Buscar

Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 06/03/23
Ler o capítulo 2 do livro DIAS, Reinaldo. Responsabilidade Social Empresarial: fundamentos e gestão. São Paulo: Atlas, 2012. Capítulo 2.
1. Explique o que são os princípios da Caridade e da Custódia. Exemplifique com o texto.
RESPOSTA: Segundo Carnegie, o princípio da caridade exige que os indivíduos mais ricos auxiliem os membros menos afortunados da sociedade, como desempregados, idosos, doentes etc. através de instituições como igrejas e asilos. De acordo com esse princípio, as pessoas ricas é que decidiam com quanto iriam contribuir, sendo a caridade considerada como uma obrigação dos indivíduos e não das organizações. O outro princípio de Carnegie, o da custódia, era baseado na doutrina bíblica que exige que as empresas e os indivíduos ricos sejam os guardiães, ou zeladores, mantendo suas propriedades em custódia, para o benefício da sociedade como um todo. Para Carnegie, os ricos guardavam o dinheiro em confiança para o resto da sociedade e podiam usá-lo para qualquer objetivo que a sociedade considere legitimo.
2. Qual a abordagem de Bowen sobre o Responsabilidade Social? Exemplifique com o texto.
RESPOSTA: Para Bowen, a expressão responsabilidades sociais dos homens de negócios “se refere às obrigações dos homens de negócios de adotar orientações, tomar decisões e seguir linhas de ação, que sejam compatíveis com os fins e valores de nossa sociedade”. Considera como sinônimos de responsabilidade social a “responsabilidade pública”, “obrigações sociais” e “moralidade comercial”.
3. Como Miton Friedman se posiciona sobre o tema Responsabilidade Social Empresarial
RESPOSTA: Friedman expunha a tese de que as empresas não devem ter outra responsabilidade que a de maximizar seus benefícios. Na abordagem de Friedman, não há lugar para outras responsabilidades e, concretamente, para o exercício da ação social ou filantropia: a participação das empresas em atividades de caridade ou mecenato, por exemplo, distrairiam a atenção dos gestores, acabando por prejudicar o valor criado para o acionista e proprietário, ou seja, uma utilização ineficiente dos recursos da empresa. Para essa concepção, a empresa cumpre sua responsabilidade social ao gerar empregos e satisfazer às necessidades do consumidor.
4. Qual a contribuição de Carroll sobre RSE?
RESPOSTA: Archie B. Carroll propôs um dos modelos mais destacados de RS, onde descreve a responsabilidade das empresas de acordo com quatro tipos de obrigações que são expressas nas responsabilidades econômicas, legais, éticas e voluntárias inerentes ao funcionamento e ao exercício das atividades e finalidades da empresa.
5. Pesquisar e explicar a Teoria do Acionista e dos Stakeholders.
RESPOSTA: A teoria dos stakeholders ou a teoria da maximização da riqueza dos acionistas defende compatibilizar a criação de valor tanto para os diferentes grupos de interesse como para os acionistas, desenvolvendo ações pautadas pela transparência com todos os grupos interessados. A principal contribuição do enfoque dos stakeholders é proporcionar aos gestores uma visão mais ampla do desenvolvimento da empresa, assim como os novos quadros de relações que devem ser levados em consideração nos marcos de gestão estratégica. No plano teórico, confere à empresa um novo status como “ator social”, fundamentando a necessidade de uma nova dimensão da estratégia da empresa: a gestão das questões sociais e políticas dentro dos marcos das finalidades tradicionais da empresa.

Continue navegando