Buscar

Felicidade e Qualidade de Vida AS lll

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Complete as lacunas corretamente:
A  pode ser a base para análise de teorias e reflexões sobre o processo de , sob a luz dos processos cerebrais como origem da cognição e do comportamento humano (OLIVEIRA, 2014). Esses estudos têm se tornado base para o entendimento de como o cérebro aprende, estimulando a compreensão e o reconhecimento de sua importância no processo educacional.
PERGUNTA 2
1. Complete as lacunas corretamente: 
“A felicidade é um fenômeno predominantemente , estando subordinada mais a traços  e  do que a fatores externamente determinados. A identificação desses fatores é particularmente útil na subpopulação que é mais predisposta a doenças mentais, favorecendo o desenvolvimento de abordagens preventivas, com potencial repercussão nas áreas social e ocupacional”.
PERGUNTA 3
1. Em relação às conexões entre neurociência e práticas docentes, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V, para verdadeiro, ou F, para falso:
I - Entende-se que a neurociência é algo fundamental à formação docente, visto que ela engloba e relaciona outras ciências em seu aspecto multidisciplinar. Sendo assim, para desenvolver um bom ensino, é necessário que o professor, com ajuda da neurociência, procure por estratégias que ajudem na realização desse fato.
II - Guerra (2011) defende que, como cada indivíduo possui um sistema nervoso diferente, apresentará comportamentos, habilidades limitações e potencialidades cognitivas distintas das demais e poderá demandar estratégias de aprendizagem distintas.
III - Baseando-se em um dos princípios da neurociência cognitiva, no qual se sabe que, sem estímulos, o cérebro não aprende, fica evidente que a neurodidática defende um novo modelo educacional que motive os alunos, estabelecendo uma distância entre professor e aluno.
IV - Segundo Grossi (2014), a neurociência cognitiva aplicada à educação ainda não é uma realidade na formação do docente, sendo também uma lacuna a ser preenchida na prática docente diária, haja vista a falta de disciplinas relacionadas com a neurociência na maioria das matrizes curriculares dos cursos de formação de professores. Essa mesma autora ainda defende que a revisão curricular se faz necessária, sendo um importante álibi para que os recursos neurocientíficos sejam utilizados no dia a dia da sala de aula. 
	
	a.
	V, F, F, V.
	
	b.
	F, V, V, F.   
	
	c.
	F, F, V, V.
	
	d.
	V, V, F, V.
	
	e.
	F, V, F, V.
0,4 pontos   
PERGUNTA 4
1. Analise as assertivas e assinale as que têm relação com a teoria freudiana e suas reflexões sobre prazer e desprazer.
I - Freud liga os conceitos de prazer e desprazer com a quantidade de excitação presente no aparelho psíquico: enquanto o aumento de tensão corresponde ao desprazer, a diminuição equivale ao prazer. Ambos são percebidos pela consciência. Segundo Freud, “A consciência fornece essencialmente percepções de excitações que provêm do exterior e sensações de prazer e desprazer que naturalmente só podem originar-se do interior do aparelho psíquico”. Ou seja, os termos prazer e desprazer qualificam os estímulos percebidos pela consciência de acordo com as características quantitativas que apresentam.
II - O princípio de prazer constitui um dos que regulam o aparelho mental e que dominam a psique desde o início da vida. Embora tenha que ser “substituído” pelo princípio de realidade, seu objetivo, que é evitar desprazer e buscar prazer, jamais é abandonado.
III - Em “Além do princípio de prazer”, Freud afirma que o psiquismo humano é regulado pelo princípio de prazer, o que significa dizer que busca o prazer e a evitação de sofrimento. De acordo com Freud, “[...] cada vez que uma tensão desprazerosa se acumula, ela desencadeia processos psíquicos que tomam, então, um determinado curso. Esse curso termina em uma diminuição da tensão, evitando o desprazer ou produzindo prazer”. A tensão à qual Freud refere-se só pode ter uma origem externa.
	
	a.
	II, apenas.
	
	b.
	I, apenas.
	
	c.
	II e III, apenas.
	
	d.
	III, apenas.
	
	e.
	I e II, apenas. 
psicológicos
filosóficos
neurociência
ensino-aprendizagem
subjetivo

Continue navegando