Logo Passei Direto
Buscar

Legislação e Normas Técnicas em Segurança no Trabalho (SEG16)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O art. 19, da Lei nº 8.213/91, define acidente de trabalho como sendo o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. De acordo com o art. 20 desta mesma lei, considera-se acidente do trabalho algumas entidades mórbidas.
Sobre elas, analise as opções a seguir: I- Doença profissional desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade. II- Doença do trabalho, adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. III - Doença degenerativa. IV- Doença inerente a grupo etário. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Doença profissional desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade.
II- Doença do trabalho, adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.
III - Doença degenerativa.
IV- Doença inerente a grupo etário.
A As opções II e III estão corretas.
B As opções I e II estão corretas.
C As opções I e IV estão corretas.
D As opções III e IV estão corretas.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) unificou toda a legislação trabalhista então existente no Brasil, e foi um marco por inserir, de forma definitiva, os direitos trabalhistas na legislação brasileira. Seu objetivo principal é regulamentar as relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas.
Com relação a esse universo abordado pela CLT, analise as sentenças a seguir: I- Especifica os conceitos de empregador e empregado e estabelece regras para a jornada de trabalho. II - Trata dos regulamentos gerais e especiais referente à proteção (tutela) do trabalho, como as regras para anotação da carteira de trabalho e previdência social (CTPS). III - A CLT não define os direitos e deveres dos sindicatos e dos sindicalizados, não está incluso como devem ser as negociações coletivas de trabalho. IV- Regulamenta todo o universo da relação de emprego, trazendo os conceitos próprios do contrato de trabalho e de seus sujeitos. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Especifica os conceitos de empregador e empregado e estabelece regras para a jornada de trabalho.
II - Trata dos regulamentos gerais e especiais referente à proteção (tutela) do trabalho, como as regras para anotação da carteira de trabalho e previdência social (CTPS).
III - A CLT não define os direitos e deveres dos sindicatos e dos sindicalizados, não está incluso como devem ser as negociações coletivas de trabalho.
IV- Regulamenta todo o universo da relação de emprego, trazendo os conceitos próprios do contrato de trabalho e de seus sujeitos.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

Os princípios do Direito do Trabalho são as ideias fundamentais e informadoras do ordenamento jurídico trabalhista. São o alicerce científico, as vigas de sustentação de toda a construção doutrinária e normativa relativa aos seus fundamentos.
A que princípio se refere essa afirmação?
A Princípio da Continuidade da Relação de Emprego.
B Princípio da proteção do trabalhador.
C Princípio da Irrenunciabilidade de Direitos.
D Princípio da Primazia da Realidade.

O amianto, conhecido também como asbesto (nome de origem grega que significa "imortal" ou "indestrutível"), é uma fibra mineral, natural e sedosa, utilizada na indústria. Dentre suas características, destacam-se: alta resistência às altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, indestrutibilidade, resistência ao ataque de ácidos, álcalis e bactérias, facilidade de ser tecida, abundância na natureza e baixo custo de extração.
Diante deste contexto analise as afirmativas a seguir: I - É de responsabilidade do empregador notificar determinados tipos de trabalho que levem à exposição ao asbesto. II- O empregado deve ele mesmo adotar medidas para prevenir ou controlar o desprendimento de poeira de asbesto no ar, garantindo assim que a exposição se mantenha dentro dos limites de exposição aceitáveis. III- É de responsabilidade da autoridade pública a proibição da realização de demolição de instalações ou estruturas que contenham materiais à base de asbesto por empregadores ou contratados que não sejam reconhecidos pela autoridade competente como qualificados para tais trabalhos. IV- É de responsabilidade do empregador medir, sempre que necessário, as concentrações de poeira de asbesto nos locais de trabalho, mantendo os registros pelo prazo legal à disposição dos trabalhadores e serviços de inspeção. Assinale a alternativa CORRETA:
I - É de responsabilidade do empregador notificar determinados tipos de trabalho que levem à exposição ao asbesto.
II- O empregado deve ele mesmo adotar medidas para prevenir ou controlar o desprendimento de poeira de asbesto no ar, garantindo assim que a exposição se mantenha dentro dos limites de exposição aceitáveis.
III- É de responsabilidade da autoridade pública a proibição da realização de demolição de instalações ou estruturas que contenham materiais à base de asbesto por empregadores ou contratados que não sejam reconhecidos pela autoridade competente como qualificados para tais trabalhos.
IV- É de responsabilidade do empregador medir, sempre que necessário, as concentrações de poeira de asbesto nos locais de trabalho, mantendo os registros pelo prazo legal à disposição dos trabalhadores e serviços de inspeção.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.

As normas regulamentadoras são orientações a respeito de procedimentos obrigatórios que devem ser seguidos por todas as empresas para proteger a saúde e a integridade física dos empregados.
Sobre as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e o campo de aplicação de cada uma delas, analise as sentenças a seguir: I- A NR-4 se refere ao programa de controle médico e saúde ocupacional. II- A NR-5 trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA III- A NR-6 se refere aos Equipamentos de Proteção Individual - EPI. IV- A NR-7 trata dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT. V- A Norma Regulamentadora NR-9 trata das Atividades e Operações Perigosas. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A NR-4 se refere ao programa de controle médico e saúde ocupacional.
II- A NR-5 trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA.
III- A NR-6 se refere aos Equipamentos de Proteção Individual - EPI.
IV- A NR-7 trata dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT.
V- A Norma Regulamentadora NR-9 trata das Atividades e Operações Perigosas.
A As sentenças I, II e V estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças II e V estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho típico, de trajeto ou uma doença ocupacional.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- A empresa é obrigada a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, em caso de morte ou mesmo quando não haja afastamento das atividades, até o primeiro dia útil seguinte ao ocorrido. II- Se a empresa não fizer o registro da CAT, o próprio trabalhador, o dependente, a entidade sindical, o médico ou a autoridade pública poderão efetivar, a qualquer tempo, o registro deste instrumento junto à Previdência Social, o que não exclui a possibilidade da aplicação da multa à empresa. III - A empresa é quem tem em primeiro lugar a obrigação de emitir a CAT, visto que ela possui os elementos informadores necessários para concessão do benefício previdenciário em caso de afastamento. IV- Há três tipos de CAT: a inicial, a de reabertura e a de óbito. Na primeira, é aquela correspondente à primeira notificação acerca da doença ocupacional ou acidente do trabalho. Já na comunicação de reabertura, ela se dá quando do retorno do empregado para o tratamento ou afastamento do empregado acidentado por conta do agravamento de suas lesões. A de comunicação de óbito é emitida, exclusivamente, para casos de falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A empresa é obrigada a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, em caso de morte ou mesmo quando não haja afastamento das atividades, até o primeiro dia útil seguinte ao ocorrido.
II- Se a empresa não fizer o registro da CAT, o próprio trabalhador, o dependente, a entidade sindical, o médico ou a autoridade pública poderão efetivar, a qualquer tempo, o registro deste instrumento junto à Previdência Social, o que não exclui a possibilidade da aplicação da multa à empresa.
III - A empresa é quem tem em primeiro lugar a obrigação de emitir a CAT, visto que ela possui os elementos informadores necessários para concessão do benefício previdenciário em caso de afastamento.
IV- Há três tipos de CAT: a inicial, a de reabertura e a de óbito. Na primeira, é aquela correspondente à primeira notificação acerca da doença ocupacional ou acidente do trabalho. Já na comunicação de reabertura, ela se dá quando do retorno do empregado para o tratamento ou afastamento do empregado acidentado por conta do agravamento de suas lesões. A de comunicação de óbito é emitida, exclusivamente, para casos de falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

As Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego - SRTE - podem interditar máquinas e equipamentos, setor de serviço ou o estabelecimento, se constatar mediante competente laudo técnico, que exista grave e iminente risco ao trabalhador.
Diante deste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O embargo e a interdição são medidas de urgência, adotadas quando constatada condição ou situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador. ( ) Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador. ( ) O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra, considerada todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma. ( ) A interdição implica necessariamente na paralisação total do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - F.
B V - V - V - F.
C V - F - F - V.
D F - V - V - F.

Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Acidente do trabalho é todo aquele que ocorre pelo exercício do trabalho realizado em casa nos finais de semana. ( ) Caso o empregado/beneficiário-segurado sofra acidente do trabalho que o incapacite para as atividades, terá direito ao benefício denominado auxílio-doença acidentário a partir do 16° dia da inatividade, pago pelo INSS. ( ) Nos primeiros quinze dias de afastamento, quem paga o salário do trabalhador é o empregador. ( ) O empregado acidentado, quando consolidadas as lesões sofridas, cessadas as perturbações funcionais e tiver reduzida a sua capacidade para o trabalho, terá direito ao benefício do auxílio-acidente equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor do salário de benefício. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B V - V - V - F.
C F - F - F - V.
D F - V - V - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O art. 19, da Lei nº 8.213/91, define acidente de trabalho como sendo o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. De acordo com o art. 20 desta mesma lei, considera-se acidente do trabalho algumas entidades mórbidas.
Sobre elas, analise as opções a seguir: I- Doença profissional desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade. II- Doença do trabalho, adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. III - Doença degenerativa. IV- Doença inerente a grupo etário. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Doença profissional desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade.
II- Doença do trabalho, adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.
III - Doença degenerativa.
IV- Doença inerente a grupo etário.
A As opções II e III estão corretas.
B As opções I e II estão corretas.
C As opções I e IV estão corretas.
D As opções III e IV estão corretas.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) unificou toda a legislação trabalhista então existente no Brasil, e foi um marco por inserir, de forma definitiva, os direitos trabalhistas na legislação brasileira. Seu objetivo principal é regulamentar as relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas.
Com relação a esse universo abordado pela CLT, analise as sentenças a seguir: I- Especifica os conceitos de empregador e empregado e estabelece regras para a jornada de trabalho. II - Trata dos regulamentos gerais e especiais referente à proteção (tutela) do trabalho, como as regras para anotação da carteira de trabalho e previdência social (CTPS). III - A CLT não define os direitos e deveres dos sindicatos e dos sindicalizados, não está incluso como devem ser as negociações coletivas de trabalho. IV- Regulamenta todo o universo da relação de emprego, trazendo os conceitos próprios do contrato de trabalho e de seus sujeitos. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Especifica os conceitos de empregador e empregado e estabelece regras para a jornada de trabalho.
II - Trata dos regulamentos gerais e especiais referente à proteção (tutela) do trabalho, como as regras para anotação da carteira de trabalho e previdência social (CTPS).
III - A CLT não define os direitos e deveres dos sindicatos e dos sindicalizados, não está incluso como devem ser as negociações coletivas de trabalho.
IV- Regulamenta todo o universo da relação de emprego, trazendo os conceitos próprios do contrato de trabalho e de seus sujeitos.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

Os princípios do Direito do Trabalho são as ideias fundamentais e informadoras do ordenamento jurídico trabalhista. São o alicerce científico, as vigas de sustentação de toda a construção doutrinária e normativa relativa aos seus fundamentos.
A que princípio se refere essa afirmação?
A Princípio da Continuidade da Relação de Emprego.
B Princípio da proteção do trabalhador.
C Princípio da Irrenunciabilidade de Direitos.
D Princípio da Primazia da Realidade.

O amianto, conhecido também como asbesto (nome de origem grega que significa "imortal" ou "indestrutível"), é uma fibra mineral, natural e sedosa, utilizada na indústria. Dentre suas características, destacam-se: alta resistência às altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, indestrutibilidade, resistência ao ataque de ácidos, álcalis e bactérias, facilidade de ser tecida, abundância na natureza e baixo custo de extração.
Diante deste contexto analise as afirmativas a seguir: I - É de responsabilidade do empregador notificar determinados tipos de trabalho que levem à exposição ao asbesto. II- O empregado deve ele mesmo adotar medidas para prevenir ou controlar o desprendimento de poeira de asbesto no ar, garantindo assim que a exposição se mantenha dentro dos limites de exposição aceitáveis. III- É de responsabilidade da autoridade pública a proibição da realização de demolição de instalações ou estruturas que contenham materiais à base de asbesto por empregadores ou contratados que não sejam reconhecidos pela autoridade competente como qualificados para tais trabalhos. IV- É de responsabilidade do empregador medir, sempre que necessário, as concentrações de poeira de asbesto nos locais de trabalho, mantendo os registros pelo prazo legal à disposição dos trabalhadores e serviços de inspeção. Assinale a alternativa CORRETA:
I - É de responsabilidade do empregador notificar determinados tipos de trabalho que levem à exposição ao asbesto.
II- O empregado deve ele mesmo adotar medidas para prevenir ou controlar o desprendimento de poeira de asbesto no ar, garantindo assim que a exposição se mantenha dentro dos limites de exposição aceitáveis.
III- É de responsabilidade da autoridade pública a proibição da realização de demolição de instalações ou estruturas que contenham materiais à base de asbesto por empregadores ou contratados que não sejam reconhecidos pela autoridade competente como qualificados para tais trabalhos.
IV- É de responsabilidade do empregador medir, sempre que necessário, as concentrações de poeira de asbesto nos locais de trabalho, mantendo os registros pelo prazo legal à disposição dos trabalhadores e serviços de inspeção.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C As afirmativas II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e II estão corretas.

As normas regulamentadoras são orientações a respeito de procedimentos obrigatórios que devem ser seguidos por todas as empresas para proteger a saúde e a integridade física dos empregados.
Sobre as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e o campo de aplicação de cada uma delas, analise as sentenças a seguir: I- A NR-4 se refere ao programa de controle médico e saúde ocupacional. II- A NR-5 trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA III- A NR-6 se refere aos Equipamentos de Proteção Individual - EPI. IV- A NR-7 trata dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT. V- A Norma Regulamentadora NR-9 trata das Atividades e Operações Perigosas. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A NR-4 se refere ao programa de controle médico e saúde ocupacional.
II- A NR-5 trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA.
III- A NR-6 se refere aos Equipamentos de Proteção Individual - EPI.
IV- A NR-7 trata dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT.
V- A Norma Regulamentadora NR-9 trata das Atividades e Operações Perigosas.
A As sentenças I, II e V estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças II e V estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho típico, de trajeto ou uma doença ocupacional.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- A empresa é obrigada a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, em caso de morte ou mesmo quando não haja afastamento das atividades, até o primeiro dia útil seguinte ao ocorrido. II- Se a empresa não fizer o registro da CAT, o próprio trabalhador, o dependente, a entidade sindical, o médico ou a autoridade pública poderão efetivar, a qualquer tempo, o registro deste instrumento junto à Previdência Social, o que não exclui a possibilidade da aplicação da multa à empresa. III - A empresa é quem tem em primeiro lugar a obrigação de emitir a CAT, visto que ela possui os elementos informadores necessários para concessão do benefício previdenciário em caso de afastamento. IV- Há três tipos de CAT: a inicial, a de reabertura e a de óbito. Na primeira, é aquela correspondente à primeira notificação acerca da doença ocupacional ou acidente do trabalho. Já na comunicação de reabertura, ela se dá quando do retorno do empregado para o tratamento ou afastamento do empregado acidentado por conta do agravamento de suas lesões. A de comunicação de óbito é emitida, exclusivamente, para casos de falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A empresa é obrigada a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, em caso de morte ou mesmo quando não haja afastamento das atividades, até o primeiro dia útil seguinte ao ocorrido.
II- Se a empresa não fizer o registro da CAT, o próprio trabalhador, o dependente, a entidade sindical, o médico ou a autoridade pública poderão efetivar, a qualquer tempo, o registro deste instrumento junto à Previdência Social, o que não exclui a possibilidade da aplicação da multa à empresa.
III - A empresa é quem tem em primeiro lugar a obrigação de emitir a CAT, visto que ela possui os elementos informadores necessários para concessão do benefício previdenciário em caso de afastamento.
IV- Há três tipos de CAT: a inicial, a de reabertura e a de óbito. Na primeira, é aquela correspondente à primeira notificação acerca da doença ocupacional ou acidente do trabalho. Já na comunicação de reabertura, ela se dá quando do retorno do empregado para o tratamento ou afastamento do empregado acidentado por conta do agravamento de suas lesões. A de comunicação de óbito é emitida, exclusivamente, para casos de falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho.
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

As Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego - SRTE - podem interditar máquinas e equipamentos, setor de serviço ou o estabelecimento, se constatar mediante competente laudo técnico, que exista grave e iminente risco ao trabalhador.
Diante deste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O embargo e a interdição são medidas de urgência, adotadas quando constatada condição ou situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador. ( ) Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador. ( ) O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra, considerada todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma. ( ) A interdição implica necessariamente na paralisação total do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - F.
B V - V - V - F.
C V - F - F - V.
D F - V - V - F.

Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Acidente do trabalho é todo aquele que ocorre pelo exercício do trabalho realizado em casa nos finais de semana. ( ) Caso o empregado/beneficiário-segurado sofra acidente do trabalho que o incapacite para as atividades, terá direito ao benefício denominado auxílio-doença acidentário a partir do 16° dia da inatividade, pago pelo INSS. ( ) Nos primeiros quinze dias de afastamento, quem paga o salário do trabalhador é o empregador. ( ) O empregado acidentado, quando consolidadas as lesões sofridas, cessadas as perturbações funcionais e tiver reduzida a sua capacidade para o trabalho, terá direito ao benefício do auxílio-acidente equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor do salário de benefício. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
B V - V - V - F.
C F - F - F - V.
D F - V - V - F.

Prévia do material em texto

1- Lei é a espécie normativa de uso exclusivo do Poder Legislativo, tem a característica de generalidade e abstração. Decreto serve para regulamentar uma lei e é privativo do chefe do poder executivo. Já as Portarias são atos administrativos, geralmente internos, expedidos pelos chefes de órgãos. As portarias possuem fundamento de validade em Decretos, que por sua vez encontra fundamento de validade nas leis. Com relação às leis, decretos, normas e portarias, analise as afirmativas a seguir: I- A lei é a forma de que se reveste a norma ou um conjunto de normas dentro do ordenamento. II- A promulgação é o ato de sancionar a lei, é o ato que lhe confere tecnicamente a entrada no universo do ordenamento. III- A distinção entre a lei e o decreto é que a lei não obriga a fazer ou deixar de fazer, e o decreto sim. IV- Uma das principais funções do decreto é regulamentar a Lei. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II e III estão corretas.
B
As afirmativas I, II e III estão corretas.
C
As afirmativas III e IV estão corretas.
D
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
2- O art. 19, da Lei nº 8.213/91, define acidente de trabalho como sendo o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. De acordo com o art. 20 desta mesma lei, considera-se acidente do trabalho algumas entidades mórbidas. Sobre elas, analise as opções a seguir: I- Doença profissional desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade. II- Doença do trabalho, adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. III- Doença degenerativa. IV- Doença inerente a grupo etário. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As opções II e III estão corretas.
B
As opções I e II estão corretas.
C
As opções I e IV estão corretas.
D
As opções III e IV estão corretas.
3- A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) unificou toda a legislação trabalhista então existente no Brasil, e foi um marco por inserir, de forma definitiva, os direitos trabalhistas na legislação brasileira. Seu objetivo principal é regulamentar as relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas. Com relação a esse universo abordado pela CLT, analise as sentenças a seguir: I- Especifica os conceitos de empregador e empregado e estabelece regras para a jornada de trabalho. II- Trata dos regulamentos gerais e especiais referente à proteção (tutela) do trabalho, como as regras para anotação da carteira de trabalho e previdência social (CTPS). III- A CLT não define os direitos e deveres dos sindicatos e dos sindicalizados, não está incluso como devem ser as negociações coletivas de trabalho. IV- Regulamenta todo o universo da relação de emprego, trazendo os conceitos próprios do contrato de trabalho e de seus sujeitos. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e IV estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
Somente a sentença II está correta.
4- Os princípios do Direito do Trabalho são as ideias fundamentais e informadoras do ordenamento jurídico trabalhista. São o alicerce científico, as vigas de sustentação de toda a construção doutrinária e normativa relativa aos seus fundamentos. Há um princípio que valoriza cada conquista do trabalhador como necessária em um contexto de imensas dificuldades. Assim, os direitos trabalhistas são irrenunciáveis pelo trabalhador. Não se admite, por exemplo, que o trabalhador renuncie as suas férias. Se tal fato ocorrer, não terá qualquer validade o ato do operário, podendo reclamá-las na Justiça do Trabalho. A que princípio se refere essa afirmação?
A
Princípio da Continuidade da Relação de Emprego.
B
Princípio da proteção do trabalhador.
C
Princípio da Irrenunciabilidade de Direitos.
D
Princípio da Primazia da Realidade.
5- O amianto, conhecido também como asbesto (nome de origem grega que significa "imortal" ou "indestrutível"), é uma fibra mineral, natural e sedosa, utilizada na indústria. Dentre suas características, destacam-se: alta resistência às altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, indestrutibilidade, resistência ao ataque de ácidos, álcalis e bactérias, facilidade de ser tecida, abundância na natureza e baixo custo de extração. O amianto está presente em abundância na natureza sob duas formas: serpentinas (amianto branco) e anfibólios (amiantos marrom, azul etc.). O amianto já foi considerado a "seda natural" ou o "mineral mágico", uma vez que vem sendo utilizado desde os primórdios da civilização, inicialmente para reforçar utensílios cerâmicos, conferindo-lhes propriedades refratárias. Atualmente, é utilizado principalmente na construção civil, sendo aplicado na fabricação de produtos como caixas d'água, telhas onduladas e tubulações, além de discos de embreagem, mangueiras, papéis e papelões. O amianto, contudo, é um produto comprovadamente cancerígeno. A exposição às suas fibras causa uma série de problemas à saúde, como câncer de pulmão e de laringe, além de doenças da pleura e a asbestose: doença do sistema respiratório que provoca uma reação fibrosa crônica dos pulmões e, consequentemente, a perda da expansibilidade, dificultando, de maneira progressiva, a respiração. A Organização Mundial de Saúde afirma que "todos os tipos de amianto causam asbestose, mesotelioma (tipo de câncer que costuma matar em cerca de dez meses) e câncer de pulmão", além de sustentar que não há limite seguro de exposição ao amianto. Diante deste contexto analise as afirmativas a seguir: I- É de responsabilidade do empregador notificar determinados tipos de trabalho que levem à exposição ao asbesto. II- O empregado deve ele mesmo adorar medidas para prevenir ou controlar o desprendimento de poeira de asbesto no ar, garantindo assim que a exposição se mantenha dentro dos limites de exposição aceitáveis. III- É de responsabilidade da autoridade pública a proibição da realização de demolição de instalações ou estruturas que contenham materiais à base de asbesto por empregadores ou contratados que não sejam reconhecidos pela autoridade competente como qualificados para tais trabalhos. IV- É de responsabilidade do empregador medir, sempre que necessário, as concentrações de poeira de asbesto nos locais de trabalho, mantendo os registros pelo prazo legal à disposição dos trabalhadores e serviços de inspeção. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/industria-do-amianto-mais-problemas-do-que-solucoes.htm. Acesso em: 10 mar. 2019.
A
As afirmativas II e III estão corretas.
B
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C
As afirmativas II e IV estão corretas.
D
As afirmativas I e II estão corretas.
6- As normas regulamentadoras são orientações a respeito de procedimentos obrigatórios que devem ser seguidos por todas as empresas para proteger a saúde e a integridade física dos empregados. Atualmente, há 36 normas regulamentadoras (NRs) relacionadas a equipamentos de segurança, rotulagem de produtos, sinalizações obrigatórias, treinamentos, tipo de armazenamento adequado de materiais etc., que têm a finalidade de evitar acidentes e doenças ocupacionais. Sobre as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e o campo de aplicação de cada uma delas, analise as sentenças a seguir: I- A NR-4 se refere ao programa de controle médico e saúde ocupacional. II- A NR-5 trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA III- A NR-6 se refere aos Equipamentos de Proteção Individual - EPI. IV- A NR-7 trata dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT. V- A Norma Regulamentadora NR-9 trata das Atividades e Operações Perigosas. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: https://enit.trabalho.gov.br/portal/index.php/seguranca-e-saude-no-trabalho/sst-menu/sst-normatizacao/sst-nr-portugues?view=default.Acesso em: 8 jun. 2020.
A
As sentenças I, II e V estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças II e V estão corretas.
D
As sentenças I e IV estão corretas.
7- O conceito de contrato, tradicionalmente, é construído em torno da noção de acordo de vontades. O contrato é como um negócio jurídico bilateral ou plurilateral gerador de obrigações para uma ou todas as partes, às quais correspondem direitos titulados por elas ou por terceiros. Sobre os contratos, assinale a alternativa CORRETA:
A
O contrato é livre, ele deve ser cumprido, em todos os seus termos. O contrato precisa ser feito através de um documento escrito.
B
Nos contratos, o princípio norteador é de que o contrato faz lei entre as partes (pacta sunt servanda), ou seja, os acordos devem ser cumpridos, atenuando-se apenas quando houver uma modificação substancial da situação anterior, quando há lugar para a revisão contratual.
C
Em um contrato, se a vontade não corresponder ao desejo do contratante, o negócio não pode ser anulado.
D
O contrato somente tem validade quando formulado entre vontades livres. Logo, um menor também tem o direito de formular um contrato.
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
8- A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho típico, de trajeto ou uma doença ocupacional. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- A empresa é obrigada a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, em caso de morte ou mesmo quando não haja afastamento das atividades, até o primeiro dia útil seguinte ao ocorrido. II- Se a empresa não fizer o registro da CAT, o próprio trabalhador, o dependente, a entidade sindical, o médico ou a autoridade pública poderão efetivar, a qualquer tempo, o registro deste instrumento junto à Previdência Social, o que não exclui a possibilidade da aplicação da multa à empresa. III- A empresa é quem tem em primeiro lugar a obrigação de emitir a CAT, visto que ela possui os elementos informadores necessários para concessão do benefício previdenciário em caso de afastamento. IV- Há três tipos de CAT: a inicial, a de reabertura e a de óbito. Na primeira, é aquela correspondente à primeira notificação acerca da doença ocupacional ou acidente do trabalho. Já na comunicação de reabertura, ela se dá quando do retorno do empregado para o tratamento ou afastamento do empregado acidentado por conta do agravamento de suas lesões. A de comunicação de óbito é emitida, exclusivamente, para casos de falecimento decorrente de acidente ou doença profissional ou do trabalho. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
9- As Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego - SRTE - podem interditar máquinas e equipamentos, setor de serviço ou o estabelecimento, se constatar mediante competente laudo técnico, que exista grave e iminente risco ao trabalhador. Poderá também embargar obras indicando as providências que deverão ser adotadas quando constatadas as não conformidades. Diante deste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O embargo e a interdição são medidas de urgência, adotadas quando constatada condição ou situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador. ( ) Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença relacionada ao trabalho com lesão grave à integridade física do trabalhador. ( ) O embargo implica a paralisação total ou parcial da obra, considerada todo e qualquer serviço de engenharia de construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma. ( ) A interdição implica necessariamente na paralisação total do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - F.
B
V - V - V - F.
C
V - F - F - V.
D
F - V - V - F.
10- Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho". Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Acidente do trabalho é todo aquele que ocorre pelo exercício do trabalho realizado em casa nos finais de semana. ( ) Caso o empregado/beneficiário-segurado sofra acidente do trabalho que o incapacite para as atividades, terá direito ao benefício denominado auxílio-doença acidentário a partir do 16° dia da inatividade, pago pelo INSS. ( ) Nos primeiros quinze dias de afastamento, quem paga o salário do trabalhador é o empregador. ( ) O empregado acidentado, quando consolidadas as lesões sofridas, cessadas as perturbações funcionais e tiver reduzida a sua capacidade para o trabalho, terá direito ao benefício do auxílio-acidente equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor do salário de benefício. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm. Acesso em: 6 nov. 2020.
A
F - F - F - V.
B
V - F - F - V.
C
F - V - V - F.
D
V - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina