativa dos recursos, é possível afirmar que a mera intervenção estatal na economia é prejudicial e desnecessária. IV. ( ) O elevado nível de volatidade observado entre os países emergentes e desenvolvidos indicam que os padrões de vida dos indivíduos são semelhantes entre si ao redor mundo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. F, V, F, V.
2. V, F, F, V.
3. F, V, V, F.
4. V, F, V, F.
5. V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: "Gestores de recursos, economistas e investidores, todos dizem que a volatilidade aumentou muito nos mercados desde que a pandemia do novo coronavírus atingiu a economia mundial." Fonte: UOL. Coronavírus trouxe volatilidade aos mercados; o que isso significa?.
O trecho acima trata dos fatores que podem interferir no desempenho do mercado e deixá-lo mais vulnerável. Assim, considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre o funcionamento dos mercados, pode-se afirmar que o excesso de oferta indica que:
1. o preço dos agregados está acima do preço de oferta e a quantidade de investimentos vai exceder a da demanda.
2. o preço dos ativos financeiros está acima do preço de oferta e a quantidade de demanda vai exceder a das aplicações.
3. o preço de mercado está acima do preço de equilíbrio e a quantidade de oferta vai exceder a da demanda.
4. o preço das ações ordinárias está acima do preço de demanda e a quantidade de demanda vai exceder a de investimento.
5. o preço das aplicações está acima do preço de oferta e a quantidade de investimentos vai exceder a de oferta.

Leia o trecho a seguir: "Ciclos de negócios são períodos alternados de expansão e recessão econômica, sendo que a expansão é o período em que a produção e o nível de emprego estão aumentando, enquanto que a recessão é o período de um ciclo de negócios durante o qual a produção e o nível de emprego total estão decrescendo." Fonte: HUBBARD, R. G.; O’BRIEN, A. Introdução à Economia. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 690.
Esse trecho trata da diferença entre a expansão e recessão em um ciclo de negócios. A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o desempenho da economia brasileira, é possível afirmar que o Brasil entre 2015 e 2016 entrou em uma recessão, entre outros aspectos, por conta:
1. da produção, considerada um importante componente de demanda agregada, que apresentou índices de expansão.
2. dos gastos governamentais, considerados como um importante componente de oferta agregada, que apresentaram índices de queda.
3. das exportações líquidas, consideradas como um importante componente de oferta agregada, que apresentou índices de estagnação.
4. dos recursos tecnológicos, considerados um importante componente de demanda agregada, que apresentaram índices de estagnação.
5. do investimento, considerado um importante componente de demanda agregada, que apresentou índices de queda.

Leia o trecho a seguir: "Os estudiosos da teoria da dependência consideravam a que as razões do atraso dos nossos países latino americanos e africanos, estavam nas estruturas da economia mundial." Fonte: AUGEL, M. P. O desafio do escombro: Nação, Identidades e pós – colonialismo na literatura da Guiné – Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. p. 145.
O trecho traz um conceito que explica um dos motivos para o subdesenvolvimento dos países. A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o subdesenvolvimento capitalista, é possível afirmar que este modelo, segundo o pensamento de Caio Prado Júnior, pode ser compreendido por meio:
1. das práticas mercantilistas brasileiras visando a Balança Comercial Favorável.
2. do regime de pleno emprego e o controle da inflação inseridos no Brasil.
3. do modelo da emissão de moedas com autorregulação.
4. das ligações produtivas oriundas do setor agrícola que eram executadas desde o período colonial brasileiro.
5. da defesa da liberdade individual, com limitação do poder do Estado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "A liberalização pode ser definida em termos genéricos com maior acesso a mercados por novos produtores, em geral, privados. A liberalização frequentemente implica na busca da introdução de algum grau de concorrência, de modo que são produzidas alterações na estrutura e dinâmica dos mercados afetados." Fonte: COUTINHO, D. R. Direito e Economia Política na Regulação de Serviços Públicos. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 7.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Economia e Direito, pode-se afirmar que a liberalização dos mercados:
1. trata do processo de reinvestimento dos juros obtidos de uma aplicação financeira de forma periódica, aliada a uma centralização das atividades no Estado.
2. trata da produção autossuficiente destinada ao consumo local, com regulação das suas atividades e elevada interferência do Estado.
3. trata da maximização do lucro, aliado ao atendimento das necessidades sociais de um país e elevada interferência do Estado.
4. trata da diferença entre o valor real e o nominal de um ativo em uma operação financeira em conjunto com uma maior participação do mercado.
5. trata do processo de elevação do nível de comercialização e finanças no âmbito internacional paralelamente ao movimento de retração da atividade econômica executada pelo Estado.

Leia o trecho a seguir: "O liberalismo, como força econômica, enfraqueceu nossa rede de salvação, aquela que nos ajuda em caso de crise. Ele transformou o Estado de bem-estar em algo que não funciona. O Estado está nos ensinando a fazer máscaras porque não pode nos prover delas." Fonte: PÉREZ-LANZAC, C. O liberalismo enfraqueceu nossa rede de salvação. El País, jun. 2020.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o papel do Estado no bem-estar social, é possível entender que o welfare state indica:
1. que o Estado tem uma função monetarista de garantir a estabilidade macroeconômica do mercado por meio de instrumentos como alteração na oferta de moeda, por exemplo.
2. que o Estado tem uma função comercial de assegurar minimamente aos indivíduos a coordenação das atividades de venda dos produtos ou serviços entre si.
3. que o Estado tem a função assistencial de assegurar minimamente os direitos fundamentais dos indivíduos, como a educação, por exemplo.
4. que o Estado tem uma função indenizatória de assegurar moralmente que os indivíduos exerçam suas atividades com ausência de regulação.
5. que o Estado tem uma função estratégica de garantir o fortalecimento da competitividade entre os indivíduos e a rentabilidade da empresa.

Leia o trecho a seguir: "Se vocês observarem o que foi a social – democracia de uma forma muito simplista, pode-se dizer que a social democracia foi a resposta desta chamada democracia burguesa às ameaças." Fonte: PINTO, C. R. J. Teorias da Democracia: Diferenças e Identidades na contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 25.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o marxismo brasileiro e a democracia burguesa, é possível afirmar que a corrente de pensamento alinhada à de Lenin entendia que o Brasil:
1. se estruturava em uma economia monetarista, atendendo ao mercado externo e interno.
2. se encontrava estruturado em um modelo econômico com características feudais e imperialistas, visando atender às demandas apresentadas pelo mercado externo.
3. se estruturava em uma economia comportamental, atendendo ao mercado interno.
4. se estruturava em uma economia praticamente socialista, atendendo ao mercado interno.
5. se estruturava em uma economia keynesiana, atendendo ao mercado externo.

Leia o trecho a seguir: "A fertilidade do pensamento econômico brasileiro no século XX perpassou as principais escolas, desde a Marxista, com destaque para Caio Pardo Júnior, até a Neoliberal, em que se ressalta o pensamento de Eugênio Gudin, com ideias elaboradas sob a égide da CEPAL." Fonte: GENNARI, A. M.; OLIVEIRA, R. C. História do Pensamento Econômico. São Paulo: Saraiva Educação, 2009. p. 7.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a economia política brasileira, pode-se concluir que o pensamento econômico brasileiro começa a ser formulado por meio das ideias de:
1. Diva Benevides Pinho, na obra “Aspectos do Pensamento Econômico do Brasil”.
2. Guido Mantega, na obra “Economia Política Brasileira”.
3. Gustavo Franco, na obra “Leis Secretas da Economia”.
4. Paul Singer, na obra “Aprender Economia”.
5. Celso Furtado, na obra “Formação Econômica do Brasil”.

Leia o trecho a seguir: "Macroeconomia é o ramo das Ciências Econômicas que estuda os agregados econômicos (como o produto, a renda o consumo, o investimento, as exportações, as importações, por exemplo), seus comportamentos e as relações que guardam em si." Fonte: BACHA, C. J. C. Macroeconomia aplicada à análise da economia brasileira. São Paulo: EdUSP, 2004. p. 13.
O trecho acima traz uma definição sobre macroeconomia. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a sensibilidade ao ambiente, é possível afirmar que a estrutura jurídica que busca inserir políticas macroeconômicas acaba evidenciando:
1. os órgãos regulatórios como o seu principal agente.
2. as instituições como o seu principal agente.
3. o Estado como o seu principal agente.
4. as autarquias como o seu principal agente.
5. o mercado como o seu principal agente.

Leia o trecho a seguir: "Entre 2007 e 2012, a dívida pública cresceu em grande medida por conta do acúmulo de reservas internacionais, que são um seguro do país contra choques externos." Fonte: DRUMMOND, C. “Se o Estado não ajudar na recuperação, ninguém o fará”, diz economista. Carta Capital, jun. 2020.
O trecho acima trata da importância das reservas financeiras do governo no controle da dívida pública. A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o desempenho da economia brasileira, pode-se afirmar que o saldo positivo obtido através do cálculo entre receitas e despesas governamentais é denominado:
1. balança comercial.
2. custo de oportunidade.
3. balanço de pagamentos.
4. superávit primário.
5. déficit em contas correntes.

As decisões tomadas pelos indivíduos, dentro de um ambiente econômico, não são isoladas. Isso indica que as decisões individuais afetam a vida de outras pessoas, o que comprova a interação entre elas. Essas ações estão ligadas a um fenômeno denominado de socioeconomia, que é uma linha de pensamento econômico responsável por analisar como a relação dos fatores sociais e econômicos interferem na sociedade.
O trecho apresenta a importância da interação econômica entre os indivíduos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os princípios econômicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) A especialização de um pais naquilo que produz com maior eficiência e a possibilidade de se usufruir da variedade de bens e serviços disponibilizada pelos outros é possível graças à comercialização. II. ( ) A centralização governamental do planejamento econômico, que indica o seu poder decisório de produção e distribuição de bens é uma das características do modelo socialista. III. ( ) Partindo do princípio de que os mercados se caracterizam pela sua eficiência alocativa dos recursos, é possível afirmar que a mera intervenção estatal na economia é prejudicial e desnecessária. IV. ( ) O elevado nível de volatidade observado entre os países emergentes e desenvolvidos indicam que os padrões de vida dos indivíduos são semelhantes entre si ao redor mundo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. F, V, F, V.
2. V, F, F, V.
3. F, V, V, F.
4. V, F, V, F.
5. V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: "Gestores de recursos, economistas e investidores, todos dizem que a volatilidade aumentou muito nos mercados desde que a pandemia do novo coronavírus atingiu a economia mundial." Fonte: UOL. Coronavírus trouxe volatilidade aos mercados; o que isso significa?.
O trecho acima trata dos fatores que podem interferir no desempenho do mercado e deixá-lo mais vulnerável. Assim, considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre o funcionamento dos mercados, pode-se afirmar que o excesso de oferta indica que:
1. o preço dos agregados está acima do preço de oferta e a quantidade de investimentos vai exceder a da demanda.
2. o preço dos ativos financeiros está acima do preço de oferta e a quantidade de demanda vai exceder a das aplicações.
3. o preço de mercado está acima do preço de equilíbrio e a quantidade de oferta vai exceder a da demanda.
4. o preço das ações ordinárias está acima do preço de demanda e a quantidade de demanda vai exceder a de investimento.
5. o preço das aplicações está acima do preço de oferta e a quantidade de investimentos vai exceder a de oferta.

Leia o trecho a seguir: "Ciclos de negócios são períodos alternados de expansão e recessão econômica, sendo que a expansão é o período em que a produção e o nível de emprego estão aumentando, enquanto que a recessão é o período de um ciclo de negócios durante o qual a produção e o nível de emprego total estão decrescendo." Fonte: HUBBARD, R. G.; O’BRIEN, A. Introdução à Economia. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 690.
Esse trecho trata da diferença entre a expansão e recessão em um ciclo de negócios. A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o desempenho da economia brasileira, é possível afirmar que o Brasil entre 2015 e 2016 entrou em uma recessão, entre outros aspectos, por conta:
1. da produção, considerada um importante componente de demanda agregada, que apresentou índices de expansão.
2. dos gastos governamentais, considerados como um importante componente de oferta agregada, que apresentaram índices de queda.
3. das exportações líquidas, consideradas como um importante componente de oferta agregada, que apresentou índices de estagnação.
4. dos recursos tecnológicos, considerados um importante componente de demanda agregada, que apresentaram índices de estagnação.
5. do investimento, considerado um importante componente de demanda agregada, que apresentou índices de queda.

Leia o trecho a seguir: "Os estudiosos da teoria da dependência consideravam a que as razões do atraso dos nossos países latino americanos e africanos, estavam nas estruturas da economia mundial." Fonte: AUGEL, M. P. O desafio do escombro: Nação, Identidades e pós – colonialismo na literatura da Guiné – Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. p. 145.
O trecho traz um conceito que explica um dos motivos para o subdesenvolvimento dos países. A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o subdesenvolvimento capitalista, é possível afirmar que este modelo, segundo o pensamento de Caio Prado Júnior, pode ser compreendido por meio:
1. das práticas mercantilistas brasileiras visando a Balança Comercial Favorável.
2. do regime de pleno emprego e o controle da inflação inseridos no Brasil.
3. do modelo da emissão de moedas com autorregulação.
4. das ligações produtivas oriundas do setor agrícola que eram executadas desde o período colonial brasileiro.
5. da defesa da liberdade individual, com limitação do poder do Estado.

Prévia do material em texto

Economia (Direito) Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - 
Questionário 
8/10 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A liberalização pode ser definida em termos genéricos com maior acesso a mercados por novos produtores, em 
geral, privados. A liberalização frequentemente implica na busca da introdução de algum grau de concorrência, de 
modo que são produzidas alterações na estrutura e dinâmica dos mercados afetados.” 
Fonte: COUTINHO, D. R. Direito e Economia Política na Regulação de Serviços Públicos. São Paulo: Saraiva, 2014. 
p. 7. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Economia e Direito, pode-se afirmar que a 
liberalização dos mercados: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
trata do processo de reinvestimento dos juros obtidos de uma aplicação financeira de forma periódica, aliada a 
uma centralização das atividades no Estado. 
2. 
trata da produção autossuficiente destinada ao consumo local, com regulação das suas atividades e elevada 
interferência do Estado. 
3. 
trata da maximização do lucro, aliado ao atendimento das necessidades sociais de um país e elevada 
interferência do Estado. 
4. 
trata da diferença entre o valor real e o nominal de um ativo em uma operação financeira em conjunto com 
uma maior participação do mercado. 
5. 
trata do processo de elevação do nível de comercialização e finanças no âmbito internacional paralelamente ao 
movimento de retração da atividade econômica executada pelo Estado. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O liberalismo, como força econômica, enfraqueceu nossa rede de salvação, aquela que nos ajuda em caso de crise. 
Ele transformou o Estado de bem-estar em algo que não funciona. O Estado está nos ensinando a fazer máscaras 
porque não pode nos prover delas.” 
Fonte: PÉREZ-LANZAC, C. O liberalismo enfraqueceu nossa rede de salvação. El País, jun. 2020. Disponível em: 
<https://brasil.elpais.com/ideas/2020-06-13/richard-sennett-o-liberalismo-enfraqueceu-nossa-rede-de-salvacao.html>. 
Acesso em: 01 Jul. 2020. 
O trecho acima trata das falhas do liberalismo econômico e seus impactos na política de bem-estar social. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o papel do Estado no bem-estar social, é possível 
entender que o welfare state indica: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
que o Estado tem uma função monetarista de garantir a estabilidade macroeconômica do mercado por meio de 
instrumentos como alteração na oferta de moeda, por exemplo. 
2. 
que o Estado tem uma função comercial de assegurar minimamente aos indivíduos a coordenação das 
atividades de venda dos produtos ou serviços entre si. 
3. 
que o Estado tem a função assistencial de assegurar minimamente os direitos fundamentais dos indivíduos, 
como a educação, por exemplo. 
Resposta correta 
4. 
que o Estado tem uma função indenizatória de assegurar moralmente que os indivíduos exerçam suas 
atividades com ausência de regulação. 
5. 
que o Estado tem uma função estratégica de garantir o fortalecimento da competitividade entre os indivíduos e 
a rentabilidade da empresa. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Se vocês observarem o que foi a social – democracia de uma forma muito simplista, pode-se dizer que a social 
democracia foi a resposta desta chamada democracia burguesa às ameaças. Ou seja, houve todo um movimento 
europeu, do proletariado europeu, organizado e de partidos socialistas, e a chamada democracia burguesa começa a 
“dar” em trocar o Estado de bem-estar social.” 
Fonte: PINTO, C. R. J. Teorias da Democracia: Diferenças e Identidades na contemporaneidade. Porto Alegre: 
EDIPUCRS, 2004, p. 25. 
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre o marxismo brasileiro e a democracia burguesa, é possível 
afirmar que a corrente de pensamento alinhada à de Lenin entendia que o Brasil: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
se estruturava em uma economia monetarista, atendendo ao mercado externo e interno. 
2. 
se encontrava estruturado em um modelo econômico com características feudais e imperialistas, visando 
atender às demandas apresentadas pelo mercado externo. 
Resposta correta 
3. 
se estruturava em uma economia comportamental, atendendo ao mercado interno. 
4. 
se estruturava em uma economia praticamente socialista, atendendo ao mercado interno. 
5. 
se estruturava em uma economia keynesiana, atendendo ao mercado externo. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Leia o trecho a seguir 
“A fertilidade do pensamento econômico brasileiro no século XX perpassou as principais escolas, desde a Marxista, 
com destaque para Caio Pardo Júnior, até a Neoliberal, em que se ressalta o pensamento de Eugênio Gudin, com 
ideias elaboradas sob a égide da CEPAL.” 
Fonte: GENNARI, A. M.; OLIVEIRA, R. C. História do Pensamento Econômico. São Paulo: Saraiva Educação, 
2009. p. 7. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a economia política brasileira, pode-se concluir que o 
pensamento econômico brasileiro começa a ser formulado por meio das ideias de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Diva Benevides Pinho, na obra “Aspectos do Pensamento Econômico do Brasil”. 
2. 
Guido Mantega, na obra “Economia Política Brasileira”. 
3. 
Gustavo Franco, na obra “Leis Secretas da Economia”. 
4. 
Paul Singer, na obra “Aprender Economia”. 
5. 
Celso Furtado, na obra “Formação Econômica do Brasil”. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Macroeconomia é o ramo das Ciências Econômicas que estuda os agregados econômicos (como o produto, a renda o 
consumo, o investimento, as exportações, as importações, por exemplo), seus comportamentos e as relações que 
guardam em si.” 
Fonte: BACHA, C. J. C. Macroeconomia aplicada à análise da economia brasileira. São Paulo: EdUSP, 2004. p. 13. 
O trecho acima traz uma definição sobre macroeconomia. Considerando essas informações e o conteúdo estudado 
sobre a sensibilidade ao ambiente, é possível afirmar que a estrutura jurídica que busca inserir políticas 
macroeconômicas acaba evidenciando: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
os órgãos regulatórios como o seu principal agente. 
2. 
as instituições como o seu principal agente. 
3. 
o Estado como o seu principal agente. 
Resposta correta 
4. 
as autarquias como o seu principal agente. 
5. 
o mercado como o seu principal agente. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Entre 2007 e 2012, a dívida pública cresceu em grande medida por conta do acúmulo de reservas internacionais, que 
são um seguro do país contra choques externos. Imagine em quanto estaria o câmbio e, em consequência disso, a 
Selic neste mês de junho se não fossem as reservas.” 
Fonte: DRUMMOND, C. “Se o Estado não ajudar na recuperação, ninguém o fará”, diz economista. Carta Capital, 
jun. 2020. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/economia/se-o-estado-nao-ajudar-na-recuperacao-
economica-ninguem-o-fara-diz-economista/>. Acesso em: 01 Jul. 2020. 
O trecho acima trata da importância das reservas financeiras do governo no controle da dívida pública. A partir dessas 
informações e do conteúdo estudado sobre o desempenho da economia brasileira, pode-se afirmar que o saldo 
positivo obtido através do cálculo entre receitas e despesas governamentais é denominado: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
balança comercial. 
2. 
custo de oportunidade. 
3. 
balanço de pagamentos. 
4. 
superávit primário. 
Resposta correta 
5. 
déficit em contas correntes. 
7. Pergunta 7 
0/1 
As decisões tomadas pelos indivíduos, dentro de um ambiente econômico, não são isoladas. Isso indica que as 
decisões individuais afetam a vida de outras pessoas, o que comprova a interação entre elas. Essas ações estão ligadas 
a um fenômeno denominado de socioeconomia, que é uma linha de pensamento econômico responsável por analisar 
como a relação dos fatores sociais e econômicos interferem na sociedade. 
O trechoapresenta a importância da interação econômica entre os indivíduos. Considerando essas informações e o 
conteúdo estudado sobre os princípios econômicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) 
e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) A especialização de um pais naquilo que produz com maior eficiência e a possibilidade de se usufruir da 
variedade de bens e serviços disponibilizada pelos outros é possível graças à comercialização. 
II. ( ) A centralização governamental do planejamento econômico, que indica o seu poder decisório de produção e 
distribuição de bens é uma das características do modelo socialista. 
III. ( ) Partindo do princípio de que os mercados se caracterizam pela sua eficiência alocativa dos recursos, é possível 
afirmar que a mera intervenção estatal na economia é prejudicial e desnecessária. 
IV. ( ) O elevado nível de volatidade observado entre os países emergentes e desenvolvidos indicam que os padrões 
de vida dos indivíduos são semelhantes entre si ao redor mundo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, F, V. 
2. 
V, F, F, V. 
3. 
F, V, V, F. 
4. Incorreta: 
V, F, V, F. 
5. 
V, V, F, F. 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
0/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Gestores de recursos, economistas e investidores, todos dizem que a volatilidade aumentou muito nos mercados 
desde que a pandemia do novo coronavírus atingiu a economia mundial. Volatilidade, de maneira simplificada, é o 
quanto o valor de um determinado ativo, como uma ação, varia, subindo ou caindo, em um determinado período.” 
Fonte: UOL. Coronavírus trouxe volatilidade aos mercados; o que isso significa?. Disponível em: 
<https://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2020/03/27/volatilidade-bolsa-mercado-
coronavirus.htm>. Acesso em 30 jun. 2020. 
O trecho acima trata dos fatores que podem interferir no desempenho do mercado e deixá-lo mais vulnerável. Assim, 
considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre o funcionamento dos mercados, pode-se afirmar que 
o excesso de oferta indica que: 
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
o preço dos agregados está acima do preço de oferta e a quantidade de investimentos vai exceder a da 
demanda. 
2. 
o preço dos ativos financeiros está acima do preço de oferta e a quantidade de demanda vai exceder a das 
aplicações. 
3. 
o preço de mercado está acima do preço de equilíbrio e a quantidade de oferta vai exceder a da demanda. 
Resposta correta 
4. 
o preço das ações ordinárias está acima do preço de demanda e a quantidade de demanda vai exceder a de 
investimento. 
5. 
o preço das aplicações está acima do preço de oferta e a quantidade de investimentos vai exceder a de oferta. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Ciclos de negócios são períodos alternados de expansão e recessão econômica, sendo que a expansão é o período em 
que a produção e o nível de emprego estão aumentando, enquanto que a recessão é o período de um ciclo de negócios 
durante o qual a produção e o nível de emprego total estão decrescendo.” Fonte: HUBBARD, R. G.; O’BRIEN, A. 
Introdução à Economia. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 690. 
Esse trecho trata da diferença entre a expansão e recessão em um ciclo de negócios. A partir dessas informações e do 
conteúdo estudado sobre o desempenho da economia brasileira, é possível afirmar que o Brasil entre 2015 e 2016 
entrou em uma recessão, entre outros aspectos, por conta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
da produção, considerada um importante componente de demanda agregada, que apresentou índices de 
expansão. 
2. 
dos gastos governamentais, considerados como um importante componente de oferta agregada, que 
apresentaram índices de queda. 
3. 
das exportações líquidas, consideradas como um importante componente de oferta agregada, que apresentou 
índices de estagnação. 
4. 
dos recursos tecnológicos, considerados um importante componente de demanda agregada, que apresentaram 
índices de estagnação. 
5. 
do investimento, considerado um importante componente de demanda agregada, que apresentou índices de 
queda. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Os estudiosos da teoria da dependência consideravam a que as razões do atraso dos nossos países latino americanos 
e africanos, estavam nas estruturas da economia mundial. O subdesenvolvimento estaria estreitamente conectado com 
a expansão capitalista dos países industrias, e o desenvolvimento e subdesenvolvimento não seriam senão dos 
aspectos diferentes do mesmo processo global.” 
Fonte: AUGEL, M. P. O desafio do escombro: Nação, Identidades e pós – colonialismo na literatura da Guiné – 
Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. p. 145. 
O trecho traz um conceito que explica um dos motivos para o subdesenvolvimento dos países. A partir dessas 
informações e do conteúdo estudado sobre o subdesenvolvimento capitalista, é possível afirmar que este modelo, 
segundo o pensamento de Caio Prado Júnior, pode ser compreendido por meio: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
das práticas mercantilistas brasileiras visando a Balança Comercial Favorável. 
2. 
do regime de pleno emprego e o controle da inflação inseridos no Brasil. 
3. 
do modelo da emissão de moedas com autorregulação. 
4. 
das ligações produtivas oriundas do setor agrícola que eram executadas desde o período colonial brasileiro. 
Resposta correta 
5. 
da defesa da liberdade individual, com limitação do poder do Estado.

Mais conteúdos dessa disciplina