Buscar

Glicólise e oxidação do piruvato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Glicólise e oxidação do piruvato
1. A sacarose é um dissacarídeo composto pela união de uma molécula de glicose e uma de frutose. Na célula muscular, a principal via de entrada da frutose na glicólise é através de fosforilação catalizada pela hexocinase gerando frutose-6-fosfato. Considere uma situação hipotética em que ambos os monossacarídeos produzidos após a hidrólise de uma molécula de sacarose foram absorvidos por uma mesma célula do músculo esquelético. Determine quantas moléculas de ATP serão produzidas por essa molécula de sacarose na célula do músculo esquelético durante exercício de baixa intensidade.
Resposta correta C - Serão produzidas cerca de 60 a 64 moléculas de ATP por molécula de sacarose.
2. Você descobre uma levedura que cresce em meio anaeróbico rico em di-hidroxiacetona-fosfato. Ao analisar estas amostras, você observa que o meio contém altas concentrações de lactato e que as células são capazes de captar moléculas de di-hidroxiacetona-fosfato diretamente do meio extracelular através de um transportador presente na membrana celular. Quais os produtos finais da via glicolítica nestas células após consumirem 1 mol de di-hidroxiacetona-fosfato?
Resposta correta A - Serão produzidos 2 moles de ATP, 1 mol de NADH e 1 mol de piruvato por mol de di-hidroxiacetona-fosfato. O NADH será oxidado a NAD+ através da fermentação do piruvato a lactato.
3. Por que no eritrócito a oxidação de um mol de glicose produz apenas 2 moles de ATP?
Resposta correta E - Porque esta célula não possui mitocôndria e, portanto, o NADH deve ser regenerado a NAD+ através de fermentação láctica do piruvato.
4. Você já sabe que na fase de investimento da glicólise são consumidas duas moléculas de ATP, uma pela hexocinase e outra pela fosfofutrocinase-1 (PFK-. Qual a importância que a reação catalisada pela fosfo-hexose-isomerase tem para que a reação catalisada pela PFK-1 aconteça?
Resposta correta D - A fosfo-hexose-isomerase move o grupo carbonil no C-1 da glicose-6-fosfato para o C-2, produzindo frutose-6-fosfato.
5. Qual enzima é responsável pela primeira reação formadora de ATP na via glicolítica?
Resposta correta C - Fosfoglicerato-cinase.

Continue navegando