Buscar

PTI - Análise de Sistemas - Metodologia Scrum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Componente/Disciplina: Análise de Sistemas.
PTI – Produção Textual individual.
Tema: Metodologia Scrum. 
Scrum é um framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível. (SCHWABER e SUTHERLAND., 2017, p. 5) Scrum possui foco na produtividade, maximizando a agilidade, sem renunciar a qualidade nos produtos desenvolvidos, é definido por seus criadores como leve, simples de entender e difícil de dominar.
Times Scrum são pequenas equipes de desenvolvimento, normalmente variam entre cinco e dez integrantes, que se caracterizam por serem auto-organizáveis, além de multifuncionais, dessa forma, não reconhece subdivisões dentre suas equipes, contando apenas com três papeis hierárquicas. O primeiro papel é o Product Owner, ou dono do produto, este é o responsável pelo resultado dos trabalhos realizados, é incumbido de realizar a comunicação entre o cliente e o restante da equipe, além de ser a única pessoa encarregada de gerenciar o Backlog do Produto.
O Time de Desenvolvimento consiste no papel mais abrangente presente no Scrum, são os profissionais com a responsabilidade de desenvolver o incremento definido na Sprint. O Scrum não designa títulos aos integrantes das equipes de desenvolvimento, nem reconhece sub-times dentro dos grupos, os integrantes podem possuir áreas especialização, porém devem ser flexíveis para atuar em todos os segmentos, garantindo a sinergia necessária para o time de desenvolvimento gerenciar seu próprio trabalho.
Por fim, há o papel do Scrum Master, profissional com alto conhecimento sobre a metodologia Scrum, com capacitação para implantar e gerenciar o uso do framework. Atua como um servo-líder, garantindo que o Product Owner e o Time de desenvolvimento estejam em sincronia, possuam o treinamento adequado e o conhecimento ideal sobre o produto a ser desenvolvido, a fim de assegurar a eficiência e eficácia características do Scrum.
Referências.
Schwaber, Ken; Sutherland, Jeff. Guia do Scrum: Um guia definitivo para o Scrum: As regras do Jogo. 2017 Disponível em: <https://scrumguides.org/docs/scrumguide/v2017/2017-Scrum-Guide-Portuguese-Brazilian.pdf >. Acesso em: 07 maio 2022.

Mais conteúdos dessa disciplina