Buscar

O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR (A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		Sabemos que no Brasil os movimentos de participação populares vieram a partir da década de 70, pois com o advento do regime autoritário que se iniciou em 1964, mas teve um endurecimento em 1968, com a edição do Ato Institucional nº 5 (o AI 5), que significou, na prática, um golpe de estado, dando plenos poderes para os generais fazerem o que quiserem, sem passar pelos tribunais civis. Período ¿negro¿ da história do país. Nesse contexto, como surgiram as primeiras ONGs no Brasil?
	
	
	
	Apoiando os empresários que se usavam das ONGs para ocultarem seu envolvimento de apoio a luta por um regime político aberto, em favor da democracia.
	
	
	Apoiando as organizações populares que lutavam para a derrubada do regime militar, já que eles estavam prendendo pessoas inocentes de forma autoritária, sem direito a defesa.
	
	
	Apoiando as organizações populares e movimentos sociais, com um perfil de luta pela inclusão social, fortalecimento da cidadania e da sociedade civil.
	
	
	Apoiando os sindicatos dos trabalhadores, pois a partir deles, a sociedade começou a se organizar visando a derrubada do regime militar.
	
	
	Apoiando as associações de classe que eram compostas por mulheres, evitando que os órgãos de segurança da ditadura pegassem os homens e os prendessem.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale a resposta incorreta:
	
	
	
	As políticas sociais e de desenvolvimento criadas pelo governo brasileiro tiveram as parcerias das ONGs, o que tem exigido maior conhecimento, estrutura e capacidade de gestão para atender às exigências de cada programa de forma eficiente.
	
	
	Do ponto de vista teórico, a gestão de uma ONG pode não apresentar diferenças em relação a uma empresa privada.
	
	
	Durante décadas, em virtude do regime governamental vigente e da dificuldade de estruturação econômica brasileira, as ONGs se posicionaram excessivamente no campo político
	
	
	A gestão das ONGs não vai além dos quatro pilares básicos da administração: planejamento, organização, direção e controle.
	
	
	As ONGs foram criadas a partir de movimentos de mobilização social, nas décadas de 60 e 70, e representaram um processo de ordenação e fortalecimento de setores da sociedade civil
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para o economista americano Milton Friedman, a liberdade econômica deve ser percebida como parte da liberdade em seu sentido mais amplo e também como um indispensável instrumento para o alcance da liberdade política. Em seu entendimento, qual a contribuição do papel da organização econômica? Já que de de acordo com Friedman, existe um preconceito dos intelectuais contra a consideração de fatores econômicos e uma tendência em desprezar parte importante do processo de desenvolvimento humano no que diz respeito ao material.
	
	
	
	Que o processo de organização da economia possui importante papel na construção de uma sociedade livre.
	
	
	Que o processo de funcionamento da economia, tem um papel essencial na organização de uma sociedade democrática.
	
	
	Que o processo de movimentação dos trabalhadores e de capital, garante que uma sociedade seja livre.
	
	
	Que o processo de definição de política econômica conduzido pelos governantes, é um dos elementos que mostra que uma sociedade é livre.
	
	
	Que o processo de gestão da economia possui um papel fundamental em uma sociedade livre.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Quando surgiram nos anos 70 as primeiras ONGs no Brasil, tiveram dois focos de atuação: o primeiro foi uma atuação em favor das lutas pela inclusão social, promovendo ações de cidadania e fortalecimento da sociedade civil, principalmente, apoiando ações na área de educação. Já qual foi o segundo foco de atuação?
	
	
	
	As ONGs atuavam em defesa da cidadania, atuando em projetos em favor da ampliação dos direitos.
	
	
	As ONGs atuavam influenciando e mobilizando a sociedade em favor da criação das políticas de responsabilidade social.
	
	
	As ONGs eram um espaço de atuação dos cidadãos que faziam oposição ao regime militar.
	
	
	As ONGs atuavam como instrumento de combate à corrupção do governo Collor.
	
	
	As ONGs foram as primeiras organizações a se movimentar em favor da melhoria da segurança pública nas favelas do Rio de Janeiro.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A adoção do modelo econômico liberal para combate a inflação crescente, depois de tantas tentativas, acabou dando certo com o Plano Real em 1994, que trouxe a taxa de inflação de patamares de 50% ao mês, para 6% ao ano. Essa mudança trouxe mudanças extraordinárias no ambiente econômico, contribuindo para melhorar a vida de todos, sobretudo, a população de baixa renda, que não tinha como se proteger da inflação, que atuava como um ¿imposto da inflação¿, corroendo seus salários já baixos. Por isto a lei do reajuste anual do salário mínimo. Mas o preço desse ajuste favorável para todos, foi o aumento do desemprego entre 1995 a 2002, seja pela retração do mercado e, também, pela mudança do perfil das vagas de emprego, exigindo mais qualificação. Para minimizar este quadro, o governo resolver adotar vários programas que teve a ajuda das ONGs para a sua implantação. Quais foram os requisitos exigidos para que elas participassem do processo?
	
	
	
	profissionalismo para atuar junto ao setor privado na captação de recursos.
	
	
	forte atuação política junto aos ministros, para que possam ser incluídos nos programas dos ministérios.
	
	
	forte relacionamento com os políticos, pois são eles que destinam verbas para os projetos.
	
	
	capacidade política de ter representantes no Congresso Nacional.
	
	
	conhecimento, estrutura e capacidade de gestão para atender as exigências de cada programa de forma eficiente.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O Terceiro Setor é um movimento associativo, em escala planetária, que abarca um conjunto heterogêneo de entidades sociais, organizações empresariais e organizações não-governamentais dos mais variados tipos. Tal movimento relaciona-se com a:
	
	
	
	necessidade da parceria entre o Estado e a sociedade para o enfrentamento da organização popular.
	
	
	filantropia, a benemerência, a solidariedade e a dignidade humana.
	
	
	expressão do ideário doutrinário, inspirado na solidariedade, mas que ultrapassa o senso comum de ajuda aos pobres.
	
	
	nova consciência de cidadania e a nova cultura de direitos sociais.
	
	
	desregulamentação do papel do Estado na economia e na sociedade, transferindo parcelas de responsabilidades para a sociedade civil organizada.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O Terceiro Setor é formado por instituições não governamentais, que expressam a sociedade civil,com participação de voluntários, para atendimento de interesse público em diferentes áreas. Em pesquisas recentes aponta-se que no Brasil existem cerca de 300 mil dessas instituições,compondo um conjunto de grande diversidade.Mas, as organizações que compõem esse setor tem algumas características em comum. Sobre as instituições que formam o Terceiro Setor é INCORRETO afirmar:
	
	
	
	Trabalham na defesa e garantia dos direitos.
	
	
	São de caráter privado, mas desenvolvem um trabalho de interesse público.
	
	
	Podem contar com o trabalho de um corpo de voluntários.
	
	
	Não podem acumular as duas certificações (CEBAS e OSCIP)
	
	
	Remuneram seus dirigentes que atuam efetivamente na gestão executiva da entidade.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Um dos maiores problemas que se coloca em relação as ONGs é que eles precisam se profissionalizar, adotando modelos de organização em consonância ao que é adotado pelo setor privado. Pessoas muito bem intencionadas são em sua maioria, contudo, muitas das vezes não possuem o foco necessário para desempenhar uma gestão eficaz. Resultado: recursos gastos de forma errada, que acaba prejudicando os beneficiários do projeto. Escolha a opção CORRETA:
	
	
	
	Em ambiente com grande escassez de recursos, as ONGs precisam desenvolver mecanismos de parceriascom políticos pela credibilidade que eles representam e acesso aos recursos do orçamento público.
	
	
	Em um ambiente com grande oferta de recursos, é evidente que algumas ONGs deixam de lado o aspecto organizacional e acabem sendo sustentadas apenas pela paixão e crença de seus fundadores.
	
	
	O Brasil é um local de grande oferta de recursos para as ONGs, por esta razão elas podem se ¿dar ao luxo¿ de recusar recursos de doadores internacionais.
	
	
	Em um ambiente marcado pela escassez de recursos, as ONGs tem como um dos caminhos fazer parcerias com as empresas, ainda que precisem ¿abrir mão¿ de seus princípios para defender os pontos de vista da instituição doadora.
	
	
	Em um ambiente de escassez de recursos, o caminho para as ONGs é melhorar a qualidade de sua gestão e profissionalizar a organização.

Continue navegando